Laje inclinada. Aumento da largura do Vão. Orientações.


Responder Mensagem

Laje inclinada. Aumento da largura do Vão. Orientações.

almirsp3
postou em Sex, 06 Jul 2012, 01:00
Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

    Prezados Colegas,

    Tenho um cômodo de 9,00 m x 3,30m que será ampliado para 9,00m x 4,00m porque há um beco de 9,00m x 0,70m na divisa do terreno (muro de blocos de cimento), sem utilidade. A intenção é ampliar a sala. A laje é nervurada e armada na direção do menor vão 3,30m. Esse muro, após a ampliação, será a parede lateral direita, no sentido longitudinal, 9,00m, da sala.
    Projetei uma viga contínua, no sentido longitudinal, para apoiar a laje nervurada, tendo em vista que a parede da sala será demolida, após a execução de toda a estrutura de sustentação, a respectiva cura do concreto, desmoldagem e retirada do escoramento, 28 dias. Como a altura da laje é de apenas h=15 cm, essa viga obrigatoriamente terá de largura 0,70 m e altura 0,15m, além de 4 apoios e 3 vãos iguais de 3,00m.
    Os pilares extremos P7 e P10 são limitados por paredes transversais que dão uma boa sustentação e apoio. Já os pilares centrais, P8 e P9 foram calculados a flexão composta porque a carga é excêntrica. Em um primeira tentativa de cálculo projetei-os com largura de 10 cm e comprimento de 40 cm, a fim de ficar embutido na parede, resultando em seção de comprimida AS=15,37 cm2, 13 barras de 1/2" e seção tracionada AS'=15,54 cm2, 13 barras de 1/2". Aumentei o comprimento da seção e a armadura praticamente não sofreu alteração porque a excentricidade é no sentido da largura 10 cm, e=68 cm.
    Como é uma sala e o muro é meu, resolvi, aumentar a largura dos pilares para 20 cm, sendo que os 10 cm ficariam sacados para o lado do terreno vizinho. Haja vista que me entendo perfeitamente bem com proprietário da casa vizinha, a estrutura foi autorizada.
    Efetuados novos cálculos os pilares centrais ficariam com uma seção de 20cm de largura e 20 cm de comprimento, As=4,84cm2, 4 barras de 1/2" e As'=3,3cm, 3 barras de 1/2".

    Como seria o detalhamento da armadura dos pilares centrais, P8 e P9, a fim de que seja considerado um apoio com um bom engastamento e resista aos esforços de torção, uma vez que, por se tratar de uma sala, não poderei utilizar "consolos" ou qualquer outra estrutura de apoio abaixo da viga contínua nesses apoios centrais?

    Se algum colega tiver uma solução melhor e mais econômica para apoiar essa viga continua ou de uma estrutura diferente e mais adequada, gentileza me informar que ficarei uma agradecido pela ajuda.


    _________________
    Muito Obrigado.

    Um forte abraço.
    Almir Soares Pinto

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Ter, 10 Jul 2012, 17:29
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      almirsp3
      Viga chata de 70 x15 embutida na altura da laje, pilares na divisa que você coloca pro lado do vizinho, pilares nos terços do vão da viga dentro do espaço útil da sala, pilares centrais calculados a compressão excêntrica, requerimento de detalhamento de armadura do apoio devido excentricidades supostas...e tudo isto por causa de alargar 70 centímetros de uma construção que, suponho, seja térrea? Estás a matar mosca com canhão...

      "

      almirsp3
      postou em Ter, 10 Jul 2012, 23:25
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

        Alex Barreto Cypriano escreveu:almirsp3
        Viga chata de 70 x15 embutida na altura da laje, pilares na divisa que você coloca pro lado do vizinho, pilares nos terços do vão da viga dentro do espaço útil da sala, pilares centrais calculados a compressão excêntrica, requerimento de detalhamento de armadura do apoio devido excentricidades supostas...e tudo isto por causa de alargar 70 centímetros de uma construção que, suponho, seja térrea? Estás a matar mosca com canhão...


        Prezado Alex Barreto,

        Como não há croquis da estrutura, não sei se você conseguiu vizualizá-la como eu projetei. Os pilares não ficariam totalmente no terreno do vizinho, apenas sacados 10 cm da seção. Trata-se de um muro que será a parede lateral esquerda. É comum fazer pilares de alvenaria nos muros, distantes em torno de 3m sacados. Os pilares nos terços do vão da viga não ficaria dentro da sala e sim embutidos na parede da sala, somente sacados 10 cm para o lado do vizinho. As excentricidades não são supostas, existem porque a carga não é axial, centrada no pilar. Se considerarmos pilares de 10 cm de largura a excentricidade será 68 cm, já no caso de utilizar a largura de 20 cm a excentricidade será 78 cm. Os pilares estão no muro e não dentro da sala apoiando a viga contínua. A construção realmente é térrea e a laje é nervurada inclinada.

        A estrutura não foi executada ainda. Estou apenas fazendo projetos. Qual a sua sugestão para ampliar uma sala de 9,00m x 3,30m para 9,00m x 4,00m?

        Essa dos pilares sacados metade da seção para o terreno do vizinho, já eliminei essa possibilidade. Concretei uma laje inclinada e estou fazendo a cura. Esse vizinho reclamou da água que caiu no seu terreno no primeiro dia.

        Estou projetando uma nova estrutura com 2 vigas transversais chatas que serão apoiadas na parede da cumeeira e no muro. Essas vigas apoiarão a viga contínua no sentido longitudinal nos terços médios. O que você acha dessa solução? Não fiz ainda os cálculos para saber que largura essas 2 vigas terão para ter a altura da laje nervurada, 15 cm e receber as cargas concentradas, próximos aos apoios B das mesmas, proveniente dos apoios centrais da viga contínua longitudinal que citei.

        Penso também quebrar o beiral para descobrir a armadura das nervuras e fazer uma armadura de fretagem que proporcionem uma boa ancoragem do prolongamento das nervuras até o muro, com pedaços de nervuras de 70 cm? Essa estrutura é econômica, mas suportaria os esforços da laje, após 28 dias de concretagem e cura de 8 dias, quando da retirada da parede a ser demolida?

        Aguardo sua sugestão.

        _________________
        Muito Obrigado.

        Um forte abraço.
        Almir Soares Pinto

        Alex Barreto Cypriano
        postou em Sex, 13 Jul 2012, 12:52
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

          Caro Almir
          A solução de duas vigas embutidas transversais de quatro metros para apoio da viga longitudinal de nove metros parece problemática pois, ainda que elimine o efeito de flexão nos pilares (e em suas correspondentes fundações, as quais você ainda não explicitou), cria vigas embutidas muito esbeltas (quinze centímetros de altura, para um vão de quatro metros!) ao mesmo tempo que retira a função estrutural da viga embutida inclinada longitudinal por transformá-la em trecho de laje moldada. Para apoiar o bordo da laje existente bastaria viga embutida de uns 20 a 30X15. De qualquer modo, a união da peça estrutural em C.A. longitudinal com o bordo da laje nervurada existente requer cuidadoso estudo para garantir que seja eficaz (minimamente, imagino, haja visto a quase meia tonelada linear debitada ali, que os ferros de cada nervura devem ancorar-se adequadamente no interior da viga inclinada; e como prover este detalhe?).
          Quanto à primeira idéia de viga embutida longitudinal de 70X15, você poderia tratá-la como uma laje-marquise inclinada (recebendo a reação da laje existente na sua ponta, devendo esta união ser eficaz e rígida), dotando-a de viga submetida a flexo-torção ligando o topo dos pilares; pilares os quais, de toda forma, trabalharão a flexo-compressão, transmitindo seus momentos à uma fundação adequada (penso que na base do pilar, e nele engastada, uma viga perpendicular à divisa, qual alavanca, dotada de brocas nos seus extremos para absorver as normais e os momentos e transmití-los ao solo).
          E quanto às deformações destes sistemas?
          Não parece tudo muito complexo de executar?
          Não seria mais fácil demolir a laje existente e fazer outra?
          Abraço e boa sorte.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          almirsp3
          postou em Seg, 16 Jul 2012, 01:46
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

            Prezado Alex,

            Hoje calculei as duas vigas transversais e resultou em uma largura de 1,00m com altura de 15 cm, armadura As=7,72cm2, 11 barras de 3/8" ou 7 de 1/2". Seria uma viga com uma carga distribuída de q=0,30t/m e uma carga concentrada de 3,63t, a 0,70m do apoio B, que corresponde as reações dos apoios centrais da viga contínua de 0,70m x 9,00m. Essas duas vigas transversais apoiariam a viga contínua nos pontos citados. As reações dos apoios B de cada viga transversal, RB= 3,60t, carga total P=4,03 t, seriam suportadas por pilares nos terços da viga contínua, construídos com seção de concreto de 0,10m x 0,30m e armadura de 6 barras de 3/8" e estribos de 1/4" a cada 11 cm.

            Como as vigas transversais tem 1,00 m de largura, resolvi capear os pilares e o muro, com uma cinta de amarração de 0,10m x 0,30m, com 2 barras de 3/8", a fim de que os esforços da laje sobre o muro e pilares sejam uniformemente distribuídos.

            Nessa estrutura projetada, a viga contínua é apoiada pelas paredes e vigas transversais sobre 4 apoios, logo eliminará a flexão composta nos pilares centrais. As sapatas serão excêntricas porque situam-se na divisa do terreno. Como não existem pilares transversais vizinhos para construir uma viga de equilíbrio, se as dimensões das sapatas forem muito grandes, optarei pela sua sugestão de construir um bloco de concreto ciclópico para aumentar a tensão admissível do terreno de 2 para 12 kgf/cm2.

            Se eu demolir toda a laje inclinada e construir uma nova, terei a possibilidade de subir o pé direito cerca de 0,30cm na parte mais baixa, que é a do muro o qual passará a ser a parede do lado esquerdo da Sala. Toda essa laje será nivelada pela da cozinha que construí a 12 dias a trás. A sala ficará mais ventilada e esteticamente melhor, além de ser uma laje nova, com certeza tão cedo não precisará de reparos e impermeabilizações. O que não acontece na existente que tem uma superfície superior irregular.

            Elaborei um orçamento nas duas situações: vigas transversais, etc... e a outra opção, demolição da laje e construção de uma nova. Cheguei aos seguintes resultados, com levantamento somente dos materiais, sem computar a mão de obra. A primeira opção custará cerca de R$ 750,00 e a segunda, construção de uma nova laje, R$ 1.900,00.

            Terei que me decidir por esses dias porque preciso da cota certa da laje da sala para fazer a ampliação da área frontal e lateral.

            Como a viga contínua tem uma carga distribuída q=1,10t/m, ela somente passa com a largura de 0,70m e 0,15m de altura a fim de resistir a reação da laje inclinada, além do seu peso próprio. As dimensões que você citou não são suficiente para resistir os esforços e proporcionar um engastamento da armadura das nervuras que seriam amarradas na viga contínua.

            Já executei esse tipo de estrutura em minha residência e, até a presente data, funcionou perfeitamente sem apresentar fissuras ou outras lesões.

            Poderia dar mais orientações sobre a construção de vigas perpendiculares a base dos pilares, dotadas de brocas?

            Acredito que a idéia da laje-marquise a qual, na sua ponta, apoia a laje nervurada resultará em grandes esforços e peças muito robustas, devido a largura de 4,00m, perpendicular aos pilares e a viga submetida a flexo-torção.

            Grato por todas as orientações e sugestões.

            _________________
            Muito Obrigado.

            Um forte abraço.
            Almir Soares Pinto

            Laje inclinada. Aumento da largura do Vão. Orientações.

            IsaacdeCristo
            postou em Seg, 16 Jul 2012, 17:25
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              Caro Almir,

              Esta discussão ficaria bem mais produtiva se você postasse alguma imagem da planta. Isto certamente facilitará as discussões e análises.

              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

              Alex Barreto Cypriano
              postou em Ter, 17 Jul 2012, 11:41
              Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

                IsaacdeCristo tem razão: desenhos falam mais que palavras.
                Almir, discordo do seu esquema estrutural e de seus números, o que não estorva, certamente, a sua liberdade de projetar e construir. Você não entendeu minha sugestão que, de toda forma, é apenas hipotética. Não creio necessário usar bloco ciclópico neste caso pois pequenas são as cargas. Ora, quanto à viga engastada na base do pilar ela é o que disse, uma alavanca dotada de brocas que se encarregam de distribuir ao solo o momento e normais: portanto, nenhuma novidade...
                Abraço e boa sorte.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Cálculo Estrutural