Normas NBR deveriam ser de domínio público?


Responder Mensagem

Normas NBR deveriam ser de domínio público?

ArqPaula
postou em Seg, 15 Jan 2007, 12:10
Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

    Amigos,

    Essa semana tive que comprar uma norma técnica NBR da ABNT, paguei quase R$ 200,00 pela versão impressa, simplesmente porque se não seguisse esta norma, meu projeto não seria aprovado.

    Segundo a ABNT, órgão responsável pelas normas NBR, eles são uma associação que não têm fins lucrativos. Então porque cobrar quase R$200,00 por uma norma. Esse valor paga as despesas de correios, despesas de impressão, arte, etc umas 10 vezes.

    Que existe um lucro aí, existe! Agora só não sei onde é investido.

    Na minha opnião deveria existir um órgão normativo oficial público, sob o controle do governo, assim como é o INMETRO.

    Se hoje temos que seguir as normas NBR pra poder trabalhar, assim como devemos seguir as leis do país, porque as normas não poderiam ser de acesso público e livre? Por acaso alguém já pagou para baixar um pdf de alguma lei?
    Claro que versões impressas, digitais, devem ser cobradas, pelo fato de gerarem despesas, mas falo em relação a arquivos em PDF, por exemplo.

    Não digo aqui que as normas são de uso obrigatório mas todos sabem muito bem que se não forem seguidas podem gerar uma série de problemas, desde a desaprovação de um projeto, até o desabamento da obra. Por isso, pra nós profissionais, se tornam obrigatórias.

    Então... Meu pensamento é esse:

    A normalização oficial brasileira deveria ser de responsabilidade de um órgão público governamental e não de uma associação privada (como a ABNT), que elaborem normas de domínio público.

    Qual a opinião de vocês, colegas de profissão e estudantes?


    Editado pela última vez por ArqPaula em Ter, 16 Jan 2007, 17:01, num total de 1 vez

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Normas Brasileiras

    Djalma Pesôa Neto
    postou em Ter, 16 Jan 2007, 09:15
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

      Cara Ana Paula,

      Realmente a aquisição de nossas normas não é barata hoje dia. Porém as normas tem maior divulgação, são atualizadas, e o material comecializado
      é de boa qualidade.
      Os custos para produção das normas não são só os de edição, são também os de inúmeros encontros dentros dos comitês da ABNT para a sua elaboração, revisão, atualização e correção, muitas das vezês reunindo profissionais qualificados de estados diferentes, que trabalham de forma voluntária.
      Me lembro bem que quando me formei, a mais de vinte anos atrás, as normas eram desatualizadas, vendidas de forma precária (pelo preço do xerox de cada folha !!) e o atendimento era péssimo e restrito.
      Hoje é on-line e de boa qualidade. Não seu se colaborei com seu raciocínio mas é minha opinião.
      Obrigado,

      Djalma

      _________________
      Engenheiro Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto
      Mais de 30 anos de experiência no mercado de Engenharia.

      ArqPaula
      postou em Ter, 16 Jan 2007, 17:01
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

        Djalma,

        Obrigada pela sua opinião.

        Veja, o que eu acho estranho é que uma associação privada seja responsável pela elaboração e detentora dos direitos sobre as normas oficiais do país.

        O que eu falo é que pode ter muito bem uma organização ligada ao governo, responsável pelas normas. E não é por ser do governo qe deve ser tudo desorganizado. Veja o caso do INMETRO, é um orgão do governo e muito bem organizado.

        Paula.

        Neto
        postou em Ter, 16 Jan 2007, 18:52
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 28

          Compartilho a opinião da colega Paula.
          Tem (ou tinha) um projeto no senado que reconhecia a ABNT como única detentora dos direitos autorais das NBRs. Não sei como vai esse projeto, mas se for aprovado, vai ficar mais dificil criarem num futuro distante, um órgão do governo responsável pelas normas.

          A abnt explora comercialmente as normas nbrs a um preço exorbitante e ainda fala que é uma associação sem fins lucrativos... até agora não me convenceram.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Nando
          postou em Qui, 18 Jan 2007, 12:05
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 135

            Tem (ou tinha) um projeto no senado que reconhecia a ABNT como única detentora dos direitos autorais das NBRs. Não sei como vai esse projeto, mas se for aprovado, vai ficar mais dificil criarem num futuro distante, um órgão do governo responsável pelas normas.


            Ainda está tramitando no senado.
            http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/Detalhes.asp?p_cod_mate=76475

            Na verdade é uma emenda à lei 9.610 (lei dos direitos autorais) que altera o texto para excluir as normas técnicas dos objetos que não têm seus direitos autorais protegidos.

            Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:

            I - as idéias, procedimentos normativos, sistemas, métodos, projetos ou conceitos matemáticos como tais;

            II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios;

            III - os formulários em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informação, científica ou não, e suas instruções;

            IV - os textos de tratados ou convenções, leis, decretos, regulamentos, decisões judiciais e demais atos oficiais;

            V - as informações de uso comum tais como calendários, agendas, cadastros ou legendas;

            VI - os nomes e títulos isolados;

            VII - o aproveitamento industrial ou comercial das idéias contidas nas obras.



            Os Incisos I e IV devem ser alterados para excluir as normas desta lista.

            Apenas lamento que uma lei possa ser alterada para beneficiar um entidade privada.

            Pietra
            postou em Qui, 08 Mar 2007, 14:40
            Usuário Nível 4 | Mensagens: 160

              São muito caras as normas NBR da ABNT. E ainda dizem que não têm fins lucrativos. Duvido muito disso.
              Daqui a pouco chega um deputado e transforma as normas em lei......

              NV32
              postou em Sex, 25 Mai 2007, 14:44
              Visitante

                Não concordo. As normas da ABNT são de excelente qualidade. Tem um trabalho intelectual muito grande por tras de cada norma. Acho que se jogarem nas mãos do governo esta responsabilidade, não teremos essa qualidade "beirando a perfeição" que temos hoje.

                Sds.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: Normas NBR deveriam ser de domínio público?

                Odilão
                postou em Seg, 25 Jun 2007, 19:34
                Visitante

                  ArqPaula escreveu:Amigos,

                  Essa semana tive que comprar uma norma técnica NBR da ABNT, paguei quase R$ 200,00 pela versão impressa, simplesmente porque se não seguisse esta norma, meu projeto não seria aprovado.

                  Segundo a ABNT, órgão responsável pelas normas NBR, eles são uma associação que não têm fins lucrativos. Então porque cobrar quase R$200,00 por uma norma. Esse valor paga as despesas de correios, despesas de impressão, arte, etc umas 10 vezes.

                  Que existe um lucro aí, existe! Agora só não sei onde é investido.

                  Na minha opnião deveria existir um órgão normativo oficial público, sob o controle do governo, assim como é o INMETRO.

                  Se hoje temos que seguir as normas NBR pra poder trabalhar, assim como devemos seguir as leis do país, porque as normas não poderiam ser de acesso público e livre? Por acaso alguém já pagou para baixar um pdf de alguma lei?
                  Claro que versões impressas, digitais, devem ser cobradas, pelo fato de gerarem despesas, mas falo em relação a arquivos em PDF, por exemplo.

                  Não digo aqui que as normas são de uso obrigatório mas todos sabem muito bem que se não forem seguidas podem gerar uma série de problemas, desde a desaprovação de um projeto, até o desabamento da obra. Por isso, pra nós profissionais, se tornam obrigatórias.

                  Então... Meu pensamento é esse:

                  A normalização oficial brasileira deveria ser de responsabilidade de um órgão público governamental e não de uma associação privada (como a ABNT), que elaborem normas de domínio público.

                  Qual a opinião de vocês, colegas de profissão e estudantes?

                  futurista
                  postou em Ter, 26 Jun 2007, 20:51
                  Usuário Nível 3 | Mensagens: 134

                    NV32 escreveu:Não concordo. As normas da ABNT são de excelente qualidade. Tem um trabalho intelectual muito grande por tras de cada norma. Acho que se jogarem nas mãos do governo esta responsabilidade, não teremos essa qualidade "beirando a perfeição" que temos hoje.

                    Sds.


                    Beirando a perfeição?? Forçou a barra hein!!
                    Já achei muitos erros em normas da ABNT.

                    As normas tem seu valor com certeza, tiveram o empenho de varios profissionais, com investimentos financeiros em materiais e equipamentos.

                    Agora, por exemplo, o Plano Diretor da minha cidade, que é uma LEI, exige que se siga algumas normas ABNT. Se eu nao seguir as normas PAGAS da ABNT eu estarei fora da lei. Isso é que nao pode existir, LEIS exigindo que se siga as normas ABNT, sendo que essas normas tem elevado custo.
                    Ou as normas sejam de graça, ou as leis nao podem exigir que se siga uma norma cujo conteúdo deve ser pago para adquiri-lo.

                    _________________
                    Criciúma/SC.

                    Normas Técnicas

                    Evano
                    postou em Ter, 07 Ago 2007, 21:13
                    Visitante

                      As Normas tem custo. O principal deles é sua elaboração, mas não se pode, de forma tendenciosa, obrigar os profissionais a sua utilização, sim porque, hoje, quem não segue as Normas e se garante é um gênio. Então acho que elas deveriam ser subsidiadas pelo governo. Paga-se os profissionais que participam de sua elaboração e torna-se elas públicas. Simples, não? Com todos os impostos que pago, acho que tenho esse direito.
                      Evano Silveira Balen ; Eng° Civil


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais