Técnico Edificações


Responder Mensagem

Técnico Edificações

Clemilson Dourado
postou em Sex, 31 Ago 2012, 21:22
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Ola meu nome é Clemilson, sou Formado na área de tecnologia e não to exercendo, estou querendo entrar em outra área e já estou estudando Gestão de Projetos mais tudo muito superficial ainda, queria saber se eu fizer um curso tecnico de Edificações seria bom para eu entrar ná area? e posteriormente eu faria uma pos em Gestão de projetos voltado na área de construção civil.


    _________________
    Clemilson Dourado

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    edmarferreirajr
    postou em Sex, 31 Ago 2012, 22:35
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Claro Clemilson,

      O técnico em edificações é muito requisitado por construtoras que mantem diversas obras em andamento simultâneo porque é mais barato para elas manter um técnico, entenda-se um profissional com capacitação e conhecimento técnico adequados e não apenas um simples prático, no canteiro do que manter um responsável técnico (engenheiro civil ou arquiteto) durante todo o tempo em todas as obras. Para um responsável técnico é mais confiável deixar trabalhos como os de controle de qualidade de concretos e de materiais diversos nas mãos de um bom técnico trabalhando sob sua supervisão direta do que a um mestre de obras, mesmo com toda a gratidão que devemos ter por esses nossos parceiros nas obras. Mas o problema do técnico é justamente a limitação que enfrenta no quesito responsabilidade técnica, que para o caso da construção civil é muito restrita, diga-se de passagem. O caminho natural, portanto, para todo o técnico que começa a trabalhar na área e que com o passar dos anos começa a questionar sua valorização ($$$) no processo é o de se tornar ele próprio um responsável técnico, e isso só é possível por meio de um curso superior ou em engenharia civil ou em arquitetura e urbanismo.
      Posso lhe assegurar que quem faz um bom curso técnico em edificações tem no curso superior um desempenho diferenciado. No meu curso de arquitetura, os alunos que haviam feito o técnico em edificações do CEFET-MG, estavam bem à frente dos demais. Já tinham boa base de resistência dos materiais e teoria das estruturas e dominavam ensaios corriqueiros, como os relativos a controle de concreto e argamassas, é claro, já sabiam desenhar profissionalmente.

      _________________
      Edmar
      arquiteto e urbanista

      “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
      Herculano Pires

      Técnico Edificações

      IsaacdeCristo
      postou em Seg, 03 Set 2012, 16:57
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Claro Clemilson,

        É sempre bom atuar na construção Civil, tendo um bom embasamento ou um curso como o de Técnico em Edificações. Mas quanto à gestão de projetos, não sei se sua formação seria a mais adequada. Pelo quem entendi você é Tecnólogo em construção? Se for o caso, melhor.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Clemilson Dourado
        postou em Seg, 03 Set 2012, 20:35
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Boa noite!
          Gostaria de agradecer e dizer que sou graduado em sistema de informação para web e atuo na área de redes mais estou pensando em mudar de área, já faz um tempo que penso em fazer um curso técnico de edificações e fazer gestão de projetos. A minha duvida era se o curso era bom e se valia a pena e também se os rendimentos são bons, se tem campo, e para iniciar do zero se é complicado encontrar um estágio ou trabalho sem esperiência?

          _________________
          Clemilson Dourado

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          GLEIDSON DA SILVA SALVADO
          postou em Qui, 15 Set 2016, 17:52
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

            Clemilson, atualmente estou cursando técnico em edificações pela ETEC.

            Espero que você tenha feito o curso de edificações e que sobretudo, tenha se saído bem quanto a sua colocação no mercado de trabalho.

            Estou tentando me encaixar na área também ! Atualmente, estou no 1.º semestre do curso e venho me dedicando ao máximo...espero obter êxito.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais