Software Básico para cálculo de estrutura - Download Free


Responder Mensagem

Software Básico para cálculo de estrutura - Download Free

almirsp3
postou em Sex, 06 Jul 2012, 13:49
Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

    Prezados Colegas,

    Levei aproximadamente 30 dias para projetar e calcular, manualmente, toda a estrutura de uma edificação de um 1º andar. Gostaria de indicações de websites que possuem programas básicos de estrutura para download free (grátis).

    Aguardo indicações.


    _________________
    Muito Obrigado.

    Um forte abraço.
    Almir Soares Pinto

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Sex, 06 Jul 2012, 14:21
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Olha Almir, eu já testei alguns poucos grátis que não me agradaram muito não.

      Se for pra gastar pouco, o que eu vi do Multcalc me agradou muito. Não acho que vá achar mais barato que ele...

      Abs,

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      Software Básico para cálculo de estrutura - Download Free

      almirsp3
      postou em Sáb, 07 Jul 2012, 21:43
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

        Bruno escreveu:Olha Almir, eu já testei alguns poucos grátis que não me agradaram muito não.

        Se for pra gastar pouco, o que eu vi do Multcalc me agradou muito. Não acho que vá achar mais barato que ele...

        Abs,


        Bruno,

        Olhei no google o software Multcalc e observei que ele atende ao que eu necessito, mas como, nesse projeto estrutural que mencionei, não tenho mais tempo para apreender o programa fazer todos os cálculos, detalhamento das armaduras, quadro de ferros, etc...., gostaria que você respondesse as indagações que postei no nosso forum E-Civil.

        Se você não se importar, mandarei algumas mensagens sobre minhas dúvidas para seu e-mail.
        Meu login almisp3 e
        email - almirsp3@yahoo.com.br

        _________________
        Muito Obrigado.

        Um forte abraço.
        Almir Soares Pinto

        Re: Software Básico para cálculo de estrutura - Download Fre

        IsaacdeCristo
        postou em Sáb, 07 Jul 2012, 21:51
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          almirsp3 escreveu:
          Bruno escreveu:Olha Almir, eu já testei alguns poucos grátis que não me agradaram muito não.

          Se for pra gastar pouco, o que eu vi do Multcalc me agradou muito. Não acho que vá achar mais barato que ele...

          Abs,


          Bruno,

          Olhei no google o software Multcalc e observei que ele atende ao que eu necessito, mas como, nesse projeto estrutural que mencionei, não tenho mais tempo para apreender o programa fazer todos os cálculos, detalhamento das armaduras, quadro de ferros, etc...., gostaria que você respondesse as indagações que postei no nosso forum E-Civil.

          Se você não se importar, mandarei algumas mensagens sobre minhas dúvidas para seu e-mail.
          Meu login almisp3 e
          email - almirsp3@yahoo.com.br


          Caro Almir,

          Em minha opinião, se quer aprender precisa gastar esse tempo, aliás você verá que ganhará muito mais tempo quando começar a usar o software.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Software Básico para cálculo de estrutura - Download Fre

          almirsp3
          postou em Sáb, 07 Jul 2012, 22:38
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

            IsaacdeCristo escreveu:
            almirsp3 escreveu:
            Bruno escreveu:Olha Almir, eu já testei alguns poucos grátis que não me agradaram muito não.

            Se for pra gastar pouco, o que eu vi do Multcalc me agradou muito. Não acho que vá achar mais barato que ele...

            Abs,


            Bruno,

            Olhei no google o software Multcalc e observei que ele atende ao que eu necessito, mas como, nesse projeto estrutural que mencionei, não tenho mais tempo para apreender o programa fazer todos os cálculos, detalhamento das armaduras, quadro de ferros, etc...., gostaria que você respondesse as indagações que postei no nosso forum E-Civil.

            Se você não se importar, mandarei algumas mensagens sobre minhas dúvidas para seu e-mail.
            Meu login almisp3 e
            email - almirsp3@yahoo.com.br


            Caro Almir,

            Em minha opinião, se quer aprender precisa gastar esse tempo, aliás você verá que ganhará muito mais tempo quando começar a usar o software.

            Boa sorte!


            Prezado Isaac,

            Com certeza eu adquirirei um software de projeto estrutural, mas no momento, estou na fase final de conclusão do projeto que estou elaborando e não tenho mais tenho para aprender qualquer que seja o programa por mais fácil que seja sua interface porque o tempo urge.

            Se quiser me ajudar, gentileza responder as mensagens que postei no nosso forum em 06.07.2012, quando me inscrevi no grupo, sobre:
            Laje inclinada com aumento do vão no sentido das nervuras, Pilares a flexão composta, Apoio engastamento ideal, Sapatas excêntricas com Vigas de Equilíbrio, detalhamento; Tabelas de vigotas comuns.

            Aguardo suas sugestões e orientações.

            _________________
            Muito Obrigado.

            Um forte abraço.
            Almir Soares Pinto

            Re: Software Básico para cálculo de estrutura - Download Fre

            Bruno
            postou em Seg, 09 Jul 2012, 18:18
            Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

              almirsp3 escreveu:
              Bruno escreveu:Olha Almir, eu já testei alguns poucos grátis que não me agradaram muito não.

              Se for pra gastar pouco, o que eu vi do Multcalc me agradou muito. Não acho que vá achar mais barato que ele...

              Abs,


              Bruno,

              Olhei no google o software Multcalc e observei que ele atende ao que eu necessito, mas como, nesse projeto estrutural que mencionei, não tenho mais tempo para apreender o programa fazer todos os cálculos, detalhamento das armaduras, quadro de ferros, etc...., gostaria que você respondesse as indagações que postei no nosso forum E-Civil.

              Se você não se importar, mandarei algumas mensagens sobre minhas dúvidas para seu e-mail.
              Meu login almisp3 e
              email - almirsp3@yahoo.com.br


              Oi Almir, recebi seus e-mails e assim que possível responderei todos eles nos seus respectivos tópicos para que sirvam também de consulta futura a quem precisar.

              Vamos ver se entendi seu caso neste tópico: você, engenheiro civil calculista, está trabalhando "na mão" em um projeto, já fez o 1o pavimento mas necessita fazer os outros, é isso mesmo?

              Neste caso você tem 2 opções: ou termina o projeto "na mão", tentando usar o que já fez nesse pavimento para aproveitar em outros assim ganhando um pouco de tempo; ou utiliza um software nem que seja para calcular somente o que falta - esta última opção tenho certeza absoluta que será mais rápida. Não precisa usar o software para modelar toda a estrutura, pode usar somente para alguns cálculos e depois "juntar tudo na mão", não é a operação mais recomendada do ponto de vista da qualidade do projeto mas com certeza será melhor do que fazer tudo a mâo (ou no mínimo igual).

              Agora uma pergunta bem besta: quando você diz que calculou o 1o pavimento, agora você vai calcular o térreo, depois fundação e parou por aí né? Ou por acaso você calculou um pavimento e agora tem que calcular o acima deste?

              Abs,

              _________________
              Bruno Gonçalves Faria
              Cálculo Estrutural
              bruno.gfaria@gmail.com

              Re: Software Básico para cálculo de estrutura - Download Fre

              almirsp3
              postou em Qua, 11 Jul 2012, 01:05
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

                Bruno escreveu:
                almirsp3 escreveu:
                Bruno escreveu:Olha Almir, eu já testei alguns poucos grátis que não me agradaram muito não.

                Se for pra gastar pouco, o que eu vi do Multcalc me agradou muito. Não acho que vá achar mais barato que ele...

                Abs,


                Bruno,

                Olhei no google o software Multcalc e observei que ele atende ao que eu necessito, mas como, nesse projeto estrutural que mencionei, não tenho mais tempo para apreender o programa fazer todos os cálculos, detalhamento das armaduras, quadro de ferros, etc...., gostaria que você respondesse as indagações que postei no nosso forum E-Civil.

                Se você não se importar, mandarei algumas mensagens sobre minhas dúvidas para seu e-mail.
                Meu login almisp3 e
                email - almirsp3@yahoo.com.br


                Oi Almir, recebi seus e-mails e assim que possível responderei todos eles nos seus respectivos tópicos para que sirvam também de consulta futura a quem precisar.

                Vamos ver se entendi seu caso neste tópico: você, engenheiro civil calculista, está trabalhando "na mão" em um projeto, já fez o 1o pavimento mas necessita fazer os outros, é isso mesmo?

                Neste caso você tem 2 opções: ou termina o projeto "na mão", tentando usar o que já fez nesse pavimento para aproveitar em outros assim ganhando um pouco de tempo; ou utiliza um software nem que seja para calcular somente o que falta - esta última opção tenho certeza absoluta que será mais rápida. Não precisa usar o software para modelar toda a estrutura, pode usar somente para alguns cálculos e depois "juntar tudo na mão", não é a operação mais recomendada do ponto de vista da qualidade do projeto mas com certeza será melhor do que fazer tudo a mâo (ou no mínimo igual).

                Agora uma pergunta bem besta: quando você diz que calculou o 1o pavimento, agora você vai calcular o térreo, depois fundação e parou por aí né? Ou por acaso você calculou um pavimento e agora tem que calcular o acima deste?

                Abs,


                Bruno,

                Sou engenheiro civil aposentado. Fui estagiário de projeto estrutural na época da faculdade. Como sempre gostei do cálculo estrutural, quando estava na ativa, fiz um curso de pós-graduação em estruturas.

                Tenho 3 imóveis e comprei mais um imóvel que estou reformando. O primeiro pavimento será apenas na área a ser construída nos fundos da edificação. Na ampliação da área frontal e lateral esquerda não haverá pavimento superior. Fiz o projeto estrutural e todos os cálculos manualmente da área a ser reformada. Não tenho nenhum software porque não trabalho profissionalmente como projetista de estrutura. Apenas projeto, cálculo e executo meus projetos.

                Calculei todas as vigas, pilares, sapatas e algumas dúvidas surgiram por isso que postei no E-Civil para os colegas me ajudarem.

                Tenho algumas dúvidas no detalhamento das sapatas excêntricas e suas vigas de equilíbrio, além da laje inclinada nervurada que pretendo ampliar a largura da sala em 70 cm, porque haverá a demolição de uma parede da sala, após a execução de toda a estrutura, obedecendo todas as normas de concretagem, escoramento e cura do concreto, após os 28 dias. Dos que postei no nosso forum esses dois são os principais na execução da obra.

                A obra já está em em andamento, em virtude disto estou contornando com outros serviços até que eu tenha uma solução para esses 2 impasses.

                Quanto a forma de cálculo que utilizei foi a mais prática possível. Por exemplo, em um edifício de 15 andares, calculamos o pavimento-tipo, ou seja, as lajes, suas sobrecargas, peso próprio, reações que transmitem para vigas, etc... e por conseguinte as vigas, reações das lajes que apoiam, peso próprio, peso de alvenaria, etc... em seguida, as cargas dos pilares pelas reações de apoio que suportam, peso próprio, etc..., e finalmente as fundações pelas cargas dos pilares e peso próprio, levando em consideração a tensão admissível do terreno e as peculiaridades do projeto.

                Acredito que com o software a estrutura é calculada em pórticos, conjuntos de vigas, pilares e fundações. Como os esforços solicitantes serão menores, as seções de concreto e aço seguem a mesma proporcionalidade, resultando em uma grande economia.

                Trabalhei no projeto, visando a praticidade e segurança. Por exemplo: calculei as vigas que suportam lajes de piso e as considerei como iguais as vigas de cobertura que são menos solicitadas.

                Aguardo suas orientações e sugestões.

                _________________
                Muito Obrigado.

                Um forte abraço.
                Almir Soares Pinto

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                edmarferreirajr
                postou em Sáb, 04 Ago 2012, 01:35
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

                  Caro Almir,

                  Se você ainda não tem experiência com softwares de cálculo estrutural, talvez seja interessante iniciar com um que apresente uma lógica de trabalho mais próxima da que você já trabalha manualmente (análise linear, transferência de resultados membro a membro, dimensionamentos e desenhos).

                  Nesse sentido, procure conhecer os programas da Pallet Sistemas (www.pallet.com.br). São muitíssimo didáticos quanto ao tratamento dos dados – parecem livros de cálculo estrutural. Para cada elemento estudado separadamente o software apresenta em uma única tela tanto a entrada dos dados quanto a geração dos resultados obtidos. Os aplicativos estão disponíveis para avaliação (com algumas limitações) e seus preços são realisticamente acessíveis. Não sou representante da Pallet, apenas repasso uma indicação dada pelo professor Manoel Henrique Campos Botelho (Concreto Armado Eu te Amo).

                  Se você não estiver disposto a adquirir um software há ainda uma segunda alternativa para facilitar um pouco o seu trabalho que é a de fazer a análise linear em um aplicativo de análise plana gratuito e muito confiável que se chama FTOOL. Por meio dele é possível avaliar qualquer configuração plana (vigas, pórticos, treliças, etc.). Depois, de posse dos esforços solicitantes, você pode montar uma planilha no Calc (Excel) para os dimensionamentos, customizada para suas necessidades – dá um pouco de trabalho no início, mas com o tempo passa a funcionar muito bem. Para os desenhos, infelizmente, não há recurso (rs...)

                  Um abraço,

                  _________________
                  Edmar
                  arquiteto e urbanista

                  “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
                  Herculano Pires

                  almirsp3
                  postou em Sáb, 04 Ago 2012, 11:15
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

                    edmarferreirajr escreveu:Caro Almir,

                    Se você ainda não tem experiência com softwares de cálculo estrutural, talvez seja interessante iniciar com um que apresente uma lógica de trabalho mais próxima da que você já trabalha manualmente (análise linear, transferência de resultados membro a membro, dimensionamentos e desenhos).

                    Nesse sentido, procure conhecer os programas da Pallet Sistemas (www.pallet.com.br). São muitíssimo didáticos quanto ao tratamento dos dados – parecem livros de cálculo estrutural. Para cada elemento estudado separadamente o software apresenta em uma única tela tanto a entrada dos dados quanto a geração dos resultados obtidos. Os aplicativos estão disponíveis para avaliação (com algumas limitações) e seus preços são realisticamente acessíveis. Não sou representante da Pallet, apenas repasso uma indicação dada pelo professor Manoel Henrique Campos Botelho (Concreto Armado Eu te Amo).

                    Se você não estiver disposto a adquirir um software há ainda uma segunda alternativa para facilitar um pouco o seu trabalho que é a de fazer a análise linear em um aplicativo de análise plana gratuito e muito confiável que se chama FTOOL. Por meio dele é possível avaliar qualquer configuração plana (vigas, pórticos, treliças, etc.). Depois, de posse dos esforços solicitantes, você pode montar uma planilha no Calc (Excel) para os dimensionamentos, customizada para suas necessidades – dá um pouco de trabalho no início, mas com o tempo passa a funcionar muito bem. Para os desenhos, infelizmente, não há recurso (rs...)

                    Um abraço,


                    Prezado Edmar,

                    Resolvi os impasses que havia mencionado na minha mensagem anterior. Analisando as estruturas, pesquisas de opiniões na web e orientações de alguns autores.

                    Como não tenho nenhum programa de projeto estrutural, já calculei tudo manualmente. Eu sempre guardo minha memórias de cálculo que me ajudam muito nos projetos futuros. Mesmo que, após um longo período sem atividade estrutural, tenha esquecido o cálculo de uma determinada estrutura, consigo seguir o roteiro já estabelecido anteriormente e os neurônios são reativados, consequentemente, a memória atinge sua plenitude de raciocínio e lógica.

                    Fiz o projeto arquitetônico e a planta de formas da estrutura no AutoCad2007. Estou elaborando agora, no mesmo software, o detalhamento das armaduras das Sapatas, Vigas de Equilíbrio e Pilares.

                    Salvei nos meus favoritos os sites da Pallet e do Ftool. Vou analisá-los para me decidir qual dos dois é mais prático, eficiente e atende melhor minhas necessidades.

                    Agradeço pelas sugestões.

                    _________________
                    Muito Obrigado.

                    Um forte abraço.
                    Almir Soares Pinto

                    Pedro 30
                    postou em Dom, 02 Set 2012, 17:55
                    Usuário Novato | Mensagens: 2

                      Caro,

                      Existe um programa interessante, auto supports, com o qual poderá efectuar download de uma versão demo para o cálculo de estruturas de concreto, pode encontra-lo no seguinte site,

                      www.autosupports.com

                      Um abraço,


                      Responder Mensagem


                      Cálculo Estrutural