Construção de fundação muito cara


Responder Mensagem

Obra

Euzebio
postou em Dom, 27 Jan 2008, 13:44
Visitante

    Depende muito do terreno. se for muito acidentado o engenheiro esta certo.
    se for plano um metro de fundura e o suficiente. é o ferro e 3/8 é pra estribo
    3/16. boa sorte Que Deus te proteja


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Kleberamos

    therion1950@hotmail.com
    postou em Sex, 20 Jun 2008, 00:27
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

      [i]para[/i]Kleberamos

      Bom dia amigo, sei que você está preocupado com a situação em questão, mas lhe digo o seguinte, consulte um engenheiro civil, e se o "proprietário" não quiser "gastar" imagine o seguinte, peça a ele se ele possue seguro de carro certo, acredito que sim, o seguro da obra dele é voce amigo, pois se der algum problema na obra VOCE é o seguro dele, pois para a justiça o "proprietário" é identificado como "leigo", e VOCE ao aprovar a construção de algo, fornece o aval.

      Confie em mim, sou Eng Civil e trabalho com geotecnia (sondagens), projetos de fundação, reforço de fundações, contenção, meio ambiente e consultoria em projetos, possuo uma empresa de fundação, e acredito que se ocorrer algum problema já sabemos quem será responsabilizado, e não será o proprietário.

      qualquer duvida me envie e-mail
      therion1950@hotmail.com
      abraços

      gene
      postou em Seg, 23 Jun 2008, 21:18
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

        Não sei se é este o caso, mas vou dizer algumas coisas a seguir que ocorrem com mais frequência do que se imagina...


        Tem engenheiro que não calcula porcaria alguma, por pura preguiça (ou sabe lá falta de conhecimento) mesmo... sai falando bota ferro aqui e bota ferro ali, super dimensiona a obra só pra tirar o dele da reta...

        Daí tem alguns que ainda vem com a maior cara de pau dizer que você tem que procurar profissional habilitado, que o crea protege a sociedade (o crea aqui da cidade tem umas plaquinhas com o logan "em defesa da sociedade" que dá vontade de rir), desprezam e as vezes até humilham profissionais ditos práticos. Cansei de ver mestres de obra ter que ensinar recem-formados.

        Digo isto porque trabalhei 15 anos como desenhista/projetista, de uns 40 engenheiros da região que trabalhei, mais de 30 era esta raça ai, anti-éticos... Dai a pessoa que está pagando pelo projeto e não entende nada de nada, acaba levando na o prejuízo sem saber... Como uma pessoa comum vai saber que tal viga não precisava ser daquela dimensão ou ter aquela quantidade de ferros?
        Não sei como está agora, mas alguns anos atrás lembro que o crea aqui carimbava projeto sem se quer abrir a folha, acho isto um absurdo.

        O melhor é pesquisar bem o profissional que está contratando, procure obras que ele projetou, converse com os proprietários, pegue o máximo de informação possível, pegue diferentes orçamentos antes de contrata-lo, pois tem muito profissional anti-ético como em qualquer área, e está cada vez mais fácil cair nas mãos de um.

        Quanto ao seu projeto, peça um memorial de calculo, procure uma segunda e terceira opinião, se depois disto desconfiar, procure outro profissional...

        Re: FUNDACAO PARA MAQUINAS

        lufimedeiros
        postou em Qui, 22 Jan 2009, 15:41
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 21

          Kleberamos escreveu:Caros, sou eng. mecânico; não entendo nada de solo e nada de concreto. Estou desenvolvendo um projeto de um equipamento de processo industrial; este é composto por vários equipamentos (uns estáticos como tanques e outros dinâmicos como compressores).
          Gostaria de vcs uma "luz" para uma provável solução de fundação (base) para dois equipamentos. Já adianto que não sabemos nada sobre o solo do local de instalação, isto é, não foi feita nenhuma sondagem; posso apenas disser que esse terreno já foi aplainado, onde um metro de profundide de terra vermelha foi retirada deste local (o local fica nas proximidades da cidade de Rio Claro/SP). Como disse não entendo nada de solos, então me descupem se falo aki bobagens, mas, ao que me parece, esta terra retirada é uma terra de fácil compactação (não é areia, não é rocha dura) e durante o trabalho da escavadeira não surgiu nenhum indicio de água no solo (presumo que por ali não existia nenhum “banhado”).

          Os "caras" (cliente e fornecedor) não querem gastar com mais nada, isto é, eles não querem gastar com a análise do solo. Logo, "eu tenho que dar os meus pulos", por isso venha pedir a sugestão de vcs:

          1. Preciso dimensionar uma base para uma máquina rotativa (baixa vibração) e que pesa 3.000kg; e,

          2. Preciso dimensionar uma base para dois tanques (eles vão estar um do lado do outro, bem próximos de modo que possa instalá-los sobre uma única base); os dois tanques juntos pesam 15.000kg e cada um deles é suportado por 4 pés (colunas);

          Alguém pode me dar umas dicas? Por favor! Obrigado!




          Caro amigo,
          a primeira solução prática é "skidar"(desculpe o "aportuguesamento") seus equipamentos, distribuindo melhor o peso dos mesmo, evitando assim cargas pontuais, se os mesmos já forem "skidados"o que não é incomum, tudo dependerá realmente do solo.
          Se o local existente é uma fábrica, galpão, ou abriga alguma construção, tente obter informações deste projeto, muitas vezes é possível se ter uma sondagem já executada.

          No caso dos tanques, essa é sua praia como Eng. Mecânico, cálcule os skids para que o peso dos mesmo possa ser distribuido uniformemente.

          Normalmente um radier de dimensões de acordo com a carga resolve seu problema, mas já vi casos de blocos sobre estacas pouco profundas.

          Um outro ponto é pensar na base da máquina rotativa, saber qual a vibração e, se é possível usar algum sistema de amortecimento. Normalmente quando é um equipamento seriado de produção, isto já é contemplado, incluisve os skids.

          Espero ter ajudado.
          Abraços,
          Luiz

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          robmag
          postou em Qui, 22 Jan 2009, 20:46
          Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

            Bem, no primeiro caso penso que seria melhor fazer uma consulta em uma empresa idônea de fundações, que com certeza conhece bem o solo da região e vai lhe dizer qual a profundidade que as estacas devem ter neste tipo de obra.

            No segundo caso, toda fundação de máquinas deve ser dimensionada para absorver todas as vibrações por elas produzidas, não permitindo a propagação de frequências ressonantes através do solo. Para isso existem diversos métodos comprovados de cálculo.

            _________________
            Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
            Programador LISP para AutoCAD
            www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
            robertomagnani@uol.com.br

            Construçao - Fundação

            IsaacdeCristo
            postou em Dom, 07 Jun 2009, 01:22
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              Cara Fernanda K.

              Para qualquer análise seria necessário se ter maiores informações sobre o projeto, o solo, etc.


              Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 26 Ago 2011, 10:33, num total de 3 vezes
              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

              caxiense
              postou em Ter, 23 Jun 2009, 00:44
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

                Fernanda, acredito que a solução para o seu problema é consultar outro engenheiro.

                O terreno tem que ser muito ruim pra exigir uma fundação dessas para uma casa.

                Só para ter uma idéia, estou construíndo um prédio de quatro andares e tive que descer somente 1,30m.

                Como o Gene falou, existem muitos eng. que não entendem nada de prática e na dúvida mandam o cliente gastar um absurdo de forma desnecessária.

                Procure outro engenheiro para tirar a sua dúvida.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Construção civil, discussões gerais