Drenagem Subterrânea


Responder Mensagem

Drenagem Subterrânea

Alexdes10
postou em Seg, 29 Jul 2013, 11:53
Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

    Olá colegas,

    gostaria de uma ajuda. Tenho um terreno de 6000m² e o lençol freático esta a 2 metros de profundidade, fazendo o terreno ficar encharcado. Gostaria de sugestões para fazer uma drenagem subterranea tornando o terreno apto para construção com radier. Detalhe que no final do terreno existe um igarapé a 3 metros abaixo do nivel zero do solo natural, onde eu posso despejar esta água.

    Desde já agradeço,


    _________________
    Alexandre S. Silva

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    rscarmo
    postou em Seg, 29 Jul 2013, 17:47
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

      http://uzimetal.com.br/index.php/servicos/81-servicos/120-rebaixamento-do-lencol-freatico (http://uzimetal.com.br/index.php/servicos/81-servicos/120-rebaixamento-do-lencol-freatico)

      O link acima é de uma empresa especializada. Uma observação interessante:

      "Dependendo da porosidade do terreno, o rebaixamento pode atingir áreas bem distantes do local das obras."

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Seg, 29 Jul 2013, 18:51
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        Não repare no meu ceticismo, cujo fundamento ouso enunciar: para que rebaixar um lençol freático já a dois metros de profundidade? Tal trabalho, que não é simples ou barato (abertura de valas, assentamento de drenos, impermeabilizações e reaterros), realmente se justificaria neste caso onde apenas camadas superficiais, possivelmente secas, seriam mobilizadas? Ademais, a própria ocupação do terreno e da região vizinha e suas consequentes impermeabilizações superficiais já poderia rebaixar o lençol ao longo do tempo. Alterações na quantidade de água num terreno sempre provocam mudanças no seu funcionamento.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais