alvenaria estrutural x vedação


Responder Mensagem

alvenaria estrutural x vedação

lcortezbr
postou em Qui, 06 Dez 2012, 18:26
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá pessoal,

    Não sou engenheiro nem arquiteto assim, peço desconsiderar meu vocabulário provavelmente rudimentar em tais questões. Entretanto gosto muito do tema e já tenho experiência em obras (na verdade 2 sobrados e algumas pequenas casinhas de aluguel).

    Peço um pouco de paciência, pois sem fornecer subsídios ficaria difícil a vocês entenderem minhas dúvidas.

    Adquiri recentemente um terreno de esquina num excelente ponto em São José dos Campos / SP, com 13x25 metros.

    Meu objetívo é construir um pequeno prédio com kitnets, pequenos apartamentos na faixa de 35 a 40 m2 e aluga-los aliado a serviços como internet, tv a cabo, mobiliado, etc...

    O objetivo é maximizar ao máximo a obra, e aproveitar ao máximo o terreno. A principio penso em fazer 3 pavimentos (térreo + 2 pavimentos), acima disso apenas caixa d'agua, telhado, sótão para armazenar alguns materias de reposição. Talvez 4 pavimentos se o projeto for aprovado sem elevadores (o zoneamento permite, a princípio).

    Minha dúvida consiste na viabilidade de utilização de alvenaria estrutural em obra dessa magnitude. Minha idéia é um projeto muito "engenheirado", tipo parede sobre parede, reaproveitamento de tubulações, aptos idênticos/espelhados, otimização no que for possível.

    Tenho um mestre de obras de confiança muito experiente em alvenaria tradicional, no qual confio muito. Com treinamento executaria qualquer obra.

    Agora a questão.

    Esse tipo de obra é viavel em alvenaria estrutural? O custo compensa os riscos em optar-se por um método que não me é tão familiar (estou disposto a fornecer treinamento a equipe)?

    E com relação a projeto, como encontrar arquitetos em minha região que dominem esse tipo de obra, de modo a me fornecer opções de materiais, fornecedores, plantas, materiais e, principalmente, estimativas de custos confiáveis?

    Ufa!!!!

    Pessoal, aceito indicação de profissionais e susgestão de fornecedores, ok?

    Por fim? Concreto ou Barro (no caso de ser estrutural)?

    Qualquer conselho será bem vindo.

    Antecipadamente agradeço aos amigos,

    Leonardo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    alvenaria estrutural x vedação

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 06 Dez 2012, 19:29
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Leonardo,

      A princípio a alvenaria estrutural só deve ser indicada mediante a análise do solo, pois um dos elementos que implicam sobre maneira na adoção desta solução é a fundação. O elemento chave é o custo da fundação para estrutura convencional x fundação para estrutura mural (alvenaria estrutural). No modo ESTRUTURA MURAL e conforme sua descrição de projeto com vãos pequenos e econômicos, provavelmente seja uma boa opção. Resta a análise do solo indicar a viabilidade.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: alvenaria estrutural x vedação

      budzinski
      postou em Qui, 06 Dez 2012, 20:22
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

        lcortezbr escreveu:Olá pessoal,

        Não sou engenheiro nem arquiteto assim, peço desconsiderar meu vocabulário provavelmente rudimentar em tais questões. Entretanto gosto muito do tema e já tenho experiência em obras (na verdade 2 sobrados e algumas pequenas casinhas de aluguel).

        Peço um pouco de paciência, pois sem fornecer subsídios ficaria difícil a vocês entenderem minhas dúvidas.

        Adquiri recentemente um terreno de esquina num excelente ponto em São José dos Campos / SP, com 13x25 metros.

        Meu objetívo é construir um pequeno prédio com kitnets, pequenos apartamentos na faixa de 35 a 40 m2 e aluga-los aliado a serviços como internet, tv a cabo, mobiliado, etc...

        O objetivo é maximizar ao máximo a obra, e aproveitar ao máximo o terreno. A principio penso em fazer 3 pavimentos (térreo + 2 pavimentos), acima disso apenas caixa d'agua, telhado, sótão para armazenar alguns materias de reposição. Talvez 4 pavimentos se o projeto for aprovado sem elevadores (o zoneamento permite, a princípio).

        Minha dúvida consiste na viabilidade de utilização de alvenaria estrutural em obra dessa magnitude. Minha idéia é um projeto muito "engenheirado", tipo parede sobre parede, reaproveitamento de tubulações, aptos idênticos/espelhados, otimização no que for possível.

        Tenho um mestre de obras de confiança muito experiente em alvenaria tradicional, no qual confio muito. Com treinamento executaria qualquer obra.

        Agora a questão.

        Esse tipo de obra é viavel em alvenaria estrutural? O custo compensa os riscos em optar-se por um método que não me é tão familiar (estou disposto a fornecer treinamento a equipe)?

        E com relação a projeto, como encontrar arquitetos em minha região que dominem esse tipo de obra, de modo a me fornecer opções de materiais, fornecedores, plantas, materiais e, principalmente, estimativas de custos confiáveis?

        Ufa!!!!

        Pessoal, aceito indicação de profissionais e susgestão de fornecedores, ok?

        Por fim? Concreto ou Barro (no caso de ser estrutural)?

        Qualquer conselho será bem vindo.

        Antecipadamente agradeço aos amigos,

        Leonardo


        ====================================

        Prezado Leonardo,

        Boa Noite!

        "Esse tipo de obra é viavel em alvenaria estrutural? O custo compensa os riscos em optar-se por um método que não me é tão familiar (estou disposto a fornecer treinamento a equipe)?"

        R: Quanto ao porte da obra, não se preocupe, é comum edifícios em alvenaria estrutural de 4, 6, 8 pavimentos. Não vejo problema algum.

        É sabido, inclusive por diversos estudos publicados, que o sistema de alvenaria estrutural para edifícios convencionais, obtém-se economia na ordem de 20 à 30 % quando comparada com sistema convencional de estrutura de concreto armado.

        Como comentou nosso colega Isaac, é importante, antes de iniciar o projeto, realizar a investigação do solo para verificar as condições de apoio.

        Outros fatores importantes:

        - contratação de um projeto estrutural adequado as normas vigentes e bem detalhado para um bom andamento da obra.

        - contratação de um engenheiro com experiência para acompanhar a execução da obra, visto que o controle da aplicação dos blocos corretos, com suas devidas resistências é fundamental. Bem como, o acompanhamento dos grauteamentos exigidos no projeto estrutural, alinhamento vertical do edifício, controle tecnológico, etc.

        - Uma desvantagem deste sistema, é a questão de não poder mudar paredes no futuro, portanto, o projeto arquitetônico deverá prever com segurança todas as aplicações do edifício.


        E com relação a projeto, como encontrar arquitetos em minha região que dominem esse tipo de obra, de modo a me fornecer opções de materiais, fornecedores, plantas, materiais e, principalmente, estimativas de custos confiáveis?

        R: Este é um ponto importante, sugiro contratar um arquiteto com conhecimento neste tipo de projeto, pois, as medidas internas, devem ser moduladas de acordo com os dimensionais dos blocos disponíveis no mercado. Assim evita-se enchimentos e leva a racionalização dos custos da obra.


        Se precisar de maiores informações, entre em contato através do meu email.

        Atenciosamente,

        Bsc. Eng. Vicente Budzinski
        Cálculo estrutural e projetos.
        (14) 9658-5141
        vengenharia@gmail.com
        www.civilnet.com.br


        Responder Mensagem


        Construção civil, discussões gerais