Construção de fundação muito cara



Responder Mensagem
    Responder com Citação

Construção de fundação muito cara

Fernanda k. » Seg, 24 Set 2007, 20:13

Olá pessoal!
Estou prestes a começar a construçao de um sobrado, (já informo que sou leiga no assunto, entao me perdoem os erros tecnicos), fiz o projeto com um engenheiro... a casa terá um vão livre de 4m (para estacionamento de um ônibus embaixo) e o pé direito de 2,80, e será utilizado o sótao para um studio em cima, tipo mezanino. E tbem informo que a área da casa é de 160 m2 ( o andar da casa, nao a área total em cima + embaixo + mezanino).
Espero que tenha dado pra visualizar um pouco...
Meu problema já surgiu antes de começarmos a construçao! O engenheiro, em seu projeto estrutural pediu 5 metros de profundidade de fundação, e barras de ferro de uma grossura "x"... e ao fazer a cotaçao isso custa um absurdo... aluguel da maquina para a fundaçao, quantidade de cimento para a fundação, preço das tais barras.. enfim... totalmente fora do esperado e nunca comentado por ele em termos de valores da fundação.
E meu mestre de obras dissse que o eng. está construindo um Shopping! que ele exagerou... que a fundação pode ser de 3 metros de profundidade (visto as condiçoes do meu terreno)e as barras de ferro podem ser quase da metade das polegadas que o eng indicou...
Amanha vou me reunir com o eng e mestre de obras... pedir uma explicaçao do engenheiro e se há solução para baratear a obra...
Pergunto: O que vcs acham? É normal o eng. dar a fundação pra aguentar um aviao sobre a casa? rs
Sei que as respostas serão dadas por profissionais e defensores (com toda razao) da sua categoria. Mas peço opiniao sincera com base na vida real: que se for pra seguir o que os eng dizem ou as formulas matemáticas, nao terei como construir minha tao sonhada casa, e ela nao sairá do papel, pois todo meu dinheiro vai na fundação!
PS.: Nao quero que minha casa desabe e sei a importância de uma boa fundação e de um bom engenheiro.
Agradeço a atenção desde já!!!!


Fernanda k.
Visitante
 

    Fórum E-Civil »


    Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising
    Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Abril de 2003


      Responder com Citação

    Henardt » Qua, 26 Set 2007, 00:34

    a fundação vai depender do tipo de solo que se encontra na sua região e as condições dele no seu terreno, assim fica difícil dar uma opinião ou solução.

    Henardt
    Usuário Nível 2
    Usuário Nível 2
     
    Mensagens: 65
    Registrado em: Terça-Feira, 14 de Novembro de 2006
    Localização: Ijui - RS

        Responder com Citação

      Fernanda K. » Qui, 27 Set 2007, 12:31

      Justamente, ele não fez a sondagem do solo...
      Obrigada.

      Fernanda K.
      Visitante
       

          Responder com Citação

        Evieira » Seg, 29 Out 2007, 14:55

        Bom,
        A sua dúvida é muito difícil - senão impossível - de responder!!!
        O que você chama de "um absurdo" de preço, pode ser caro ou não! Rolling Eyes
        Mas, se não foi feita a sondagem, muito provavelmente ele usou um "coeficiente de ignorância" para ter certeza de que não terá problemas futuros!
        O certo seria fazer dois - pela norma, nunca menos que dois - furos de sondagem e verificar a capacidade de suporte do solo.
        Além disso, existem empresas especializdas APENAS em fundações - essas podem fazer a sondagem e ainda o projeto de fundação, e depois executar a fundação. Em obras médias/grandes é assim que se costuma fazer. 8)
        Quanto ao mestre de obras... Não é ele que vai assinar a ART, portanto, ele pode falar o que quiser... Twisted Evil
        Apenas como dica: a fundação é cerca de 5% do preço total da obra, e a estrutura 25% - ou seja, 30% do seu custo é o que mantém a casa em pé!

        Evieira
        Usuário Nível 1
        Usuário Nível 1
         
        Mensagens: 5
        Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Outubro de 2007
        Localização: Brasília

          Fórum E-Civil »


          Fórum E-Civil
          Advertising
          Advertising
          Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Abril de 2003

            Responder com Citação

          Fundação

          Novato » Ter, 30 Out 2007, 23:54

          A sua dúvida é muito complicada de responder mesmo, como foi dito anteriormente.
          Mas, só para você ter uma idéia, sem q o Engenheiro e o mestre de obras saibam, procure seus vizinhos (lados, fundos, frente) é pergunte a eles como foi feita a casa deles. Se foi com engenheiro ou não; se houve projeto estrutural ou não; e o mais importante: como foi feita a fundação deles.
          Faça isso só para que você tenha uma idéia do seu solo, tendo em vista que será muito difícil seu solo ser diferente do solo deles.
          Mesmo assim, não se esqueça que profissional capacitado a colocar de pé (com segurança, economia e garantia) "sua tão sonhada casa" sempre será um Engenheiro.
          Se você acha que sua obra está superfaturada, peça a opinião de outros ENGENHEIROS. Com certeza é a melhopr solução.

          Novato
          Visitante
           

              Responder com Citação

            Henardt » Qua, 31 Out 2007, 22:32

            Além disso, existem empresas especializdas APENAS em fundações - essas podem fazer a sondagem e ainda o projeto de fundação, e depois executar a fundação. Em obras médias/grandes é assim que se costuma fazer


            Não é uma boa idéia a mesma empresa que faz o projeto, execute-a, aí sim que vão superdimensionar a estrutura para gastar mais concreto, horas máquina, etc.
            Como o colega citou, inicialmente procuraria saber quais as culturas regionais a respeito.
            Só por curiosidade, qual a altura do ônibus?

            Att, Henardt Weber Klein

            Henardt
            Usuário Nível 2
            Usuário Nível 2
             
            Mensagens: 65
            Registrado em: Terça-Feira, 14 de Novembro de 2006
            Localização: Ijui - RS

                Responder com Citação

              Fundação

              Ronaldo » Sex, 02 Nov 2007, 11:12

              Olá Fernanda, estou fazendo a fundação de um prédio de quatro pisos e deu profundidade de 3 a 5 metros de fundação, mas tudo depende do tipo de solo, procure saber se o terreno foi aterrado, se era banhado ou rochoso fale com os vizinhos mesmo, para saber que tipo de fundação fazer, pode ser sapatas, bate-estacas, tubulões tem vários meios, se vai dar bastante fundo tem que analizar se não vai dar problema na casa do vizinho, se quiser ver fotos de uma fundação ou mais informações meu email é rsbisognin@pop.com.br

              Ronaldo
              Visitante
               

                  Responder com Citação

                OLÁ FERNANDA

                SANDRO DESTRO LIMA » Qui, 08 Nov 2007, 11:34

                Não quero fazer as vezes de advogado do diabo mas acho que você devria dar confiança ao que seu engenheiro lhe informou. O solo é condição indispensável para qualquer tipo de cáculo estrutural. Acredito que devas tembém ouvir a opinião de outros profissionais da área entretanto acho pouco provável que suas opiniões divirjam da de seu engenheiro. Também acredito que seu pedreiro esteja precisando estudar um pouco mais pois o que ele sabe, aprendeu observando e seu engenheiro, estudando.
                Toda fundação bem executada é garantia de resistência da obra. Mas... Vale ouvir outars opiniões.

                _________________
                SANDRO DESTRO LIMA

                SANDRO DESTRO LIMA
                Usuário Nível 1
                Usuário Nível 1
                 
                Mensagens: 3
                Registrado em: Terça-Feira, 4 de Setembro de 2007
                Localização: SANTA MARIA DE BELÉM DO ESTADO DO GRÃO PARÁ

                    Responder com Citação

                  fundações

                  Luiz Alberto Faria » Sáb, 01 Dez 2007, 00:11

                  Cara Fernanda, ainda que estando o prazo vencido quando vejo a data da tua solicitação, gostaria de dar a minha contribuição tendo em vista que o assunto faz parte da minha vida nos últimos 17 anos.
                  Assim, de forma prática tipifico questões que acho importante de serem esclarecidas:
                  1 - é compreensível a tua posição de reduçao de custo ou nao disperdício - todos sabemos como é difícil em um país como o nosso implementar nossos sonhos - especialmente o da casa própria;
                  2 - a posição do resp técnico pela execução da obra deve ser encarada com isenção e profissionalismo buscando viabilizar a obra dentro dos ítens de prazo, preço, segurança e estética - para isto estudou longos anos de sua vida;
                  3 - para obras de mais de 1 pavimento é de bom alvítre que o engenheiro de obra que normalmente não tem uma especialização maior com a engenharia de fundações contrate uma empresa especializada que através de um engenheiro geotécnico lhes darão fatalmente as melhores soluçoes quanto ao tipo de fundação, processo executivo, vantagens, desvantagens de uma em relação à outra, etc, etc, etc.
                  4 - antes de mais nada, a primeira condição básica, é sempre será a realização de uma sondagem que através de amostras coletadas do slo e correspondente medidas de resistencia ao longo da profundidade ensaiada oferecerá as condições necessárias para definição do tipo de fundaçao, seção, profundidade a ser atingida para o caso de estacas, tensão admissível do solo para o caso de fundações diretas, etc.
                  5 - por Norma o número mínimo de furos são 3 e se seu engenheiro não executou este ensaio, nao tem fatalmente base legal para qualquer discussão neste sentido.
                  6 - foi dito por algum colega ou parceiro que o projetista não deve ser o executor das fundações como forma de se previnir quanto a possibilidade de superfaturamento - 80% de minhas obras foram projeto e execução - algo em torno de 600 e sempre busque a melhor condição p/ meu cliente até porque a concorrência está aí.
                  Espero ter contribuido de alguma forma.
                  Sds,
                  Luiz Alberto Faria - Eng. Geotécnico - CREARS 57.149D Smile
                  Smile

                  Luiz Alberto Faria
                  Visitante
                   

                      Responder com Citação

                    FUNDACAO PARA MAQUINAS

                    Kleberamos » Sáb, 19 Jan 2008, 00:56

                    Caros, sou eng. mecânico; não entendo nada de solo e nada de concreto. Estou desenvolvendo um projeto de um equipamento de processo industrial; este é composto por vários equipamentos (uns estáticos como tanques e outros dinâmicos como compressores).
                    Gostaria de vcs uma "luz" para uma provável solução de fundação (base) para dois equipamentos. Já adianto que não sabemos nada sobre o solo do local de instalação, isto é, não foi feita nenhuma sondagem; posso apenas disser que esse terreno já foi aplainado, onde um metro de profundide de terra vermelha foi retirada deste local (o local fica nas proximidades da cidade de Rio Claro/SP). Como disse não entendo nada de solos, então me descupem se falo aki bobagens, mas, ao que me parece, esta terra retirada é uma terra de fácil compactação (não é areia, não é rocha dura) e durante o trabalho da escavadeira não surgiu nenhum indicio de água no solo (presumo que por ali não existia nenhum “banhado”).

                    Os "caras" (cliente e fornecedor) não querem gastar com mais nada, isto é, eles não querem gastar com a análise do solo. Logo, "eu tenho que dar os meus pulos", por isso venha pedir a sugestão de vcs:

                    1. Preciso dimensionar uma base para uma máquina rotativa (baixa vibração) e que pesa 3.000kg; e,

                    2. Preciso dimensionar uma base para dois tanques (eles vão estar um do lado do outro, bem próximos de modo que possa instalá-los sobre uma única base); os dois tanques juntos pesam 15.000kg e cada um deles é suportado por 4 pés (colunas);

                    Alguém pode me dar umas dicas? Por favor! Obrigado!

                    Kleberamos
                    Usuário Novato
                     
                    Mensagens: 2
                    Registrado em: Sábado, 19 de Janeiro de 2008


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados
                        Respostas
                        Última Mensagem

                      Discussões Gerais

                      Enviar Mensagens Novas: Proibído.
                      Responder Tópicos Proibído.
                      Editar Mensagens: Proibído.
                      Excluir Mensagens: Proibído.
                      Votar em Enquetes: Proibído.