MultCalc NBR6118 V6 - Educacional


Responder Mensagem

MultCalc NBR6118 V6 - Educacional

marciosilvestre
postou em Qui, 22 Nov 2012, 07:03
Colaborador Nível 3 | Mensagens: 705

    MultCalc NBR6118 V6 - Educacional, encaminhe um comprovante de matícula e receba sua licença.
    E-mail: marcio@multcalc.com.br

    O MultCalc NBR6118 V6 é um software para projeto de edificações em concreto armado. Possui um sistema gráfico de entrada de dados, associado à análise da estrutura. Recursos de dimensionamento e detalhamento dos elementos.

    Estes são lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas e sapatas.

    Módulos disponíveis no MultCalc V6: Laje, viga, pilar, sapata, bloco sobre estaca, formas, estabilidade global , pilares parede, visualização 3D, edição de desenhos e um poderoso CAD 2 D com editor de armaduras.

    O projeto é definido através dos pavimentos que representam os níveis existentes no projeto arquitetônico. Para cada pavimento podemos associar dinamicamente um croqui gerado pelo MultCalc ou qualquer arquivo DXF ou DWG. O lançamento é totalmente realizado em ambiente gráfico semelhante ao CAD, diretamente sobre o projeto arquitetônico.

    Lançamento gráfico da estrutura

    O projeto é definido através dos pavimentos que representam os níveis existentes no projeto arquitetônico. Para cada pavimento podemos associar dinamicamente um croqui gerado ou qualquer arquivo DXF ou DWG.

    O lançamento dos elementos estruturais é totalmente realizado em ambiente gráfico semelhante ao CAD, diretamente sobre o projeto arquitetônico.

    A partir destas informações o software obtém o carregamento da estrutura, os vãos livres e o comportamento global da estrutura.



    Cálculo de Laje
    O software trabalha com lajes maciças, nervuradas e pré-moldadas, que são calculadas pelo método de ruptura, onde são dimensionadas, detalhadas automaticamente e estabelecidas suas alturas mínimas. Durante o processo de cálculo podemos verificar os resultados e se necessário alterar alguns dados da laje, como por exemplo: altura.

    Neste procedimento também é efetuado o levantamento de cargas.

    Cálculo de Viga
    Vigas são calculadas como se estivessem formando uma grelha. Durante o lançamento da estrutura a medida que você vai informando os dados o software libera ou não a torção de determinados pontos.

    A altura da viga pode ser determinada por uma série de opções ou combinações delas, de acordo com a vontade do usuário, onde este poderá definir se o software deve escolher a altura das vigas obedecendo a uma altura mínima definida e a flecha mínima.

    Após o calculo poderá verificar os diversos parâmetros das vigas, como por ex. momento duplo, cortante máximo, flecha, torção entre outros.

    Cálculo de Pilares
    Os Momentos de Inércia são calculados pela teoria de Steiner, rotacionando os eixos até a obtenção dos momentos de inércia máximo e mínimo.

    Calcula os pilares com coeficiente de flambagem até 80, : Retangular, L, T, Cruz, Circular.

    Permite ao usuário definir a forma do pilar mais econômica levando em conta o consumo de concreto, aço, madeira para forma e o índice de mão-de-obra, além do comparativo entre os tipos de seções.

    Os pilares externos que possuem momentos são calculados como flexocompressão de pequena ou grande excentricidade, permitindo otimização das esperas.



    Cálculo de Fundações

    Sapatas
    Sapatas, pode-se definir uma faixa de carga para que o software agrupe as sapatas semelhantes, podendo interferir na proporcionalidade dos lados, definindo as dimensões mínimas, etc.

    Logo após o cálculo das sapatas, como o software é totalmente integrado você poderá visualizar no lançamento da estrutura se há alguma sobreposição entre as sapatas e se for necessário corrigi-la.

    Blocos sobre estaca
    Blocos são calculados pelo Método das Bielas comprimidas, são calculados os blocos para 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 9 estacas, podendo utilizar no projeto até 10 tipos de estacas de cargas diferentes.

    O software escolhe automaticamente a quantidade de estacas para a carga do pilar, porém o usuário pode alterar tanto o tipo de estaca escolhido como a quantidade de estacas.

    Estabilidade Global
    Verifica qual parte do seu projeto será utilizada como estrutura de contraventamento, liberando o resto da estrutura para ser utilizada como estrutura contraventada. Utilizando Pilares Paredes ( caixa do elevador e ou escada) associada ou não com pórticos, gerando uma solução econômica que segue os princípios normativos.

    Aplica na estrutura contraventada o efeito do vento e desaprumo.

    Formas
    Gera automaticamente a plantas de formas de locação de pilares.

    Podendo definir até 10 cortes na horizontal (X) e até 10 na vertical (Y) e ainda definir se na locação será informado a dimensão dos blocos ou sapatas.
    Tem uma ferramenta que permite a definição da linha de cotas em cima da prancha de formas, bastando que você selecione o que deseja cotar e onde que a cota seja colocada.

    Geração de pranchas, gráficos e relatórios de consumo
    Os detalhamentos podem ser organizados em pranchas para posterior edição ou plotagem.
    As pranchas são organizadas automaticamente pelo software em função do tamanho do papel definido ou criado pelo usuário.
    Permite transferir desenhos de uma prancha para outra, modificar margens, selos e incluir ou alterar blocos, bitmap, detalhes padrões.
    Fornece relatório de consumo e corte de aço, gera gráficos de consumo.



    Visualização 3D
    O usuário tem a possibilidade de visualizar o lançamento da estrutura em 3D, desde o seu início.

    No lançamento da estrutura poderá visualizar o piso que esta criando, bem como todo os já lançados, o que lhe permite uma imagem mais próxima do projeto real contribuindo bastante para a verificação do lançamento da estrutura.

    Esta ferramenta torna-se muito útil para conferir pilares que nascem em pisos intermediários, bem como verificar alinhamento de pilares. Você pode configurar o que deseja ver no modelo 3D, selecionando quais pavimentos quer visualizar e também que elementos dentro do pavimento.

    Este recurso é muito útil para o entendimento do modelo, pois podemos eliminar elementos que escondem o detalhe a ser observado.[/img]


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Informações

    maracampeche
    postou em Sex, 23 Nov 2012, 12:59
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

      Ainda estão sendo liberadas, pois tem amigos na faculdade querendo usar.

      Mara


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais