quais fatores determinam a espessura de uma laje??
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural
Autor Mensagem
paulo p
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sáb, 19 Mai 2012, 23:45    Assunto: quais fatores determinam a espessura de uma laje?? Responder com Citação

olá,
estou construindo um sobrado, fiquei com muita duvida qdo me deparei com 3 orçamentos diferentes, onde 2 empresas indicaram a laje de 16 cm e a outra de 20 cm. Acabei fazendo com a de 20 cm, mas fico sempre pensando se fiz a escolha correta...
assim pergunto à vcs do forúm, qdo posso usar uma laje de 16cm, e qdo usar uma de 20 cm para piso num sobrado?????? tem uma espessura minima para laje de piso?? se aumentar o numero de ferros nas vigas das mesmas, posso diminuir a sua espessura?
(...sei que cada obra tem seu projeto, mas gostaria de uma resposta de acordo com a teoria, como ensina as universidades...)
...............obrigado desde ja

paulo.

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Bruno
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

MensagemEnviada: Dom, 20 Mai 2012, 11:20    Assunto: Responder com Citação

O tamanho da laje depende do vão dela, da distância entre as vigas..aumentar a armação delas não iria te ajudar muito.
Abs,
edmarferreirajr
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

MensagemEnviada: Dom, 20 Mai 2012, 14:24    Assunto: Responder com Citação

Caro Paulo,

Quero tomar o seu exemplo (peço que não se ofenda com isso) para mostrar aos interessados a falta que faz um projeto elaborado por um técnico habilitado. Não raro, a economia que se faz na não contratação de um projeto e responsabilidade técnica (média de 15% sobre o custo total) se converte em prejuízos bem mais elevados no final. O cliente que contrata um técnico não precisa ter dúvidas como essa.
Abraço,

“Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
Herculano Pires
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 5
Colaborador Nível 5

MensagemEnviada: Dom, 20 Mai 2012, 17:22    Assunto: Quais fatores determinam a espessura de uma laje? Responder com Citação

Caro Paulo,

Mais uma vez, não podemos opinar com segurança por não conhecermos os projetos, mas a laje de espessura 20cm para vão de 6,00m e paredes sobre a mesma é sem dúvida mais coerente. Há vários fatores que influenciam na determinação da espessura: as cargas às quais a laje estará submetida; os vãos, o tipo de laje, a armadura disponível, as normas, etc.

Boa sorte!

Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sáb, 02 Jun 2012, 13:44, num total de 1 vez
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
futurista
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

MensagemEnviada: Sex, 01 Jun 2012, 18:48    Assunto: Re: quais fatores determinam a espessura de uma laje?? Responder com Citação

paulo p escreveu:
olá,
estou construindo um sobrado, fiquei com muita duvida qdo me deparei com 3 orçamentos diferentes, onde 2 empresas indicaram a laje de 16 cm e a outra de 20 cm. Acabei fazendo com a de 20 cm, mas fico sempre pensando se fiz a escolha correta...
assim pergunto à vcs do forúm, qdo posso usar uma laje de 16cm, e qdo usar uma de 20 cm para piso num sobrado?????? tem uma espessura minima para laje de piso?? se aumentar o numero de ferros nas vigas das mesmas, posso diminuir a sua espessura?
(...sei que cada obra tem seu projeto, mas gostaria de uma resposta de acordo com a teoria, como ensina as universidades...)
...............obrigado desde ja

paulo.

Relaxe, você fez a escolha certa. Laje mais grossa custa mais caro sim, mas dá mais qualidade e menos problemas na sua obra.
Colaborador Nível 1
Colaborador Nível 1

MensagemEnviada: Ter, 05 Jun 2012, 13:34    Assunto: Responder com Citação

Prezado Paulo, boa tarde

As lajes de piso são dimensionadas de acôrdo
com seus vãos, e as cargas e/ou sobrecargas
acidentais que nelas atuam.

Se estivermos tratando de lajes pré-moldadas,
consulte em nosso site, na seção "Dicas", qual
a espessura e/ou tipo mais adequado.

Abraço.
eng@robertomagnani.com.br
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas qual espessura da laje para sobrado?? Cálculo Estrutural 2 Qua, 20 Jun 2012, 09:44
Por Estudante
Não há mensagens novas Fatores que influenciam na Resistência a Compressão do Conc. Discussões Gerais 0 Ter, 09 Mar 2010, 17:32
Por Anderson Luiz
Não há mensagens novas Espessura mínima Cálculo Estrutural 2 Sáb, 01 Mai 2010, 11:35
Por EMAndrade
Não há mensagens novas espessura parede de sobrado, ajuda?? Discussões Gerais 2 Qui, 12 Jan 2012, 22:11
Por paulo p
Não há mensagens novas espessura de ferro de arranque p sobrado Discussões Gerais 0 Ter, 17 Jan 2012, 10:49
Por paulo p
Não há mensagens novas AJUDA - ESPESSURA DE LAJES - PRÉDIO APTOS. Discussões Gerais 1 Seg, 20 Set 2010, 18:14
Por IsaacdeCristo

php BB © 2001, 2010 php BB Group