alvenaria estrutural x vedação


Responder Mensagem

alvenaria estrutural x vedação

lcortezbr
postou em Qui, 06 Dez 2012, 18:26
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá pessoal,

    Não sou engenheiro nem arquiteto assim, peço desconsiderar meu vocabulário provavelmente rudimentar em tais questões. Entretanto gosto muito do tema e já tenho experiência em obras (na verdade 2 sobrados e algumas pequenas casinhas de aluguel).

    Peço um pouco de paciência, pois sem fornecer subsídios ficaria difícil a vocês entenderem minhas dúvidas.

    Adquiri recentemente um terreno de esquina num excelente ponto em São José dos Campos / SP, com 13x25 metros.

    Meu objetívo é construir um pequeno prédio com kitnets, pequenos apartamentos na faixa de 35 a 40 m2 e aluga-los aliado a serviços como internet, tv a cabo, mobiliado, etc...

    O objetivo é maximizar ao máximo a obra, e aproveitar ao máximo o terreno. A principio penso em fazer 3 pavimentos (térreo + 2 pavimentos), acima disso apenas caixa d'agua, telhado, sótão para armazenar alguns materias de reposição. Talvez 4 pavimentos se o projeto for aprovado sem elevadores (o zoneamento permite, a princípio).

    Minha dúvida consiste na viabilidade de utilização de alvenaria estrutural em obra dessa magnitude. Minha idéia é um projeto muito "engenheirado", tipo parede sobre parede, reaproveitamento de tubulações, aptos idênticos/espelhados, otimização no que for possível.

    Tenho um mestre de obras de confiança muito experiente em alvenaria tradicional, no qual confio muito. Com treinamento executaria qualquer obra.

    Agora a questão.

    Esse tipo de obra é viavel em alvenaria estrutural? O custo compensa os riscos em optar-se por um método que não me é tão familiar (estou disposto a fornecer treinamento a equipe)?