fazer uma pergunta


Responder Mensagem

fazer uma pergunta

Geraldo de A. Guimaraes
postou em Qua, 21 Nov 2012, 23:27
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Gostaria de fazer uma pergunta para algum engenheiro, sobre uma laje maciça. É este o local correto.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fazer uma pergunta

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 22 Nov 2012, 07:46
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Geraldo,

      É este fórum. Por favor, pergunte informando o máximo possível de detalhes.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Geraldo de A. Guimaraes
      postou em Qui, 22 Nov 2012, 10:48
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Minha pergunta é a seguinte: A um tempo atras construí uma laje, maciça de concreto e armação de ferro, tem aproximadamente 4,00 x 5,00, no meio dela não tem viga, ela deve ter ficado mais ou menos, uns 2 anos sem construção em ciima. Neste período ela trabalhou um pouco pois notava que as vezes empoçava água no meio dela. Apesar que um pouco desta barriga na laje eu vi que se devia aos compensados que foram usado na caixa dela, eles já eram usados e ficou umas barrigas na parte de baixo, aliás ficou bem feio mesmo o teto dela. Pois bem, eu construí em cima desta laje, hoje ali é meu quarto, ja faz 8 anos. Na época devido devido as barrigas o pedreiro quando foi colocar o piso, para não fazer mais um contrapiso preencheu com brita. Agora vem a minha pergunta: De um tempo para cá notei que começou a trincar as lajotas do piso, não sei se é por causa da brita que pode ter trabalhado ou é a laje que esta se mexendo, em baixo não consigo ver pois como a laje ficou bem feia eu forrei, apesar que uns rachadinhos sempre teve devido as barrigas por causa do compensado da caixa. Minha preocupação é a seguinte, esta laje pode cair, é possível cair uma laje feita com ferros e concretos, maciça, considerado que ela já tem uns 10 anos, lembrando que já está em uso 8 anos. Deveria quem sabe colocar uma apoio no meio dela. Se sim como deveria ser este apoio, ou não tem perigo assim como está.
        Obrigado pela atenção, se puder me ajudar com alguma orientação, agradeço.

        budzinski
        postou em Qui, 22 Nov 2012, 15:14
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

          Prezado Geraldo,

          Sobre a sua pergunta: "Minha preocupação é a seguinte, esta laje pode cair, é possível cair uma laje feita com ferros e concretos, maciça, considerado que ela já tem uns 10 anos,"

          A resposta é SIM, pode cair, lembrando que uma laje é constituída de concreto e aço, cujo peso específico é de 2500 Kg/m3.

          Portanto vamos fazer uma continha básica: você citou que a laje tem 4x5 ou seja 20m2, como trata-se de uma laje piso, a NBR exige espessura mínima de 7cm, mas pode ter mais 8,9,10,11(cm) não sei....Vamos considerar inicialmente que seja 7cm de altura, então você tem no seu quarto 20m2 x h=0,07 = Volume de concreto armado de 1,4m3 x 2500 Kg/m3 = 3500Kg.

          Geraldo, você tem uma placa de 3500Kg mais o carregamento sobre ela, que é a sobrecarga de utilização....que pode chegar a 200 à 250 kg por m2.... algo em torno de 4000 a 5000 Kg de sobrecarga....

          Portanto, isso não é brincadeira não, imagine 3500Kg peso próprio + 4000Kg de Sobrecarga, isso tudo suspenso.....

          DICA: Procure urgente o PROFISSIONAL HABILITADO (engenheiro ou arquiteto com especialização em engenharia de estruturas) que calculou e projetou sua laje, ele lhe dará as orientaçõs pertinentes de como agir.

          Se na época, você não contratou um PROFISSIONAL HABILITADO (engenheiro ou arquiteto com especialização em engenharia de estruturas) para projetar, calcular e executar sua laje...

          Meu amigo, você é mais um de muitos que foram engandos. Você caiu na conta do vigário. Geralmente aplicado por: pedreiros, mestres, empreiteiros, vendedores de laje etc...

          Definindo Conto do Vigário:
          "Precisa de engenheiro não dotor... Eu faço isso a mais de 20 anos, nunca tive problema... Afinal engenheiro pra que, eles só vão assinar mesmo e cobrar uma fortuna !!! "

          Prezado Geraldo, para finalizar, ninguém em sã consciência irá lhe dar uma solução on-line, sem visitar o local. Por favor, contrate um PROFISSIONAL HABILITADO.

          Atenciosamente,
          Eng. Vicente Budzinski

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          abnermartins
          postou em Qui, 22 Nov 2012, 16:41
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

            Amigo,

            Uma coisa eu lhe digo, em hipótese alguma coloque apoio no centro dessa laje sua, isso sim pode fazer tudo ir pro chão, devido a inversão de esforços, dependendo de como isso aí tiver armado.

            Chame um engenheiro habilitado, de preferencia de estruturas, ele pode dá uma escarificada no concreto da laje, recalcula-la e efetuar o reforço.. não é nenhum bixo de 7 cabeças.

            Na dúvida não é bom arriscar, se você não está confortável o melhor à se fazer é procurar este auxílio.

            Atenciosamente. Legal

            Geraldo de A. Guimaraes
            postou em Sex, 23 Nov 2012, 10:33
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

              Obrigado pela atenção, vou providenciar uma avaliação. Quanto ao conselho de não colocar peso no centro da laje, me esqueci de mencionar que os trincados são exatamente mais no meio o resto da laje esta boa. Obrigado a todos.

              Geraldo de A. Guimaraes
              postou em Seg, 26 Nov 2012, 15:29
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                Só me tirem mais uma dúvida, deve existir um tamanho mínimo para uma rachadura ou trinca, no piso de uma laje, ser considerada perigosa. Porque tive olhando meu piso novamente e vejo que as rachaduras são quase que nem um fio de cabelo, Eu não poderia só tirar a lajota e trocá-la e se voltar a rachar ai sim contratar um especialista para ver, até pq já sei que vou gastar para isso. Espero um conselho obrigado

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Construção civil, discussões gerais