Construção de fundação muito cara


Responder Mensagem

Construção de fundação muito cara

Fernanda k.
postou em Seg, 24 Set 2007, 20:13
Visitante

    Olá pessoal!
    Estou prestes a começar a construçao de um sobrado, (já informo que sou leiga no assunto, entao me perdoem os erros tecnicos), fiz o projeto com um engenheiro... a casa terá um vão livre de 4m (para estacionamento de um ônibus embaixo) e o pé direito de 2,80, e será utilizado o sótao para um studio em cima, tipo mezanino. E tbem informo que a área da casa é de 160 m2 ( o andar da casa, nao a área total em cima + embaixo + mezanino).
    Espero que tenha dado pra visualizar um pouco...
    Meu problema já surgiu antes de começarmos a construçao! O engenheiro, em seu projeto estrutural pediu 5 metros de profundidade de fundação, e barras de ferro de uma grossura "x"... e ao fazer a cotaçao isso custa um absurdo... aluguel da maquina para a fundaçao, quantidade de cimento para a fundação, preço das tais barras.. enfim... totalmente fora do esperado e nunca comentado por ele em termos de valores da fundação.
    E meu mestre de obras dissse que o eng. está construindo um Shopping! que ele exagerou... que a fundação pode ser de 3 metros de profundidade (visto as condiçoes do meu terreno)e as barras de ferro podem ser quase da metade das polegadas que o eng indicou...
    Amanha vou me reunir com o eng e mestre de obras... pedir uma explicaçao do engenheiro e se há solução para baratear a obra...
    Pergunto: O que vcs acham? É normal o eng. dar a fundação pra aguentar um aviao sobre a casa? rs
    Sei que as respostas serão dadas por profissionais e defensores (com toda razao) da sua categoria. Mas peço opiniao sincera com base na vida real: que se for pra seguir o que os eng dizem ou as formulas matemáticas, nao terei como construir minha tao sonhada casa, e ela nao sairá do papel, pois todo meu dinheiro vai na fundação!