Apenas com cursos é possível construir?


Responder Mensagem

Apenas com cursos é possível construir?

DavidsonP
postou em Ter, 16 Abr 2013, 04:59
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Fala galera tudo bom?
    Eu possuo um lote e estou querendo construir minha casa mas como a grana está um pouco curta estou pensando em eu mesmo ser o pedreiro, mas como não possuo experiência pensei em fazer alguns cursos (pedreiro no Senai, mestre de obras...). Será que somente com esses cursos vai ser possível ou melhor deixar pra lá? No caso vou contratar engenheiro para acompanhar a obra. O que acham?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    affacco
    postou em Ter, 16 Abr 2013, 12:53
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

      Bom dia

      Sinceramente, com auxilio de servente, e acompanhamento técnico até é possível. Mas não aconselho. O que acontece, é que na prática não é tão simples assim. Nem tudo que é visto em curso é aplicado a edificação, assim como a casos que só aparecem na prática.

      Na construção civil reparar algo executado errado, as vezes se torna inviável devido a custo.

      DavidsonP
      postou em Qui, 18 Abr 2013, 15:39
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Fala affacco, tudo bom? Obrigado pela resposta.
        O problema é que não posso contratar um pedreiro pois a mão de obra está acima das minhas condições. Se eu conseguir aprender já vai ser um grande alívio, por isso pensei em fazer uns cursos.
        Mas mesmo com engenheiro acompanhando não recomenda? O engenheiro no caso não iria me ajudar nas etapas?

        Apenas com cursos é possível construir?

        IsaacdeCristo
        postou em Qui, 18 Abr 2013, 16:31
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Davidson,

          Há, como em todos os cursos, a necessidade de um estágio. Não é tão simples assim. Mesmo com o acompanhamento técnico de um engenheiro, não quer dizer que ele vá pra dentro da obra lhe ensinar passos de execução. Ser pedreiro, muitas vezes é tão complexo quanto ser engenheiro ou arquiteto, não fosse assim, qualquer engenheiro ou arquiteto poderia pegar na ferramenta e começar a erguer uma parede ou fazer outro serviço qualquer, digo isso porque nas aulas práticas, na faculdade, vi muitos colegas terem dificuldades com uma das coisas mais elementares da função do pedreiro - levante de parede. Imagine outras atividade mais rebuscadas como, por exemplo, arestamento e a perícia com as ferramentas de nivelamento, prumo, etc, etc.

          Aparentemente, um pedreiro parece não precisar estudar pra ser, mas com a vivência da obra ele aprende muita coisa que jamais aprenderia alisando as carteiras da escola teórica.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais