Coeficiente Alfa (Pilares Parede) e do GAMA Z ( pórticos)


Responder Mensagem

Coeficiente Alfa (Pilares Parede) e do GAMA Z ( pórticos)

marciosilvestre
postou em Qui, 20 Set 2012, 08:20
Colaborador Nível 3 | Mensagens: 705

    A NBR6118 permite a verificação da estabilidade, através do coeficiente Alfa (Pilares Parede) e do GAMA Z ( pórticos).
    Podemos garantir a estabilidade da obra somente com a caixa do elevador e ou caixa da escada, ou além delas adicionar mais alguns pórticos na direção X ou Y até alcançar o índice necessário da NBR.

    Se o Parâmetro ALFA estiver entre 0,7 e 0,6 , somente o pilar parede já garante a estabilidade global.
    Se o Parâmetro ALFA estiver entre 0,6 e 0,5 , poderemos adicionar alguns pórticos ao pilar parede para garantir a estabilidade global.
    Se o Parâmetro ALFA for menor que 0,5 teremos que adicionar tantos pórticos quanto for necessário para garantir a estabilidade global.

    Teremos no Prédio duas sub-estruturas uma de contraventamento (pilar paredes e pórticos (se necessário) e outra contraventada. Quanto menor for a estrutura de contraventamento menor será o consumo de concreto e aço, produzindo uma estrutura segura e econômica.

    O MultCalc V6 em todas suas versões permite a você fazer exatamente isso.

    Permite que você faça a verificação da estabilidade global, considerando a caixa do elevador e ou a escada projetada normalmente com pilares parede ( Pilar parede e todo pilar que a relação bw x h passa de 6 x ou seja o h é maior que 6 bw).

    Caso já atenda a estabilidade global , esta estrutura será de contraventamento e todo o restante da obra será calculado como se fosse vigas e pilares .

    Caso necessite de mais alguns pórticos faremos a verificação da estabilidade adicionando pórticos na direção X e Y levando em conta o Vento ou o Desaprumo ( o que for mais prejudicial) Neste caso estes
    pórticos serão calculados com os momentos do vento ou desaprumo .Alem disso será efetuada uma verificação nas duas direções.

    Os Pilares da estrutura de contraventamento são calculados como pilares do pórtico sujeitos a esforço normal e momentos proveniente do semi-engastamento das vigas.

    A grande maioria dos softwares de mercado não permitem esta forma de cálculo, para facilitar a programação eles consideram toda a estrutura de contraventamento, que gera um maior consumo de aço e concreto.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Cálculo Estrutural