Calculo de Altura livre de passagem


Responder Mensagem

Calculo de Altura livre de passagem

wdoc
postou em Qua, 19 Dez 2012, 01:49
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Ola

    Tenho uma casa num terreno 10x30, garagem no subsolo com 2,00 de altura. Porem o portao de entrada que tbem tem 2,00 de altura tem uma viga bem acima do portao.
    O desnivel do nivel da rua é de 1,20 e o angulo da rampa 13 graus, comprimento da rampa 5,00m.

    Como fazer para calcular a altura livre de passagem para entrada de veiculos altos (pickups e outros com 1,80m)?
    Como alterar a viga, remover, viga invertida ou aprofudamento do solo da garagem para ganhar alturar de 2,00 para algo perto de 2,40?

    Estou com muitas dificuldades em achar um engenheiro que conheca bem o assunto.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Calculo de Altura livre de passagem em rampa de garagem

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 20 Dez 2012, 19:39
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Wdoc,

      Perdoe-me a sugestão, mas este assunto acredito seja mais de Arquitetura do que propriamente de Engenharia Civil, assim os arquitetos podem ter mais afinidade com este problema. Isto não impede que engenheiros saibam resolver, da mesma forma que arquitetos também tem habilidades para resolverem problemas característicos originalmente da Engenharia Civil. Em muitos casos parecidos utiliza-se "viga invertida", mas pode ser que a depender da situação, possa haver outra solução melhor.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Altura livre mínima

      pmnovo
      postou em Sex, 21 Dez 2012, 00:26
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Adote a altura útil livre mínima de 2,20 m, em toda a área de circulação, acesso e estacionamento. A largura da rampa com 2,50 m se reta, e 3,00 m em curva.
        Desta forma você atenderá a qualquer veículo, e favorece a ventilação da garagem.
        Consulte o código de obras de seu município e verifique se isso não é previsto nele.
        Em caso de dúvidas, consulte o código da cidade do Rio de Janeiro.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais