Removendo Coluna


Responder Mensagem

Removendo Coluna

Sir_McCa
postou em Ter, 16 Jul 2013, 22:27
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Boa noite, pessoal.
    Primeiramente venho pedir um "socorro" aos mais experientes. Como a mão de obra hoje em dia está muito cara não tive condições de contratar engenheiro para fazer cálculos e projeto para minha reforma. Sem mais: tenho uma garagem de 3m x 6m com laje de forro em cima, com telhas de pvc super leves. Porém quero aumentar essa garagem mas tem 3 colunas de cada lado. Eu quero remover uma coluna para ter vão livre. A parte nova da garagem terá apenas telha de pvc, sem laje. Minha pergunta é: é muito complicado remover esta única coluna? Não tenho informações sobre a laje e sua sobrecarga mas não vai ter nada em cima dela...as vigas e as outras colunas suportam o peso da laje?
    Muito obrigado pela atenção.
    Abs!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Calculo Estrutural

    Guilherme Garc
    postou em Qui, 18 Jul 2013, 18:50
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Caro,

      Não é uma resposta a ser dada por um fórum, principalmente sem visita ao local. Existem soluções para o seu tipo de problema, mas tem que ser avaliado. É arriscado remover o qualquer pilar, sem reforços, estudos e análises estruturais, pontual e do conjunto.

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420

      MeketrefiS
      postou em Qui, 18 Jul 2013, 22:01
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

        Como você não sabe qual a carga que foi dimensionado para este pilar suportar, nem mesmo que parâmetros foi considerado no calculo estrutural adotado, fica impossivel qualquer palpite sobre este pilar. Tudo na engenharia é possivel, remover este pilar tambem é, ja removemos mais que um pilar em uma obra, mas reestruturamos toda a distribuição das cargas, montamos vigas metalicas de apoios e somente depois retiramos os pilares. As vigas fazem parte hoje da estrutura, nós simplesmente desconsideramos a estrutura que já tinha, ficou um pouco caro, mas resolveu um problema cronico de nosso cliente.
        Não faça besteira e contrate alguém que conheça o assunto antes de mais nada.

        _________________
        mhfranhan@uol.com.br
        (11) 9320.5399


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural