É possível construir apenas a fundação de uma residência?


Responder Mensagem

É possível construir apenas a fundação de uma residência?

rscarmo
postou em Seg, 18 Mar 2013, 19:34
Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

    Olá, tenho um terreno e gostaria da opinião dos amigos do fórum. Eu posso construir apenas a fundação de um sobrado, executando o projeto de fundação incluindo aterros (terreno em declive), deixando a construção da casa para um futuro não muito próximo? como ficariam as esperas das colunas? a ferragem fica aparente? posso impermeabilizar para evitar oxidação da ferragem? ou não devo executar a fundação sem dar continuidade no resto da casa? agradeço qualquer informação!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    É possível construir apenas a fundação de uma residência?

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 19 Mar 2013, 08:35
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado(a) Carmo,

      É possível, desde que o tempo de espera para continuidade da obra não seja o suficiente para permitir oxidação das esperas, todavia lembre-se de que este tempo depende muito do ambiente onde será a obra. Quando falo de "ambiente", refiro a áreas de muita ou pouca agressividade. Se for próximo ao mar, por exemplo, não é uma boa ideia, pois rapidamente a oxidação destruirá as esperas.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      RSFarias
      postou em Ter, 19 Mar 2013, 09:09
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

        Pode sim. Para evitar a oxidação das esperas, concrete-as, pode até ser com um concreto de resistência menor. Quando for executar o resto, quebre esse concreto de proteção (com cuidado e com a técnica certa, usando a ponteira na horizontal na base da proteção, para não danificar o concreto do resto da peça, como se estivesse arrasando uma estaca). Não conheço um impermeabilizante para o aço e desaconselho aplicar qualquer material que não seja específico à ele, pois isso pode só acelerar o processo de oxidação.

        Seria interessante também executar uma calçada no entorno dos blocos ou estacas, pois como seu terreno é em aclive, a água que desce pode infiltrar pelo fuste da estaca, carreando o solo e diminuindo a capacidade de suporte.



        Só um conselho de intrometido se me permite (Laughing): deixe pra fazer a fundação quando for executar a casa de vez e aplique o dinheiro em algo que renda. Até lá você pode mudar de ideia quanto a planta da casa quantas vezes quiser e não fica com dinheiro parado.

        rscarmo
        postou em Ter, 19 Mar 2013, 18:55
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

          IsaacdeCristo e RSFarias, agradeço as respostas. A solução de concretar as esperas é bem interessante, inclusive sobre as calçadas eu já havia pensado em fazer da fundação até o contrapiso do térreo, o que evitaria a infiltração da água na parte interna da casa. Mas vou pensar direitinho na sugestão de aguardar e fazer tudo de uma vez, pelo menos a fundação junto com a estrutura, paredes, lajes e cobertura, deixando os acabamentos para uma outra etapa. O problema é que tudo isto deve consumir uns 50% do valor total da obra, bem mais caro que os 14% da fundação... Smile

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais