COMPOSIÇÃO DE MÃO DE OBRA E MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Responder Mensagem

COMPOSIÇÃO DE MÃO DE OBRA E MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Tiberio Alencar
postou em Seg, 02 Set 2013, 20:55
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Tenho um questionamento a fazer sobre as composições de mão de obra e consumo de materiais que existem em livros tais como o TCPO da editora PINI.
    Pergunto: Como obtiveram os valores unitários da mão de obra ?

    Por exemplo:

    Para se executar 1 m2 de chapisco 1 pedreiro gasta 0,10 horas ou seja 6 minutos, como isto foi medido ? Tinha um cara observando o pedreiro com um cronômetro na mão ? Se for assim, fizeram isto com todas composições existentes ? Está se considerando a idade do pedreiro, se ele é ágil ou lento ?

    Abraço.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Composição de mão de obra e materiais na Construção Civil

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 03 Set 2013, 08:52
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Tiberio,

      A Pini é uma empresa que tem um knowhall muito grande em Construção Civil e suas composições foram feitas baseadas em pesquisas de campo, laboratórios e históricos, Diários de obra, etc. Todavia, atente-se que o que ela faz é uma média, cujo valor, em minha opinião deve sim ser levado em consideração, mas sabendo-se que em muitos casos ou composições, é possível obter produtividade bem maiores do que as indicadas em suas composições. Isto porque, responsável e coerentemente, ela não iria indicar uma produtividade máxima, e ver frustradas, empresas e equipes de planejamento, ao perceberem que na prática nem sempre seriam obtidos os índices indicados pela Pini. Aliás, a este propósito, empresas mais organizadas, adequam suas composições baseando-se em seus COSTUMES OPERACIONAIS. Isto envolve costumização de equipes a equipamentos e forma de trabalhar específicos, entre outros fatores.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem


      Programas e apps de construção civil