BRIGA ENTRE ENGENHEIRO E MESTRE DE OBRAS


Responder Mensagem

BRIGA ENTRE ENGENHEIRO E MESTRE DE OBRAS

ess
postou em Seg, 25 Fev 2013, 13:00
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Estou com um problema, o mestre de obras não concorda com a quantidade e as disposições das colunas em meu projeto, sendo que o mesmo foi assinado por um engenheiro. gostaria de uma segunda opinião.
    O terreno é plano e o solo é firme. não sei como postar o projeto aqui, mas envio por email para quem de dispuser me ajudar.
    [/list][/quote]


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Engenheiro x mestre

    Guilherme Garc
    postou em Seg, 25 Fev 2013, 13:21
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Não há a intensão de menosprezar ninguém, mas eu discutiria com o projetista os critérios para o desenvolvimento do projeto, se há possibilidade de fazer qualquer alteração, ouviria, sem mencionar o mestre, e executaria o projeto. Para enviar arquivos use o sendspace (www.sendspace.com). Você faz um upload e divulga um link para o download.

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420

      Briga entre Engenheiro e Mestre de obras

      IsaacdeCristo
      postou em Seg, 25 Fev 2013, 13:57
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado(a) Ess,

        É uma situação muito ocorrente e muito constrangedora também, mas a solução deste problema só refletirá em você mesmo(a), caso haja alguma consequência desagradável. Como já aconselhou o Garcia, se tiver de alterar, faça-o em combinação com o engenheiro, pois em caso de problemas futuros, se a obra estiver em desacordo com o projeto, isto isentará o projetista de qualquer responsabilidade. Enquanto isto, o mestre de obras nada terá que responder e você será o "único" responsável por qualquer problema.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        RSFarias
        postou em Seg, 25 Fev 2013, 16:07
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

          Mestres de obras não dimensionam a estrutura e não tem conhecimento para tal, todo o embasamento que ele possui foi obtido com a experiência, portanto, no "achismo". O engenheiro é quem verificou as ações dos esforços na estrutura ao dimensioná-la e é ele quem responde como responsável pelo projeto, que NÃO PODE ser alterado sem o aval do mesmo, caso contrário ele irá estar isento de culpa em qualquer problema que ocorra cancelando a ART da sua obra no CREA, que irá embargar sua obra. Você terá que contratar outro profissional para dar prosseguimento. E pode haver disputa judicial para que ele não devolva o valor dos honorários, já que o projeto foi elaborado e você decidiu não seguir (bem provável que o engenheiro ganhe).

          Mas não custa você solicitar ao engenheiro se não pode reduzir a quantidade de pilares, afinal, ninguém é dono da verdade e pode haver algum erro de entrada de dados ou concepção que o engenheiro não esteja enxergando. Além disso, você está pagando!

          Fique atento à uma coisa que me deparo muito tocando obra: os mestres geralmente pagam os armadores por empreitada conforme a quantidade de aço dobrado (por kg), portanto, para ele gastar menos, vai tentar te convencer a reduzir a ferragem de pilares e vigas. Aconteceu muito comigo, mas como fui eu quem fiz os projetos, não aceitei e fiquei muito atento ao que era dobrado pelo armador e fazia questão de conferir tudo com os projetos na mão na frente do mestre, além de verificar as perdas de material e se sobrava alguma barra.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          ess
          postou em Ter, 26 Fev 2013, 12:46
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

            Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela atenção.
            Não consegui o projeto ainda, pois o arquiteto só me passou ele impresso, mas tenho esse croqui que é fiel ao projeto final no que diz respeito as posições das colunas. Se alguém poder dar alguma opinião será importantíssimo antes de eu ir conversar com o engenheiro que o assinou. sendspace.com/file/7mvt5n

            RSFarias
            postou em Ter, 26 Fev 2013, 17:22
            Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

              ess escreveu:Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela atenção.
              Não consegui o projeto ainda, pois o arquiteto só me passou ele impresso, mas tenho esse croqui que é fiel ao projeto final no que diz respeito as posições das colunas. Se alguém poder dar alguma opinião será importantíssimo antes de eu ir conversar com o engenheiro que o assinou. sendspace.com/file/7mvt5n



              À primeira vista, a disposição dos pilares me parece estar dentro das práticas normais, não vejo nenhum exagero, ainda mais em se tratando de um sobrado. Mas mesmo assim questione se pode reduzir a quantidade, não custa.

              Só um pitaco mais voltado à arquitetura do que à engenharia (Smile):
              O pilar da esquerda na Sala de TV está naquela direção por opção sua? No pavimento superior ele vai criar um "dente na parede", talvez seria interessante você solicitar ao engenheiro para modificar a direção dele. Não sei se vai ser possível devido ao tamanho do vão que vai gerar, mas isso também não custa tentar.

              ess
              postou em Qua, 27 Fev 2013, 08:24
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

                Muito obrigado RSFarias, vou ver esta situação da posição do pilar da sala de TV, tem um detalhe que eu acho que esqueci de comentar, no pavimento superior não terá pilares, porque eu decidi não fazer laje, a cobertura do segundo pavimento será somente telhado e forro de gesso, segundo o pedreiro não havia necessidade de pilares para o segundo pavimento. ainda assim, sem a laje do seg pavimento você acha que a quantidade de pilares está correta?
                Mais uma vez obrigado.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Engenheiro x mestre

                Guilherme Garc
                postou em Qua, 27 Fev 2013, 10:11
                Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

                  Caro ESS,

                  Percebo que infelizmente seu pedreiro e seu mestre estão influenciando muito no seu projeto original. Não se esqueça que qualquer alteração de projeto que não seja executada pelo seu engenheiro calculista, o isentará de quaisquer problemas futuros e com isso estará jogando o dinheiro que foi pago pelo projeto pelo ralo.

                  Atenção!

                  _________________
                  Abraços e bons trabalhos.

                  Projetos e Consultorias em materiais
                  Soluções sustentáveis
                  Engenharia Diagnótica

                  Guilherme Custódio Garcia Jr
                  garc.engineer@gmail.com
                  11- 2306 4800
                  11- 9 8516 0420

                  RSFarias
                  postou em Qua, 27 Fev 2013, 11:15
                  Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

                    ess escreveu:Muito obrigado RSFarias, vou ver esta situação da posição do pilar da sala de TV, tem um detalhe que eu acho que esqueci de comentar, no pavimento superior não terá pilares, porque eu decidi não fazer laje, a cobertura do segundo pavimento será somente telhado e forro de gesso, segundo o pedreiro não havia necessidade de pilares para o segundo pavimento. ainda assim, sem a laje do seg pavimento você acha que a quantidade de pilares está correta?
                    Mais uma vez obrigado.



                    Sim, são necessários pilares mesmo assim, pois os esforços atuantes na cobertura devem ser transmitidos à fundação, apoiando diretamente na alvenaria você correrá sério risco de sofrer com trincas e rachaduras para sempre, a não ser que você opte por alvenaria estrutural nesse pavimento (que deve ser dimensionada pelo engenheiro).

                    Mas provavelmente será necessária uma menor quantidade de pilares com essa escolha de não executar laje. Você deve verificar quais pilares manter e quais poderá eliminar com o seu engenheiro, informando-o dessa escolha.

                    ess
                    postou em Qua, 27 Fev 2013, 12:54
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

                      Muito obrigado mais uma vez...


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural