Cobertura em telhas de concreto,exec. com pouco caimento


Responder Mensagem

Cobertura em telhas de concreto,exec. com pouco caimento

affacco
postou em Seg, 11 Mar 2013, 10:10
Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

    Bom dia.

    Eis o problema.

    Um condomínio constituído por 12 casas foi executado com cobertura em telhas de concreto, a inclinação ficou em 32%, a cobertura tem um pano de aproximadamente 9,50m.

    Quando chove em grande volume em 3 residencias , nos dois metros de pano perto do beiral, entra água nas telhas (volta água), pinga.

    ai estamos com problemas com como concertar.

    me deram duas sugestões para solucionar o problema sem mudar o ponto:

    1 - Assentar as telhas com veda-calha (eu acho inviável, acredito que não resolveria alem de gastar material)

    2 - Colocar manta aluminizada. ( Este nao sei se resolveria, se resolver financeiramente seria viável. )


    Gostaria de uma opinião dos colegas, será que a manta resolve ou realmente tenho que aumentar o ponto?


    Financeiramente seria de custo elecado devido au almento do material, as platibandas do fosso de lus deverião ser erguidas rebocadas e repintadas e a pintura não fecharia, alem do ponto de vista estético.

    obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    RSFarias
    postou em Seg, 11 Mar 2013, 14:59
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

      Se o problema é pontual apenas em 3 residências, sendo as demais idênticas, pode ter sido um erro de execução ou um problema no lote das telhas. Se a obra for recente, e o problema for a infiltração da água nelas, lembre-se que as telhas de concreto tem a propriedade de "selarem" ao longo do tempo devido a penetração de pó e poeira nos microporos.

      Independente disso, a manta é sim uma solução. A função dela não é essa, mas foi observado pelos fabricantes que ela canaliza a água de infiltrações/vazamentos nas telhas para fora por ser impermeável. Mas pra isso, é preciso que a execução seja muito bem feita para que a água não escoe lateralmente, despejando a água sobre a laje ou forro, ou acumule água. Ou seja, a manta tem que estar bem tensionada e com transpasses suficientes.

      Cobertura em telhas de concreto,exec. com pouco caimento

      IsaacdeCristo
      postou em Seg, 11 Mar 2013, 15:33
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Affacco,

        Fiquei com 3 dúvidas:
        - Se o problema não se verifica nas demais casas, então este não é da inclinação, que por vez, me leva à 2ª dúvida:

        - Tem certeza que a inclinação é mesmo 32%? Você poderia informar aqui as medidas vertical e horizontal deste plano de telhado?

        - Qual a inclinação indicada pelo fabricante? Se estiver feito dentro da faixa ou até maior do que a inclinação indicada pelo fabricante, então "ele" - o fabricante, deve assumir o problema, pois acredito tratar-se de um defeito de fabricação.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Re: Cobertura em telhas de concreto,exec. com pouco caimento

        affacco
        postou em Seg, 11 Mar 2013, 15:51
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

          IsaacdeCristo escreveu:Prezado Affacco,

          Fiquei com 3 dúvidas:
          - Se o problema não se verifica nas demais casas, então este não é da inclinação, que por vez, me leva à 2ª dúvida:

          - Tem certeza que a inclinação é mesmo 32%? Você poderia informar aqui as medidas vertical e horizontal deste plano de telhado?

          - Qual a inclinação indicada pelo fabricante? Se estiver feito dentro da faixa ou até maior do que a inclinação indicada pelo fabricante, então "ele" - o fabricante, deve assumir o problema, pois acredito tratar-se de um defeito de fabricação.

          Boa sorte!


          1 - O problema ocorre apena nas três cujo o vento bate com maior velocidade, devido a esse fato entra (confirmado pelo fato de que só entra água quando a chuva vem com vento.

          2 - Sobre a inclinação eu confirmo. Medi o ponto e o pano, e converi através do AutoCad e a inclinação de projeto é 30% mas foi executado com 32%.

          3 - O fabricante pede mínimo 29%, mesma tipo de telha daTEGULA - tradição. (http://www.tegula.com.br/site/pdf/folheto-tecnico-Telha-Tegula.pdf (http://www.tegula.com.br/site/pdf/folheto-tecnico-Telha-Tegula.pdf)). O relatório técnico do fabricante pedia pano máximo de 8,00m mas o pano executado foi de 9,65m, e como entra água somente no 2 m finais da cobertura, a culpa foi do projeto ( e execução).

          O transpasse está correto, estou estudado possibilidade de colocar manta nos 3m finais da cobertura e aumentar o traspasse de 10cm para 12cm.
          será que resolve?


          Obrigado.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais