Norma para instalação do registro hidráulico


Responder Mensagem

Norma para instalação do registro hidráulico

andrellsilveira
postou em Qui, 01 Nov 2012, 08:14
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom dia,

    Sou novo aqui no fórum e não entendo nada de construção civil, mas estou com uma dúvida que preciso esclarecer.

    Possuo um apartamento em um condomínio fechado, este possui 7 blocos com 4 andares cada um (contando o térreo). Os registros hidráulicos (não sei se é assim que se fala) individuais de cada apartamento ficam localizados no corredor entre as escadas de cada andar, não existindo um registro internamente ao apartamento.

    O que eu gostaria de saber é se existe alguma norma que especifique que o registro hidráulico individual DEVE ficar localizado dentro do apartamento e NÃO ficar exposto a qualquer morador.

    Alguém poderia me ajudar?

    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Norma para instalação do registro hidráulico

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 03 Nov 2012, 18:46
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado André,

      Pelo que sei, algumas cidades tem determinado por Decreto, este tipo de instalação e nele são citadas as NBR's que tratam dos assuntos correlatos , a exemplo da NBR 5626/1998 que trata da instalação predial de água fria, da NBR 7198/1993 que trata de projeto e execução de instalação de água quente, da NBRNM 212/1999 que trata de medidores velocimétricos até 15m³/h, entre outras. Em sua cidade deve ter um Decreto. Também do ponto de vista funcional, é coerente que o medidor fique em área comum do condomínio, acessível ao pessoal da companhia de fornecimento de água, para que seja possível fazer a aferição de consumo.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Norma para instalação do registro hidráulico

      andrellsilveira
      postou em Seg, 05 Nov 2012, 08:09
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Olá Isaac,

        Os leitores eu até já imaginava que deveriam ficar em local acessível a qualquer pessoa, porém o registro geral, aquele que fecha toda a passagem de água para dentro de meu apartamento, não deveria estar localizado dentro do mesmo? Ou pelo menos registros secundários, que eu pudesse controlar de dentro da unidade?

        Obrigado pela atenção!


        IsaacdeCristo escreveu:Prezado André,

        Pelo que sei, algumas cidades tem determinado por Decreto, este tipo de instalação e nele são citadas as NBR's que tratam dos assuntos correlatos , a exemplo da NBR 5626/1998 que trata da instalação predial de água fria, da NBR 7198/1993 que trata de projeto e execução de instalação de água quente, da NBRNM 212/1999 que trata de medidores velocimétricos até 15m³/h, entre outras. Em sua cidade deve ter um Decreto. Também do ponto de vista funcional, é coerente que o medidor fique em área comum do condomínio, acessível ao pessoal da companhia de fornecimento de água, para que seja possível fazer a aferição de consumo.


        Responder Mensagem


        Instalações Prediais