Dúvida sobre pingadeira : é em casas ou só edifícios?


Responder Mensagem

Dúvida sobre pingadeira : é em casas ou só edifícios?

viniciusviana16
postou em Sáb, 03 Ago 2013, 22:32
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Antes de mais nada queria falar que sou novo no fórum, e meu nome é Vinicius. Faço curso de edificações e queria saber sobre isto.

    Em minha casa tenho um telhado com uma água, mas nas paredes laterais não tem calha nem pingadeira para água das chuvas. E mais um problema é que esta parede é feita com blocos de concreto (comum - é aquele bloco branco) mas meu telhado não tem pingadeira nem calha! E pra piorar a parede externa não tem proteção alguma - é só o bloco exposto sem nenhum revestimento (nem chapisco, nem emboço, nem reboco nem pintura). Meu maior problema além da infiltração é o calor na minha casa. Ela pega Sol o dia todo. Eu gostaria de saber se revestindo a parede e aplicando tinta tenho perda de calor entrando dentro da casa... e também as consequências a longo prazo se eu não colocar calha nem pingadeira. Mas aí uma dúvida surge: a pingadeira também é usada em casas ou é só em edifícios?
    Abraços!
    Legal


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Dúvida sobre pingadeira : é em casas ou só edifícios?

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 04 Ago 2013, 13:33
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Vinícios,

      A cor pode afetar a incidência dos raios solares. Cores escuras aquecem mais. Se os blocos já são claros, só uma tinta na cor branca amenizaria mais o calor na residência. quanto a pingadeira, esta pode sim ser utilizada em residências. A longo prazo a deterioração da alvenaria será apressada, caso não seja aplicado nenhum revestimento.

      Se quiser discutir mais, você pode mandar uma menagem pelo meu site, indicando um número de telefone fixo.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Qui, 08 Ago 2013, 03:09
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        Pingadeiras afastam a água da fachada conservando-a dos feios veios ressequidos de fuligem carreada; calhas e condutores levam a água da cobertura ao chão e seus captadores. Tratam-se de dispositivos técnicos que a miséria e sordidez contemporânea refuga sorridentemente. Steen Eiler Rasmussen, em seu "Arquitetura Vivenciada", nos conta como edifícios "modernos" degradam-se rapidamente sob os elementos, ao contrário dos edifícios que podem contar com o auxílio de cornijas, cimalhas, requadros e revestimentos adequados. O livo citado traz muitas observações, embora não técnicas, que poderiam alargar os horizontes dos que lidam com arte de construir.. Revestimentos argamassados (emboço) servem não apenas pra embelezar mas contribuem decicivamente para reduzir o coeficiente de transmissão térmica de uma parede, resultando em menor troca térmica. Na fuga do calor, é melhor dosar cuidadosamente ventilação, isolamento e sombreamento. Nesta senda, Joaquim Guedes Sobrinho, um dos maiores arquitetos brasileiros, adotou, num de seus projetos, colocar o forro de madeira externamente às telhas de cimento-amianto: com isso, evitava que estas aquecessem demasiado ao passo que valorizou o ambiente pintando-as de branco por dentro e lhes dando judiciosa estrutura de apoio. Gostaria de ver entre os que constróem menor preocupação financeira e mais decoro profissional: menos heteronomia e mais autonomia técnica e artística. Mas talvez seja esperar demasiado em nossos dias...
        Boa sorte a você Vinícius.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais