Engenheiro trabalhando como encarregado.


Responder Mensagem

Engenheiro trabalhando como encarregado.

planejamento de obras
postou em Seg, 31 Dez 2012, 19:00
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Pessoal tem ocorrido em diversas empresas bem pequenas (gatas) a desqualificação do profissional de engenharia. Essas empresas contratam engenheiros e botam para trabalhar como encarregado de obra. Eles não exercem a sua profissão e ficam direto em campo " esticando linha" com os peões de obra. As suas tarefa diárias não são dadas a eles e muitos deles nem tem a sua sala na obra. O que está acontecendo é uma vergonha para a nossa classe de engenheiros e os recém formados, principalmente eles, jamais devem se submeter a isso. É o mesmo que pegar um piloto de avião e botá-lo para vender passagem aérea (sem querer desqualificar e sem ofender esses vendedores ).
    Já vi casos de engenheiros pilotando retros escavadeiras e pasmem...cavando buracos na obra. Eu sei que é difícil de acreditar, mas eu pude constatar isso.


    _________________
    PLANEJA OBRA
    - Orçamentos de obras
    - Cronogramas (project)
    - Dimensionamento de equipes de obra
    - Histogramas
    - Planilhas gerenciais

    www.planejaobra.com.br
    contato@planejaobra.com.br

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    humbertoluizgt
    postou em Ter, 01 Jan 2013, 11:30
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

      Caro colega.

      Eu entendo isso como falta de opção para esses engenheiros, não por falta de mercado de trabalho, mas por seus conhecimentos serem bastante limitados. Posso falar por mim, estou atualmente prestes a começar meu ultimo ano do curso de engenharia civil, na minha turma existem aproximadamente 40 alunos, e desses apenas 3 (sem exagero) buscam o conhecimento minímo para posteriormente exercer a profissão. As pessoas entram na faculdade querendo apenas o diploma, o papel hoje é o que move essas pessoas, pois pensam só no $$. E o resultado disso? É isso que você ta vendo. Vai piorar muito mais. Todos os dias eu penso nessa galera que vai formar comigo, o que é que eles irão fazer depois? É complicado. A solução hoje na minha opinião é o CREA aplicar uma prova para aqueles que estão se formando semelhante a OAB.

      _________________
      Humberto Luiz Gomes Tangari

      Engenheiro trabalhando como encarregado

      IsaacdeCristo
      postou em Ter, 01 Jan 2013, 20:51
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezados Senhores,

        Ainda que o Mercado da Construção Civil não estivesse em franca expansão e solicitando profissionais qualificados (Engenheiros, arquitetos e outros profissionais), eu continuaria convicto de que um profissional competente jamais se submeteria a tal situação. E mais, posso até admitir estar enganado, mas alguém ia ter que ralar muito pra me convencer do contrário.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        planejamento de obras
        postou em Qui, 03 Jan 2013, 16:52
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Prezado Humberto.
          Se é para trabalhar como encarregado de obras é melhor então não estudar engenharia ,pois, você está investindo num curso caro a toa.....pense nisso!

          _________________
          PLANEJA OBRA
          - Orçamentos de obras
          - Cronogramas (project)
          - Dimensionamento de equipes de obra
          - Histogramas
          - Planilhas gerenciais

          www.planejaobra.com.br
          contato@planejaobra.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          humbertoluizgt
          postou em Dom, 06 Jan 2013, 08:52
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

            planejamento de obras escreveu:Prezado Humberto.
            Se é para trabalhar como encarregado de obras é melhor então não estudar engenharia ,pois, você está investindo num curso caro a toa.....pense nisso!


            Ora, não entendi a sua citação meu querido. Acho que você não leu direito minha resposta, pois estamos de pleno acordo. Apenas estou tentando explicar o que se passa com a maioria dos engenheiros que estão formando por agora. Meu dever aqui é apenas contribuir para com as duvidas dos nossos companheiros. Compreende?

            _________________
            Humberto Luiz Gomes Tangari

            planejamento de obras
            postou em Seg, 07 Jan 2013, 19:12
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

              Prezado Humberto...eu me expressei errado....não havia me dirigido a você e no entanto ficou parecendo que sim. Peço desculpas.

              Acho que a nossa classe de engenheiros muito mal unida. Acho também que somos muito desvalorizados perante aos donos de construtoras etc. Na verdade não sabemos ganhar dinheiro, ao contrário do arquiteto, que tudo cobra e super valoriza o seu trabalho, mas , as pessoas não pensam que para colocar de pé , no custo , no prazo , nas melhores condições e planejamento isso quem faz é o engenheiro e não o mestre de obras ou encarregado.

              Abs.!

              _________________
              PLANEJA OBRA
              - Orçamentos de obras
              - Cronogramas (project)
              - Dimensionamento de equipes de obra
              - Histogramas
              - Planilhas gerenciais

              www.planejaobra.com.br
              contato@planejaobra.com.br

              humbertoluizgt
              postou em Ter, 08 Jan 2013, 10:12
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

                planejamento de obras escreveu:Prezado Humberto...eu me expressei errado....não havia me dirigido a você e no entanto ficou parecendo que sim. Peço desculpas.

                Acho que a nossa classe de engenheiros muito mal unida. Acho também que somos muito desvalorizados perante aos donos de construtoras etc. Na verdade não sabemos ganhar dinheiro, ao contrário do arquiteto, que tudo cobra e super valoriza o seu trabalho, mas , as pessoas não pensam que para colocar de pé , no custo , no prazo , nas melhores condições e planejamento isso quem faz é o engenheiro e não o mestre de obras ou encarregado.

                Abs.!



                Faço de suas as minhas palavras. Abraços.

                _________________
                Humberto Luiz Gomes Tangari

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Construção civil, discussões gerais