Taxa de armadura mureta tipo "New Jersey"


Responder Mensagem

Taxa de armadura mureta tipo "New Jersey"

jeffinho
postou em Sex, 14 Set 2012, 09:02
Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

    Pessoal,

    Estamos executando uma mureta do tipo "New Jersey". No projeto está especificado armação com barras 10mm. Como temos barras de 8mm em sobra, estávamos pensando em reaproveitá-las nesta barreira da seguinte forma: para cada barra longitudinal de 10mm, colocaríamos 2 barras de 8mm. Nos estribos, poderíamos colocar também 2 estribos 8mm em substituição aos de 10mm. Isto aumentaria a taxa de armadura atual de 64 kg/m3 para 77 kg/m3. Ao meu ver, isto não teria nenhum problema! Estou enganado?
    Encontrei valores de referência de 80 a 100 kg/m3, mas não sei se tais valores são oficiais e onde estão especificados.
    Agradeço quaisquer esclarecimentos.


    _________________
    Jeffinho

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    abnermartins
    postou em Sex, 14 Set 2012, 11:54
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

      Não sei se pra esse tipo de estrutura tem alguma bitola mínima de armadura mas se não tiver..

      Acredito que calculando certinho não tenha problema, só fica ligado no espaçamento das barras em relação ao agregado, se ficar muito densa a armadura pode ser problema.. abraço.

      Taxa de armadura mureta tipo "New Jersey"

      IsaacdeCristo
      postou em Sex, 14 Set 2012, 13:00
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Jeffinho,

        Acredito que não haverá problemas, desde que a substituição seja devidamente analisada pelo estruturalista (ética) que fez o projeto anterior. Quanto à taxa de armadura esta não é o único elemento a ser analisado ou mudado, mas a disposição das barras também pode mudar.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        jeffinho
        postou em Sex, 14 Set 2012, 13:39
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          Abner,

          Pensamos neste detalhe e as barras foram longitudinais foram reorganizadas simetricamente, mantendo a taxa de aço sem ficar muito densa. Estamos dando atenção ao recobrimento também!

          Isaac,

          O projeto é antigo e necessitou ser alterado. De acordo com as tratativas entre o cliente e o projetista original, todas as alterações estão por nossa conta e são de nossa responsabilidade. Nossos calculistas entrarão em cena, mas temos que nos antecipar e pensar em que tais alterações poderão implicar na produção e, consequentemente, no cronograma, já que o mesmo está apertado (pra variar um pouco...rs..)!
          Apenas me adiantei para trocar idéias aqui, pois este fórum é muito produtivo!

          Obrigado a todos!

          _________________
          Jeffinho

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Cálculo Estrutural