Cálculo de viga em vão livre



Responder Mensagem
    Responder com Citação

Cálculo de viga em vão livre

mauricio marcos » Seg, 18 Mar 2013, 13:32

Boa tarde a todos...

Meu pedreiro fez uma viga de 4,5 m de comprimento em vao livrem sendo a dimensão de 25 cm(altura) x 12 cm(largura), 6 ferros de 8 mm, estribos ferro 4,2 mm a cada 20 cm. Esta viga recebe uma laje em EPS, sendo que de um lado a treliças são de 3,5 m (sala de star) e do outro 4,5 m(sala jantar). [minha duvida é, esta viga aerea suporta esta laje, favor, peço que façam os calculos basicos e me deem um parecer estimado...Observações: Este é um sobrado, e a viga que sitei é do teto da parte de cima, sendo que: As colunas e vigas da parte de baixo foram feitas com 6 ferros de 10mm, estribos ferro 4,2 a cada 20 cm. Ja a parte de cima as colunas são de 6 ferros 10 mm e estribos ferro 4,2 a cada 20 cm, e só as vigas da parte de cima foram feitas com 6 ferros 8 mm e estribos 4,2 a cada 20 cm. Na parte de cima Eu nao vejo problema nas outras vigas pois estão sobre paredesm mas essa de vao livre me deixou meio encucado...desde ja agradeço...


mauricio marcos
Usuário Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-Feira, 7 de Março de 2013

    Fórum E-Civil »


    Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising
    Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Abril de 2003


      Responder com Citação

    RSFarias » Seg, 18 Mar 2013, 17:26

    Boa tarde Maurício,

    Com todo respeito ao cidadão, mas um pedreiro não tem conhecimento para dimensionar nada, ele não entende de distribuição de cargas, momentos, etc. Além disso, se der algum problema ele não pode ser responsabilizado legalmente.


    As medidas da seção da viga (12x25cm) me parecem insuficientes, por conta disso é provável que a armação também seja insuficiente. Além disso, está em desacordo com a norma NBR 6118, que fixa seção mínima de 360cm² para estruturas em concreto armado. Está considerando a espessura da laje? Não é regra e nem vale para todos os casos, mas é uma boa aproximação para uso residencial: a altura da viga bi-apoiada deve ter aproximadamente 10% do vão, ou seja, para 450cm, deveria ser de aproximadamente 45cm.


    Conclui um sobrado há algumas semanas, tive uma viga com vão parecido e o resultado do meu dimensionamento foi bem diferente. Prefiro não citar a armação utilizada para não induzir a outro erro, pois cada projeto deve ser tratado isoladamente, como sempre digo, na engenharia não existe receita de bolo.


    E deve sim se preocupar com as demais vigas. A presença de paredes sob elas não quer dizer nada. Pelo contrário, com a deformação das vigas essas paredes podem trincar, já que a alvenaria convencional não tem muita capacidade de suporte. A presença ou não de paredes sob uma viga nem são levadas em conta, de modo que a viga seja autoportante, ou seja, fica à critério do proprietário remover a parede sob ela quando lhe for conveniente. Vigas devem sustentar paredes, não o contrário.


    Os pilares requerem estudo também, com atenção especial à armadura transversal (estribos).


    Você deveria contratar um engenheiro para evitar problemas, solicitando a ele a verificação do que foi executado e possíveis reforços. Vai ser difícil algum engenheiro querer assumir uma obra "projetada" por um pedreiro, talvez por isso o preço fique mais elevado do que se tivesse contratado um desde o início.


    Sua obra tem alvará da Prefeitura? Algum profissional assinou a ART pra você? Se sim, essa pessoa será responsabilizada em caso de problemas, mesmo que não tenha feito os projetos executivos, apenas emprestado a assinatura da ART (infração ética gravíssima).


    Boa sorte.

    RSFarias
    Usuário Nível 2
    Usuário Nível 2
     
    Mensagens: 52
    Registrado em: Sábado, 1 de Outubro de 2011
    Localização: Campo Grande - MS

        Responder com Citação

      Cálculo de viga em vão livre

      IsaacdeCristo » Seg, 18 Mar 2013, 17:39

      Prezado Mauricio,

      Perdoe-me a franqueza, até porque não se trata de nada pessoal. Mas o que você pede que façamos é um trabalho, cujo conteúdo é o nosso trabalho e pelo qual devemos ser recompensados financeiramente. Trata-se de uma análise técnica e cálculo estrutural de seu empreendimento. Estima-se que o custo técnico de uma obra varia entre 5 e 10% do valor da mesma. Nada contra se algum colega calculá-la "0800" pra você, mas se isso não acontecer, o mais correto e seguro é contratar um estruturalista para fazer as devidas análises (in loco)e indicar a melhor solução.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU: 171432-5)

      www.isaacdecristo.com.br

      IsaacdeCristo
      Colaborador Nível 5
      Colaborador Nível 5
       
      Mensagens: 3222
      Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Junho de 2009
      Localização: Camaçari - Bahia - Brasil

          Responder com Citação

        Cálculos

        Samanta » Qui, 08 Jun 2017, 19:21

        10 mentro de tamanho gasta quanta viga e e isopor

        Samanta
        Visitante
         

          Fórum E-Civil »


          Fórum E-Civil
          Advertising
          Advertising
          Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Abril de 2003

            Responder com Citação

          Re: Cálculos

          Visitante » Qui, 08 Jun 2017, 19:22

          Samanta escreveu:10 mentro de tamanho gasta quanta viga e e isopor

          Visitante

           


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados
              Respostas
              Última Mensagem

            Cálculo Estrutural

            Enviar Mensagens Novas: Permitido.
            Responder Tópicos: Permitido.
            Editar Mensagens: Proibído.
            Excluir Mensagens: Proibído.
            Votar em Enquetes: Proibído.