Dúvidas com instalações elétricas


Responder Mensagem

Dúvidas com instalações elétricas

Nine87
postou em Seg, 22 Abr 2013, 11:32
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Olá pessoal,

    Sou nova neste fórum, e gostaria de uma ajuda de quem é mais especializado no assunto.
    Estou com a obra da minha casa em andamento, e foi feito apenas o projeto arquitetônico. Hidráulica e Elétrica não foram feitos os projetos.
    O que eu combinei com o pedreiro é que eu irei marcar todos os pontos onde quero que sejam colocadas as tomadas, ralos, pia, etc. e ele fará a distribuição. A instalação é monofásica, então minha maior dúvida é quais equipamentos geralmente seriam bons para deixar tomadas em 220V e quais em 127V. O chuveiro será aquecimento a gás, porém deixarei um ponto para 220V, caso no futuro necessite a mudança. Mas o restante dos eletrodomésticos, tipo ferro de passar, máquina de lavar / secar, microondas, computador etc.. é melhor em 127 ou 220V?

    Obrigada!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Dúvidas com instalações elétricas

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 22 Abr 2013, 16:08
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezada Nine,

      Se a instalação é "monofásica" (Apenas 1 fase) e cuja tensão fornecida seja de 127V, não tem como instalar equipamentos de 220V. Para isso teria de se ter tensão fornecida de 220V ou, caso a tensão de sua cidade seja 127V, você teria de obter um fornecimento Bifásico (Duas fases). Mesmo assim, a determinação da tensão a ser instalada é em função da Potência total da iluminação e dos equipamentos a serem utilizados na residência. Esta determinação também pode variar de uma cidade para outra. Há lugares que se permite instalação Monofásica quando a soma das potências de iluminação e dos equipamentos são no máximo 10000w (dez mil watts ou 10Kw), Bifásica de 10 a 15Kw e Trifásica de 15Kw em diante.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Nine87
      postou em Seg, 22 Abr 2013, 20:38
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Olá Isaac,

        Me desculpe pois confundi, a instalação é bifásica mesmo.

        freitass
        postou em Seg, 22 Abr 2013, 22:00
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

          Nine87 escreveu:Olá Isaac,

          Me desculpe pois confundi, a instalação é bifásica mesmo.


          Ola Nine,

          Você gostaria de saber quais os equipamentos ideais para ligar 220v, os equipamentos ideal Chuveiro, Ferro de Passar, Microondas, Maquina de Lavar , Secadora de Roupa e Lavadoura de Louça.
          Fique atenta pois as alguns desses equipamentos necessitam de tomadas especiais do tipo 20 A, procure dimensionar os circuitos sem sobre carregar, utilizar bitolas de cabos adequados para cada circuitos, aproveitando que você tem uma medição bifasica procure dividir os circuitos entre as duas fases.

          _________________
          contato: projeto219@gmail.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Nine87
          postou em Qua, 24 Abr 2013, 07:37
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Obrigada pelas dicas, Freitass.

            gabardo
            postou em Seg, 06 Mai 2013, 15:41
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

              Suas dúvidas deveria sere esclarecidas pelo engenheiro civil, quer elaborou seu projeto.
              Porque se a senhora for verificar ART do engenheiro, ele tem a obrigação de elaborar os projeto arquitetônico, Elétrico, Hidrossanitário e estrutural da sua obra.
              Isso é muito comum nesse país sem lei.
              Profissionais incompetentes que sabe somente desenhar e mais nada.
              Quanto ao seu projeto, ele deve ser avaliado, para poder ter essas informações que necessita.


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Instalações Prediais