Fundacao para tipo de solo ( brejal ) aterrado com barro


Responder Mensagem

Fundacao para tipo de solo ( brejal ) aterrado com barro

Leonardo Faccini
postou em Sáb, 05 Jan 2008, 21:43
Visitante

    Tenho um terreno Vila Velha - ES , 480m2 aonde ja foi usado como estracao de area , agora para vender os lotes , aterraram com argila , meu visinho colocou a sonda bate staca , mas nao chegou em lugar firme. vou construir um muro de bloco e um escritorio de 2 andares , vou montar uma marmoraria, para chegar no nivel da rua falta 1 metro de aterro, gostaria de saber qual tipo de aterro devo usar e a fundacao. alquem pode dar sua opniao .
    apenas uma opiniao. fico grato.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Fundacao para tipo de solo ( brejal ) aterrado com barr

    EngClaudio
    postou em Dom, 06 Jan 2008, 11:25
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      Leonardo Faccini escreveu:Tenho um terreno Vila Velha - ES , 480m2 aonde ja foi usado como estracao de area , agora para vender os lotes , aterraram com argila , meu visinho colocou a sonda bate staca , mas nao chegou em lugar firme. vou construir um muro de bloco e um escritorio de 2 andares , vou montar uma marmoraria, para chegar no nivel da rua falta 1 metro de aterro, gostaria de saber qual tipo de aterro devo usar e a fundacao. alquem pode dar sua opniao .
      apenas uma opiniao. fico grato.


      Nesse caso, inevitavelmente, você vai precisar de um estudo mais profundo do terreno, se quiser garantir a segurança da construção. Esse estudo é feito através de uma sondagem. O engenheiro que será responsável pela obra certamente irá solicitar a sondagem. A partir do perfil do solo, é que pode-se concluir que tipo de fundação será utilizada, e se será necessário realizar algum melhoramento no solo.

      aterro de lote

      Eu leonardo
      postou em Dom, 06 Jan 2008, 20:48
      Visitante

        Me informando com visinhos eles estao aterrando com entulho em baixo e com barro ou areia por cima, isso e certo?

        Re: aterro de lote

        Severo Campos
        postou em Seg, 07 Jan 2008, 15:18
        Visitante

          Eu leonardo escreveu:Me informando com visinhos eles estao aterrando com entulho em baixo e com barro ou areia por cima, isso e certo?


          É uma opção... mas como o amigo acima falou, é imprescindível a realização de uma sondagem. Será que as camadas inferiores do solo suportarão este aterro à longo prazo? Só uma sondagem pode dizer...

          Chame um profissional para avaliar... ou faça esse aterro aí (bem compactado, em camadas) e cruze os dedos para o solo de suporte aguentar a construção.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          telles0808
          postou em Sex, 15 Mai 2009, 09:06
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

            utilize aterro compactado para garantir solo de suporte de 1kgf/cm2 e a fundação pode ser estaca feita injetada ou estaca cravada. A profundidade será determinada pela empresa executante do serviço, já que é obrigatório ter um eng. responsável.

            Não utilize fundação direta no seu caso, pois acontecerão recalques diferenciais trincando sua edificação, devido a compactação lenta do solo, que acontecerá com a expulsão da água e formação de vazios, ao carregar o solo.

            Fundacao para tipo de solo ( brejal ) aterrado com barro

            IsaacdeCristo
            postou em Sáb, 06 Jun 2009, 18:14
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              Caro Leonardo Faccini,

              Pelo fato de ter apenas dois pavimentos sua obra não deverá ter grande complicação estrutral, mas ser o solo "emprestado", você deve mesmo é lançar mão de uma sondagem do solo, afinal você não quer ter problemas futuros e ter que gastar muito mais que o valor de uma sondagem.

              Você até pode fazer uma estrutura sem sondagem, mas haverá sempre uma dúvida em sua cabeça, sobre ter ou não adotado a solução correta.

              Uma coisa é certa, conforme citou o amigo Telles 0808, obra em terreno emprestado não deve ser feita em fundação direta ou rasa pois isto certamente causaria problemas futuros em sua edificação.

              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


              Responder Mensagem


              Construção civil, discussões gerais