Requadro mal executado
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Instalações Prediais
Autor Mensagem
luiz_borges
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qui, 14 Nov 2013, 12:58    Assunto: Requadro mal executado Responder com Citação

Se a argamassa de requadramento estiver soltando/destacando, devo refazer todo o requadro do vão, ou posso ir batendo e tirando o que não estiver bem aderido e refazer só estas partes?

Um pedreiro disse que esta argamassa foi feita com cal (não sei se foi usado cal na massa nos requadros) e que por isso eu teria que remover todo o requadramento da casa e refazer com argamassa de cimento e areia só. Essa informação procede?

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
mauromarc
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qui, 14 Nov 2013, 14:18    Assunto: Responder com Citação

Prezado luiz_borges, boa tarde;

Primeiramente, a cal serve como aglomerante, ou seja, segurar a água na argamassa e deixá-la com consistência pastosa. Não há problema algum dela na mistura, desde que se atenda ao traço. Em obras sempre utilizava 6 latas de areia fina ou média, duas latas de cal e uma lata de cimento. (Lata de 18 litros), 1:2:6 ou 1:2:8 ou 1:2:9. A agua adiciona-se aos poucos até atingir o ponto desejado.
Para boa aderência do reboco ou requadro, deve-se verificar se o chapisco foi bem feito e curado (Deixar secar de 03 dias a uma semana) para depois receber o acabamento.
Quando da execução do requadramento, se este, na hora do nivelamento, estiver muito espesso, deve-se "chapar a massa" em camadas.
Deixa a primeira secando (com superfície rugosa) de um dia para o outro e assim sucessivamente até se atingir o nível.

Qualquer dúvida, estarei a disposição.

Abraços.

Att
E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br
luiz_borges
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qui, 14 Nov 2013, 14:48    Assunto: Responder com Citação

Mauro, obrigado pela resposta.
Sinceramente não sei se foi feito o chapisco para o requadro (esta empresa não se primou pela qualidade do acabamento), mas ele não ficou espesso (entre 1 e 2 cm no máximo).

A base do requadro foram blocos de concreto, neste caso eu preciso chapiscar também ou dá para rebocar direto passando um pouco de bianco com pó de cimento antes?

Sobre o requadro que estão soltando, é de uma janela de 3 metros, só um pedaço dela está solto, preciso quebrar todo o requadro e refazer, ou posso só corrigir o que estão solto?
mauromarc
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qui, 14 Nov 2013, 20:24    Assunto: Responder com Citação

Prezado Luiz, boa noite;

Essa espessura de 2cm é muito pequena e está dentro dos padrões de TCPO e etc, que é de 2 a 3cm (reboco paulista).
Na minha opinião seria interessante remover as partes que estão soltando, porque de qualquer forma, vai cair mesmo a qualquer momento.Aproveite que você já está fazendo. Depois ficar demolindo, causa muita sujeira e perda de tempo.
Tinha uma empresa de são Paulo (Não me lembro do nome) que fazia ensaios de retirada de acabamento com e sem chapisco (fez os ensaios para uma obra que minha empresa estava executando). Ficou comprovado que o esforço para se retirar o reboco com chapisco era muita vezes maior do que sem o mesmo. Por isso acho importante fazê-lo. O bianco é muito bom, mas é caro para pequenos reparos (nao sei se é o seu caso). Fiz uma vez e não gostei porque nao rendia muito. Pedi o pedreiro para parar e fazer no sistema tradicional.

Qualquer dúvida, estarei a disposição.

Abraços.

Att
E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 5
Colaborador Nível 5

MensagemEnviada: Sex, 15 Nov 2013, 11:39    Assunto: Requadro mal executado Responder com Citação

Caro Luiz,

Se as partes que estão soltando forem muitas, vale mais a pena retirar todo o requadro e refazê-lo com outra argamassa devidamente dosada. Mas usar argamassa de cimento e areia, será um trabalhão, já que o função da cal é dar trabalhabilidade(plasticidade) à argamassa permitindo assim fazer os arestamentos.

Boa sorte
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Instalações Prediais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Sou obrigado a pagar por um serviço mal executado Discussões Gerais 2 Ter, 19 Mar 2013, 08:44
Por IsaacdeCristo

php BB © 2001, 2010 php BB Group