SUBSTITUIR FERRO 8MM NO LUGAR DE 10MM


Responder Mensagem

SUBSTITUIR FERRO 8MM NO LUGAR DE 10MM

Mar_Vini
postou em Qui, 06 Fev 2014, 12:52
Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

    É possível substituir uma viga baldrame de 15x30, projetada para ter 4 ferro de 10mm, por uma com 6 ferros de 8mm. A razão é que há mutia sobra de ferro 8mm. Será para uma casa térrea, com laje.

    Gostaria de por uma foto mas a política do forum não permite. O desenho abaixo ilustra minha ideia

    |_|_|
    |_|_|
    |_|_|
    |_|_|
    |_|_|
    |_|_|
    | .| |[/u]


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eng. André
    postou em Qui, 06 Fev 2014, 14:36
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Boa tarde!

      Acredito que você deve consultar o autor do projeto e verificar a possibilidade da mudança.

      Atenciosamente:

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770

      Mar_Vini
      postou em Qui, 06 Fev 2014, 15:42
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

        Eng André
        Agradeço a resposta. Mas o projetista já falou que não. O mestre de obras, que eu sei tem mais de 10 anos de experiência, disse que sim. Mas eu insisto na pergunta pelo seguinte: qual a explicação física para uma negativa? Levando em consideração que todo o restante permanecerá o mesmo, ou seja, a carga sobre as vigas, o solo, o traço... enfim, tudo, e a única variante seria esta: ao invés de 4 barra de 10mm usar 6 de 8.

        leigamente falando, se eu trocasse 4 de 10 por 4 de 8, a viga ficaria com menos capacidade de suportar carga, mas se eu adicionar duas barra a mais...

        4x10mm dá uma área de 40mm em ferro dentro da viga. 6x8 daria 48mm.
        Este raciocínio é tecnicamente coerente?

        função do ferro no concreto.

        Mar_Vini
        postou em Sex, 07 Fev 2014, 09:45
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          "Existem dois tipos de deformação... um tipo de deformação que comprime a coluna, chamada de compressão e outra que extende a coluna chama de tração.
          A Compressão, é como se voce pegasse uma mola pela duas pontas e fizesse uma força para o centro da mola, apertando para que a mola diminuisse de tamanho, e a tração a força é para os extremos da mola, esticando para que a mola aumentasse de tamanho.

          Um elemento de coluna na horizontal - a viga - quando recebe cargas sobre estes dois tipos de esforços, principalmente em uma viga com dois apoios nos extremos sofrendo uma força unica no seu centro, tende a ter a parte superior comprimida e a parte inferior tracionada.

          A exemplo disso Uma Barra de borracha apoiada em seus extremos tende a se deformar quando recebe qualquer carga..

          Inicialmente é isso, .. agora, o cimento trabalha bem com a força de compressão e não trabalha bem com a força de tração, já a barra de ferro trabalha bem com a força de tração e não trabalha bem com a força de compressão.

          Então pensou-se em unir este dois materiais em um termo chamado Concreto Armado, para que se pudesse fazer pilares e vigas de grandes vão sem que nenhum material fosse afetado.

          Além disso depois, com base nisto foi criado o CP - Concreto Protendido, que é, basicamente, um Concreto Armado com uma barra de ferro previamente tracionada, para se vencer vãos maiores .

          Acho que isso responde a sua pergunta.

          O ferro não dá maior resistência as colunas, pois a resistência depende do traço do concreto e não da espessura do ferro.
          A sustentação da coluna se dá ao conjunto viga e pilares e não tem nada haver com o ferro. O que fixa a coluna ao solo é a força chamada N, em conjunto com uma massa de concreto puro, sem ferro localizada no fuste
          Amarração é uma função do ferro, mas não é a principal. Dependendo do vão é do tipo de construção, pode haver colunas de concreto sem ferro, já existem estudos que utilizam a madeira em conjunto com o concreto, o bambu no lugar dos ferros.
          O Excesso de ferro não é prejudicial a coluna, somente ao bolso do dono da obra, por isso se recomenda o calculo estrutural para que não haja um superdimensionamento das barras de ferros, onerando demais a obra, nem muito menos, por motivos de economia, se coloque ferros de bitola inferior, correndo o risco da estrutura não suportar a carga, por falta de segurança" - eng. Mineiro, em resposta noutro fórum. (o grifo é meu)

          Sendo assim, é possível usar 6 barras de ferro 8mm no lugar de 4 de 10mm, "fortalecendo" o traço do concreto e/ou menor distância entre os estribos?

          Concordam?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          SUBSTITUIR FERRO 8MM NO LUGAR DE 10MM

          IsaacdeCristo
          postou em Sex, 07 Fev 2014, 10:41
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Prezado Vini,

            Seu raciocínio referente às áreas da seção de aço é coerente. Só não entendi a "negativa" do estruturalista sem justificar o porquê. Também não voltei a verificar a NBR-6118, que trata desde assunto, mas me parece (pelo que me lembro), que o diâmetro mínimo para este caso é 10mm.

            Boa sorte!

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            georgehfs
            postou em Sex, 07 Fev 2014, 10:50
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

              Mar_Vini escreveu:Eng André
              Agradeço a resposta. Mas o projetista já falou que não. O mestre de obras, que eu sei tem mais de 10 anos de experiência, disse que sim. Mas eu insisto na pergunta pelo seguinte: qual a explicação física para uma negativa? Levando em consideração que todo o restante permanecerá o mesmo, ou seja, a carga sobre as vigas, o solo, o traço... enfim, tudo, e a única variante seria esta: ao invés de 4 barra de 10mm usar 6 de 8.

              leigamente falando, se eu trocasse 4 de 10 por 4 de 8, a viga ficaria com menos capacidade de suportar carga, mas se eu adicionar duas barra a mais...

              4x10mm dá uma área de 40mm em ferro dentro da viga. 6x8 daria 48mm.
              Este raciocínio é tecnicamente coerente?



              Não estou sugerindo que você faça a modificação, mas vou te dar uma informação.

              4 barras de 10 mm
              Área de aço= 314,16 mm2


              6 barras de 8 mm
              Área de aço = 301,59 mm2

              Perfeito

              Mar_Vini
              postou em Sex, 07 Fev 2014, 10:54
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

                Perfeito georgehfs. Isto explica tudo. Grato.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: SUBSTITUIR FERRO 8MM NO LUGAR DE 10MM

                ROGERALBERTO
                postou em Sex, 07 Fev 2014, 11:05
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  [quote="Mar_Vini"]É possível substituir uma viga baldrame de 15x30, projetada para ter 4 ferro de 10mm, por uma com 6 ferros de 8mm. A razão é que há mutia sobra de ferro 8mm. Será para uma casa térrea, com laje.

                  Gostaria de por uma foto mas a política do forum não permite. O desenho abaixo ilustra minha ideia

                  |_|_|
                  |_|_|
                  |_|_|
                  |_|_|
                  |_|_|
                  |_|_|
                  | .| |[/u][/quote]

                  Prezado Vini e Prezado Eng. André:

                  Passou batido o cálculo das áreas das secções do ferro. Não há coerência nenhuma. $ barras de 10 mm não possuem a área de 40mm. Estes 10 mm é a bitola do ferro, e não a área da seção transversal. A área do ferro é a área da circunferência de diametro "x"mm. No caso, 10 e 8 milimetros, cujos raios são 5 e 4 milimetros. A área da secção será (3,14) x R(ao quadrado), ou seja, para o ferro de 8,00mm, cujo raio é 4 milimetros, temos área de 50,24mm enquanto para o de 10 milimetros (raio 5,00mm) teremos uma área de 78,5mm. Assim, 6 ferros de 8,0 milimetros somam uma secção transversal de 301 milimetros quadrados, enquanto 4 ferros de 10 milimetros somam 314,00mm quadrados. Resumindo: ¨6 barras de ferro de 8,00 milimetros tem área transversal menor do que 4 barras de ferro 10,00 milimetros. Estes milimetros, como falei, é o diãmetro do ferro, e não secção transversal. Fórmula da área da circunferência: A = Pi ( 3,14 ) x raio (ao quadrado).

                  Obrigado

                  Mar_Vini
                  postou em Sex, 07 Fev 2014, 18:30
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

                    ROGERALBERTO, obrigado pela extensão da explicação. Excelente!

                    TROCA DO DIAMETRO DO AÇO

                    LUIZ SAMPAIO
                    postou em Qui, 31 Mai 2018, 23:38
                    Visitante

                      Não estou sugerindo que você faça a modificação, mas vou te dar uma informação.

                      4 barras de 10 mm
                      Área de aço= 314,16 mm2


                      6 barras de 8 mm
                      Área de aço = 301,59 mm2

                      Nesse caso não pode fazer a substituição, porque a área a ser substituida 314,16 mm2 ainda é superior a área pretendida 301,59 mm2. Não pode fazer a substituição por área menor, mas sempre por uma área maior porém mais próxima da área de projeto a ser substituida.

                      301,59 mm2 / 6 = 50,265 x 7 = 351,855 maior que 314,16 mm2. O aço tem uma área limitada para ocupar a peça de concreto.


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural