Engenharia Estrutural


Responder Mensagem

Engenharia Estrutural

ViniciusF
postou em Qui, 06 Set 2012, 16:20
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá amigos, estou indo pro ultimo ano de Engenharia Civil e, tenho a intenção de me especializar na área de estruturas. Gostaria de saber se o profissional hoje em dia no mercado esta valorizado, pois um amigo meu Engenheiro Civil disse que essa área de calculo estrutural, você acaba sendo um cara com um grande conhecimento mas que não recebe o merecido pelo seu serviço.
    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    edmarferreirajr
    postou em Sex, 07 Set 2012, 15:01
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Caro Vinícius,
      Se quanto a "não recebe o merecido pelo seu serviço" você se refere a dinheiro, saiba que não é uma exclusividade dos projetistas de estruturas, mas a situação geral de todo e qualquer projetista. E é muito simples de se compreender isso. primeiramente há o fato de que a remuneração ocorre por meio de percentuais aplicados aos custos prováveis da construção de um empreendimento, e no caso do projeto esses percentuais são sempre bem inferiores aos cobrados pela administração e responsabilidade técnica executiva. Em segundo, é preciso considerar que o trabalho de projeto é um trabalho especializado e confinado de escritório, ou seja, o profissional de projeto não se expõe às mesmas situações a que um profissional de canteiro esta sujeito, entre elas as oportunidades de contratação para serviços indiretos, negociações comerciais, reservas técnicas, etc.
      Contudo é uma questão de escolha que deve ser determinada pelo coração. Se você já vê um pequeno indício do que pode lhe motivar (e que você entenda isso como uma vontade incontrolável de sair de casa para trabalhar) fique atento a ele. Sua dignidade como profissional depende disso. Eu, particularmente, já trabalhei nas duas situações e posso lhe assegurar sem remorso que não sinto a menor vontade de pisar em canteiros no dia a dia. Nada do que ocorre ali é novo e interessante aos meus olhos e a maior parte do tempo em que ali estive foi apenas para assegurar a integridade de trabalhos que dependiam apenas que os profissionais envolvidos fossem minimamente atentos.
      Quanto ao aviso do amigo, saiba que o conhecimento liberta e dá sentido à vida: os outros apenas opinam, você sabe...
      Abraço fraterno,

      _________________
      Edmar
      arquiteto e urbanista

      “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
      Herculano Pires


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais