Dúvidas sobre projeto estrutural de um engenheiro


Responder Mensagem

Dúvidas sobre projeto estrutural de um engenheiro

adrianobbb
postou em Sex, 09 Nov 2007, 13:02
Usuário Novato | Mensagens: 1

    help! estou com serias duvidas em relação a quantidade ferros calculado pelo engenheiro no projeto de calculo estrutural, pois a minha obra é um sobrado de 112m², c/ terreno de 125m² e de solo firme. segue abaixo o calculo passado pelo engenheiro.
    alicerce c/ vigas de 9 ferros 3/8, e com colunas de 6 ferros 3/8 na parte inferior , 17 sapatas de 12 ferros e também o uso de bloco estrutural na parte inferior e superior.E ai passei para um pedreiro fazer o orçamento de mão de obra, e ele disse estava muito exagerado o que o engenheiro pediu, e ai falei c/ o engenheiro e ele disse que deveria seguir o projeto e não poderia mudar nada do que foi calculado, mas estou construindo e só agora fui perceber realmente que esta muito exagerado, pois só na parte inferior já foi usado 200 barras de 3/8 e 100 barras de 3/16, e agora que comecei vou até o fim, e ate pensei mandar a planta para outro engenheiro fazer o calculo estrutural, porque se estiver muito exagerado, vou discutir as diferenças de gastos excessivos e sem necessidade com engenheiro.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: calculo estrutural

    Silas
    postou em Sex, 09 Nov 2007, 15:16
    Visitante

      adrianobbb escreveu:help,help,help! estou com serias duvidas em relação a quantidade ferros calculado pelo eng° no projeto de calculo estrutural, pois a minha obra é um sobrado de 112m², c/ terreno de 125m² e de solo firme. segue abaixo o calculo passado pelo eng°.
      alicerce c/ vigas de 9 ferros 3/8, e com colunas de 6 ferros 3/8 na parte inferior , 17 sapatas de 12 ferros e tambem o uso de bloco estrutural na parte inferior e superior.E ai passei para um pedreiro fazer o orçamento de mao de obra, e ele disse estava muito exagerado o que o engº pediu, e ai falei c/ o eng° e ele disse que deveria seguir o projeto e nao poderia mudar nada do que foi calculado, mas estou construindo e so agora fui perceber realmente que esta muito exagerado, pois so na parte inferior já foi usado 200 barras de 3/8 e 100 barras de 3/16, e agora que comecei vou até o fim, e ate pensei mandar a planta para outro eng° fazer o calculo estrutural, porque se estiver muito exagerado, vou discutir as difereças de gatos excessivos e sem necessidade com engº.


      Não sei a base técnico-científica que você tem pra dizer se é exagerado ou não, tão pouco o pedreiro.

      O papel do pedreiro é unicamente executar o que está no projeto, que foi calculado para garantir a economia e segurança do seu imóvel e das pessoas que nele residem. O pedreiro não tem noção alguma de como as cargas atuam na estrutura nem o sabe quantificar. O cálculo do engenheiro está coerente, e acredite: é a melhor opção entre segurança x economia que você pode ter. Tente diminuir um ferrinho desses da estrutura pra ver o que acontece.

      Pedreiro é pedreiro... se ele executar uma sapata de um prédio de 4 pavimentos e depois for executar uma sapata de um prédio de 30 pavimentos, ele vai dizer que está "exagerada", e se deixarem ele faz a sapata do prédio de 30 do tamanho da sapata do prédio de 4 pavimentos. Compreende?

      klebergilo@ig.com.br
      postou em Sex, 09 Nov 2007, 19:06
      Visitante

        Boa Noite!
        Se você tem duvidas sobre o projeto estrutural, consulte outro profissional de mesmo gabarito.
        “ Quando um medico aponta que você tem que fazer uma cirurgia, Você vai procurar a opinião de outro medico ou de um técnico em enfermagem nada contra aos pedreiros e os técnicos em enfermagem, mas cada um na sua área.”

        Espero ter ajudado!

        Re: calculo estrutural

        Engº Leandro "Calcu
        postou em Ter, 20 Nov 2007, 22:20
        Visitante

          Caro Adriano, um projeto estrutural bem feito requer uma série de pré requisítos e procedimentos de cálculo para ser dimencionado, conforme a NBR 6118:2003.
          Primeira pergunta que lhe faço: Adriano, você tem o perfil de sondagem do solo do terreno, pois sem este estudo fica difícil afirmar que o projeto estrutural das fundações e vigas baldrames estão exagerados.
          Como nosso colega já disse, grande maioria dos pedreiros, sejam qual for a dimensão da obra, dizem que a estrutura esta exagerada.
          Nenhum Engenheiro Irá dizer se a estrutura está exagerada, sem ter em mãos o perfil de sondagem do terreno, as cagas e distribuições de esforços de cada sapata ou bloco de fundação, sem a planta de forma com a distribuição das vigas e pilares, distancia entre vãos, entre muitos outros fatores como as propriedades dos materiais, tipos de aço, propriedades do comcreto como fck e módulo de elasticidade adotado, pois as estruturas de concreto, são muito complexas de serem dimencionadas, e pedreiro nenhum tem a qualificação profissional para afirmar que a mesma está exagerada.
          O que posso lhe recomendar é, na dúvida, procure um engenheiro civil especializado em engenharia de estruturas "Calculista",e tenha em mãos os projetos e o perfil de sondagem do solo do terreno. Porém, provavelmete este profissional irá cobrar seus honorários, para este tipo de análise que, como já explanei é muito complexa.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          calculo estrutural

          Ednan
          postou em Seg, 07 Jan 2008, 22:20
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            Caro amigo, vou te falar uma coisa, pedreiro não tem a menor condição de opinar sobre estruturas. Eles sabem somente executar os projetos, e alguns nem isso sabem. Sou calculista e afirmo que a solução é razoavel.
            Entre o pedreiro e o engenheiro a relação é a mesma de um médico e um enfermeiro. Existem mais de cinco anos de faculdade entre um outro. Os engenheiros são especialistas em cálculo, com conhecimento de resistencia dos materiais, estabilidade, quimica física, etc.... etc.... Como você pode confiar num pedreiro que as vezes nem segundo grau tem. Pedreiros tem conhecimento empírico. Uma sapata ou uma viga ou um pilar saõ estruturas complexas que mudam para cada projeto e eles fazem comparações entre uma construção e outra sem a menor condição de análise. [/list][/u]

            REs.Calculo estrutural

            Juliano(Tecnico C. Civil)
            postou em Ter, 22 Jan 2008, 13:18
            Visitante

              Meu caro,
              não sei a quanto andas a tua construção porém te digo, e que que sirva de exemplo para outros, sempre que lhe surgir uma duvida parta para outra opnião.
              você ouviu e deu credito ao seu pedreiro,logo sua duvida,não que ele tenha razão, mas checar não é demais.
              Já vi duas construções de 710 m2 quase desmoronarem por displicencia de engenheiro calculista e mais um monte de merdas por aí.
              Geralmente a experiencia conta mais que 10 anos de faculdade e você pode realmente cair num gasto desnecessário ( por favor não vá pedir um pedreiro para calcular estrutura prá você) mas de um pouquinho de credito quando um peão desconfiar de qualquer coisa possa que ele n/ tenha razão massss....
              Valeu?.........

              Henardt
              postou em Qui, 24 Jan 2008, 10:28
              Usuário Nível 2 | Mensagens: 65

                Se lembram daquela música? "Pode ser que sim", pode serrr que não" brincadeiras a parte.

                Existem 2 tipos de engenheiros, os que sabem e os que axam que sabem das coisas. Aqui na prefeitura da minha cidade (6mil hab.) ñ desmerecendo o homem, um dia fui conversar com ele etc... certa hora perguntei se ele fazia projetos por fora, ele disse que sim... ai ele falou que ñ sabia nem calcular os carregamentos de uma casinha simples. Me espantei é claro, ai perguntei como que ele fazia então, ele me respondeu 'experiência'.

                Igual ao exemplo do Wilson chutometro é uma coisa Engenharia é outra.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Richard
                postou em Sex, 09 Mai 2008, 18:43
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

                  Geralmente a experiencia conta mais que 10 anos de faculdade e você pode realmente cair num gasto desnecessário ????

                  fsjunior
                  postou em Sáb, 24 Mai 2008, 09:46
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                    A formação teórica é fundamental ao exercício da engenharia.
                    Sem isso, seríamos meros técnicos que usam tabelas pré definidas e gerais.

                    A experiência sem base teórica é fraca, insólita.....essa sim provoca o desmoronamento de prédios....ainda que seja de 10 ou 40 anos.

                    Por outro lado, se com forte fundamentação acadêmica, temos uma engenharia de primeira linha.

                    Qto a questão de pedreiros...eles não têm formação alguma. Faz falta um SENAI SESC etc... para pararem de dizer disparates.

                    Ao amigo que está se sentindo lesado:
                    Pense que o pedreiro quer FACILIDADE.
                    Se daqui a 5, 4, 3 anos ou daqui a 6 meses sua casa estiver trincada, supondo o caso de você. seguir o pedreiro, eu já sei a resposta que ele vai te dar:

                    - É acomodação do Solo, doutor. È só costurar essas rachaduras com "ferro" que num vorta nunca mais....

                    Amigo, a crítica contra o projeto estrutural só pode ser recebida se vinda de outro engenheiro especialista.......digo que tem que vir de um engenheiro de estruturas......Aí sim pode ser submetida à perícia.
                    O pedreiro pode até apontar, mas tem que ser avaliado por um engenheiro de estruturas.

                    Qto à reparação por danos materias, creio que se restar realmente comprovada o grave desatendimento às normas, você. pode ganhar sim na Justiça. Mas pense que pode ter o pedido contraposto de danos morais por parte do engenheiro ofendido....isso se ele provar que não tem culpa..

                    Eu já atuei em ações.... Mas nunca vi uma dessas, o juiz condenar por projeto superdimensionado


                    Sou engenheiro de estruturas, faço mais de 40 projetos por ano. Sâo silos, prédios de tudo quanto é tipo, mansões, casas de jogador de futebol e artista, ginásios de esportes, escolas etc...

                    Não admito que um pedreiro que construiu 30 ou 40 casas na VIDA INTEIRA, venha me falar de experiência, contra mim ou contra qualquer outro colega.

                    Sou também consultor de estruturas, cansei de ver patologias irrecuperáveis ou extremamente custosas.

                    obrito
                    postou em Ter, 27 Mai 2008, 16:27
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

                      Concordo com os comentários acima.

                      Mas acho que temos que buscar o bom senso. Acho que o proprietário deve ouvir o pedreiro sim, ou qualquer outra pessoa, mas apenas ouvir, pois para executar tem que ser o projeto de um engenheiro estrutural. Pois o dinheiro é dele, e o gasto excessivo quem vai bancar também é o proprietário.

                      Eu falo isso porque eu também estou cansado de ver projetos irresponsavelmente muito exagerados.

                      Eu penso que a função do engenheiro estrutural além da segurança, que é uma exigência básica, as soluções inteligentes e a economia são de suma importância.

                      O cliente quando contrata ele quer o pacote completo. Mas infelizmente como ele é leigo, muitas vezes procura preço baixo de projeto.

                      Todos os calculistas não pensam iguais, cada um tem o seu projeto.

                      Calcular com segurança é obrigação, e se o calculista projeta muito exagerado PARA MIM NÃO É ENGENHARIA é enganação, é enganar o cliente e a se mesmo.

                      Projetar com muito exagero qualquer engenheiro faz, não importa o tipo de projeto, por isso deve-se procurar sempre um especialista.

                      Um projeto muito exagerado mostra toda a insegurança do engenheiro.

                      Mas não é ao pedreiro que o proprietário tem que seguir. Como foi dito acima: se está com dúvida procure outro profissional.


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural