Como escolher a fundação mais adequada ao tipo de solo?


Responder Mensagem

Como escolher a fundação mais adequada ao tipo de solo?

christianeyan.
postou em Qui, 30 Ago 2007, 12:02
Visitante

    Como escolher a fundação mais adequada ao tipo de solo? Estou projetando em um terreno onde nao é possivel bater estaca e as cargas de pilares estão com forças horizontais excessivas...
    Se alguem puder ajudar, valeu!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    mais detalhes do terreno

    JOSEMYR
    postou em Dom, 02 Set 2007, 09:35
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

      Do jeito que você expõe o problema fica difício dar alguma posição sobre uma possível solução para este caso. Procure um Calculista aí da região.
      Um abraço.

      JOSEMYR

      christianeyan
      postou em Ter, 04 Set 2007, 22:21
      Visitante

        queria agradecer pela atenção, realmente minha pergunta foi um tanto generica, pois estava apavorada nesse dia, rs. No fim consegui acabar com as cargas horizontais excessivas e acabei optando pela estaca strauss.
        Valeu!! chris

        Visitante
        postou em Sex, 07 Set 2007, 16:34

          Parabéns!!! Baby. Rolling Eyes Felicidades Wink

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Henardt
          postou em Ter, 11 Set 2007, 23:18
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 65

            Por curiosidade qual a classificação e o tipo de solo da sua região?

            fundação

            Eng. Luiz Alberto Faria
            postou em Sex, 30 Nov 2007, 23:20
            Visitante

              A forma de escolher o tipo de fundação mais adequada a todo e qualquer caso é sempre através de sondagem (normalmente spt).
              Quanto às cargas horizontais normalmente tratamos de restringí-las através da execução das vigas de fundação com dimensionamento adequado (questão economica).
              Sds,
              Luiz Alberto Faria - Eng Geotécnico - CREARS 57149-D Smile

              Re: fundação

              ELSIO LIRA
              postou em Dom, 16 Mar 2008, 00:33
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                Eng. Luiz Alberto Faria escreveu:A forma de escolher o tipo de fundação mais adequada a todo e qualquer caso é sempre através de sondagem (normalmente spt).
                Quanto às cargas horizontais normalmente tratamos de restringí-las através da execução das vigas de fundação com dimensionamento adequado (questão economica).
                Sds,
                Luiz Alberto Faria - Eng Geotécnico - CREARS 57149-D Smile



                Caro Eng. Luiz - obrigado pela gentileza, tenho esta dúvida no FORUM, se possível agradeço por orientar/comentar:
                "Caros colegas, sou totalmente leigo no assunto e agradeço por receber dicas e orientações. Adquiri um terreno em Bertioga/SP no condomínio Morada da Praia. Tenho preocupação de não ser bem assessorado no que tange a fundação do imóvel que estarei construindo. Fui informado por suposto "construtor" que a quadra onde se encontra o terreno é muito ruim de solo, disse que não existe base adequada, mesmo perfurando muito, alegou que em uma determinada obra nesta quadra, mesmo após perfurar 14 metros, não se encontrou base adequada e a casa após alguns anos necessitou de tratamento caro para sua recuperação (estava afundando). Minha grande dúvida: o terreno está condenado, existe técnica segura e barata para se construir casa até 300m2? Em especial e se tratando de solo do litoral, no que tange brocas/fundação, quais são as técnicas aconselháveis para terrenos extremamente/profundamente instáveis "moles"? Ouvi falar do brocas profundas, sapatas especiais, radiê, etc. Muito obrigado"

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem


                Construção civil, discussões gerais