FCK do concreto


Responder Mensagem

FCK do concreto

dots
postou em Ter, 07 Ago 2012, 15:46
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Boa Tarde

    Qual o valor fck do concreto para uma área térrea de 40m² e 10 pilares de 12X30?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Ter, 07 Ago 2012, 16:50
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Esse valor deveria constar no projeto estrutural. Se não tem projeto estrutural quem tocar a obra que deve escolher, porque pode variar.

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      FCK do concreto para obra térrea

      IsaacdeCristo
      postou em Qua, 08 Ago 2012, 09:11
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Dots,

        Se for uma obra térrea e não tem cargas além da cobertura, mesmo sem ver o projeto, creio que o fck mínimo da norma pode ser utilizado. Nesse caso é o 20MPa, todavia, consulte o engenheiro da obra.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Alex Barreto Cypriano
        postou em Qua, 08 Ago 2012, 12:51
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

          Dots
          Bruno e Isaac têm razão em suas meditadas e corteses respostas. Acontece apenas que desconfio da seriedade da sua postagem, dots: nenhum construtor (nem mesmo um "gamela") designaria tamanho número e dimensões para "pilares" de uma área de 40 m² (três ou quatro cômodos, se tanto...) de casa sob laje de forro e telhado. Em outra postagem sua você questiona sobre as dimensões de sapatas que vai usar sob os tais pilares; absurdo, salvo engano, pela desproporção entre a designação das peças e suas dimensões adotadas. Gosto do e-civilnet, mas tenho visto postagens que se encaixam em cínica "trolagem".

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          dots
          postou em Qua, 08 Ago 2012, 22:55
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Alex Barreto Cypriano escreveu:Dots
            Bruno e Isaac têm razão em suas meditadas e corteses respostas. Acontece apenas que desconfio da seriedade da sua postagem, dots: nenhum construtor (nem mesmo um "gamela") designaria tamanho número e dimensões para "pilares" de uma área de 40 m² (três ou quatro cômodos, se tanto...) de casa sob laje de forro e telhado. Em outra postagem sua você questiona sobre as dimensões de sapatas que vai usar sob os tais pilares; absurdo, salvo engano, pela desproporção entre a designação das peças e suas dimensões adotadas. Gosto do e-civilnet, mas tenho visto postagens que se encaixam em cínica "trolagem".


            Alex, eu sei que sao pilares demais, talvez 4 bastariam considerando essa medidas dos pilares. Nao acho absurdo essa dimensao 12/30 pra cada um, considerando que depois poderia ser erguido um segundo andar. Eu sinceramente nao estou faltando com respeito a ninguém aqui. Porque é tao absurdo eu questionar sobre as dimensões das sapatas? Me desculpe eu sei que existe calculo pra isso. Eu vou atras das respostas de alguma forma ou outra vou resolver.


            Obrigado a todos.

            Bruno
            postou em Qui, 09 Ago 2012, 10:04
            Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

              dots escreveu:
              Alex Barreto Cypriano escreveu:Dots
              Bruno e Isaac têm razão em suas meditadas e corteses respostas. Acontece apenas que desconfio da seriedade da sua postagem, dots: nenhum construtor (nem mesmo um "gamela") designaria tamanho número e dimensões para "pilares" de uma área de 40 m² (três ou quatro cômodos, se tanto...) de casa sob laje de forro e telhado. Em outra postagem sua você questiona sobre as dimensões de sapatas que vai usar sob os tais pilares; absurdo, salvo engano, pela desproporção entre a designação das peças e suas dimensões adotadas. Gosto do e-civilnet, mas tenho visto postagens que se encaixam em cínica "trolagem".


              Alex, eu sei que sao pilares demais, talvez 4 bastariam considerando essa medidas dos pilares. Nao acho absurdo essa dimensao 12/30 pra cada um, considerando que depois poderia ser erguido um segundo andar. Eu sinceramente nao estou faltando com respeito a ninguém aqui. Porque é tao absurdo eu questionar sobre as dimensões das sapatas? Me desculpe eu sei que existe calculo pra isso. Eu vou atras das respostas de alguma forma ou outra vou resolver.


              Obrigado a todos.


              Pode ficar tranquilo Dots. É que deixa eu te explicar: aqui vamos ajudar no que for possível. Há coisas que realmente não podemos ajudar. É que não temos todos os dados. Por exemplo, casa térrea é uma coisa, depois já se fala em levantar outro andar. Fck, tamanho de pilares entre outros dados, podem mudar - ou não. Isso varia, não há necessariamente uma resposta certa.

              Já calculei prédios com fck 20 e sobrados com 35 por exemplo.

              _________________
              Bruno Gonçalves Faria
              Cálculo Estrutural
              bruno.gfaria@gmail.com


              Responder Mensagem


              Construção civil, discussões gerais