Arquitetura ou Engenharia Civil???


Responder Mensagem

Re: Vantagens de ser Engenheiro

AWILL
postou em Sáb, 07 Ago 2010, 12:34
Usuário Novato | Mensagens: 1

    BOM EU FAÇO ARQUITETURA ESTOU NO QUARTO SEMESTRE E TRABALHO EM UM ESCRITORIO DE ENGENHARIA , ONDE LÁ UM DEPENDE DO OUTRO . MESMO EU FAZENDO ARQUITETURA TRABALHO COM EDIFICAÇÕES (ESTRUTURA METALICA) O QUE VAI DEPENDER SAO OS SEUS CONHECIMENTOS E A SUA FORÇA DE VONTADE . E EM RELAÇAO A QUAL DELAS EH A MELHOR VAI DEPENDER DO QUE você GOSTA POIS TANTO UM PROFICIONAL DE ARQUITETURA QUANTO O DE ENGENHARIA SE TIVER UM BOM CONHECIMENTO VAI GANHAR PELO QUE SABE.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    manu
    postou em Sex, 03 Dez 2010, 14:25
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      olá, a poucas semanas estive às portas da UFPR. Sempre sonhei cursar arquitetura, mas ao longo deste ano acabei voltando minhas atenções para a engenharia civil por conta dos comentários que ouvia toda vez que contava qual curso queria. todos me aconcenlhavam a cursar eng. civil, alegando que teria mais área de trabalho e ganharia dinheiro em menos tempo.
      pois fui lá em curitiba para fazer engenharia, mas acabei não passando no vestibular por pouquissima coisa, um ponto na realidade.
      lendo as respostas para essa mesma dúvida que eu tinha, percebi claramente que minha área é mesmo a arquitetura e estou encarando o fato de não ter passado como uma chance de não cursar algo que não corresponde a todas as minhas espectativas apenas por opinião da massa.
      acredito que engenharia civil seja mesmo um ótimo curso, mas quando se é bom naquilo que faz todo trabalho tem retorno (financeiro e pessoal)
      ano que vem estarei pronta para das os primeiros passos rumo a realização do meu sonho.
      aconselho o mesmo a todos que tem essa dúvida, dinheiro e area de trabalho tem, falta ainda profissionais exercendo bem a sua profissão e certamente isso acontece porque a pessoa não está na área que gostaria de atuar.

      destaque para os dois últimos comentários, me ajudaram pra caramba!

      IsaacdeCristo
      postou em Dom, 05 Dez 2010, 07:44
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Tanto o arquiteto quanto o engenheiro, ambos tem atuações em todas as obras, aliás pelo que sabemos, para toda obra ou a grande maioria delas, todo projeto principal parte do arquiteto e em seguida os demais projetos ditos complementares são desenvolvidos por engenheiros e outros profissionais. Assim também é a execução das obras, que é sua maioria tem a coordenação de um engenheiro civil.

        Por outro lado, uma coisa lhe garanto, a experiência diz que se você fizer o que não gosta, nunca ou muito dificilmente terá uma expressão no mercado de trabalho.

        ***
        Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.
        _________________
        -Saiba como lidar com profissionais e operários da construção; Economize na compra de materiais;
        Modelos de contratos e comentários; Tipos de empreitadas e suas vantagens e desvantagens.
        -Tudo isso e muito mais no livro "Conhecendo Obras".


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Dom, 18 Mar 2012, 08:33, num total de 1 vez
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        maria fernanda
        postou em Ter, 28 Dez 2010, 23:24
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          olá,sou estudante do 1º ano do ens. médio e tenho muito facilidade pra resolver contas e esse tipo de coisa. Pretendo fazer engenharia civil e pelo oq eu li aqui e em outros sites só reforçaram minha ideia. Acho que as duas profissões é uma boa e que você tem que fazer o que se identifica com você!
          Respeito pela profissão alheia sempre e pelo que estou informada a área de trabalho das duas profissões estão bons.
          Acho que isso vai de cada um,pesquise melhor e tire você mesmo suas conclusões Very Happy

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Arquitetura ou Engenharia Civil???

          PatSenna
          postou em Ter, 04 Jan 2011, 14:28
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Maurício Souza escreveu:Oi pessoal,

            Estou dividido entre o o curso de Arquitetura e Engenharia Civil... minha vontade é cursar Arquitetura, mas ouço de todos os lados que o mercado de trabalho para o Engenheiro é melhor.... estou com essa tremenda duvida... alguém pode me ajudar... dar algumas dicas de mercado... falar um pouco sobre os cursos (vantagens e dificuldades)...

            Tenho 37 anos, sou Téc. de Segurança no Trabalho e não posso errar nessa escolha, pois sei que qdo terminar serei meio velho para o mercado de trabalho.


            >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

            Olá, Mauricio.

            Hoje depois de tanto tempo, gostaria de saber se você fez a sua escolha e o que esta achando do curso escolhido? Pois hj também tenho 37 anos e me encontro na mesma situação sua descrita a tempo atras.

            Engenharia ou Arquitetura.

            DUARTE
            postou em Sáb, 05 Fev 2011, 02:57
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              Shalom... Querido se você tem espírito artístico e criativo sua área é a arquitetura cuja função é projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Se sua área é calculos vá pra engenharia civil projetar, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. EM TERMOS DE MERCADO A ENGENHARIA É BEM MAIS PROMISSORA, falo isso com sobriedade sou estudante do CONJUNTO GEOCIENCIAS TECNOLOGIAS UFPE, aqui em Recife principalmente em suape a demanda por engenheiros é altissima, em contrapartida poucos são os profissionais, pois muitos desistem ao entrar numa universidade o curso é pesado, inclusive aqui em PE tem UM VESTIBULAR NO MEIO DO ANO SÓ PRA ENGENHARIA, os salários vão de 4.000 e podem chegar a 20.000 R$ dependendo de seu título... :aplauso:

              cordeiro
              postou em Qui, 08 Dez 2011, 07:25
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                Ao meu ver:

                ENGENHARIA: Ciência exata, trabalha com dados técnicos.

                ARQUITETURA: é ARTE. Dependerá muito de sua criatividade.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                beth
                postou em Sáb, 17 Mar 2012, 20:26
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  Segue para os menos informados as atribuiçoes do arquiteto.
                  Aos Engenheiros que não conhecem suas atribuiçoes uma dica: a resolução 1010 do confea as define, só é pesquisar ou participar mais do conselho. O Nome projeto arquitetônico so que tem o direito de usar é o arquiteto, engenheiro usa projeto de edificaçoes. Outra informação Dificilmente se encontra um engenheiro que faça sozinho todas as etapas de de construção que começa pela escolha do terreno passando pela concepção do projeto arquitetonico e os projetos complementares ate chegar a obra. Raras sao as grandes construçoes que foram projetadas e planejadas unica e exclusivamente por engenheiros.
                  Mias uma informação: ja ouviram falar na lei federal 11888?? Assegura ás familias de baixa renda assistencia técnica publica e gratuita para o projeto e a construção e habitação de interesse social. Iniciativa do arquiteto Zezeu Ribeiro. Ou seja arquitetura nao é pra rico se dessemos a importancia a arquitetura concertesa muitos problemas urbanos seriam minimizados.

                  O QUE FAZ UM ARQUITETO

                  A formação do arquiteto possibilita atuação em várias áreas.

                  Essa habilitação é expressa pela Lei Federal 5194/1966 e pela resolução 218/1973 que determinam as atribuições do arquiteto e urbanista, com as especificações de serviços que podem executar cabendo ao arquiteto as seguintes atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores; planejamento físico, local, urbano e territorial, e serviços afins e correlatos:
                  [b]Supervisão, coordenação e orientação técnica.
                  Estudo, planejamento, projeto e especificação.
                  Assistência, assessoria e consultoria.
                  Direção de obra e serviço técnico. Vistoria, perícia, avaliação,
                  arbitramento, laudo e parecer técnico.
                  Desempenho de cargo e função técnica.
                  Ensino, pesquisa, analise, experimentação, ensaio e
                  divulgação técnica e extensão.
                  Elaboração de orçamento.
                  Padronização, mensuração e controle de qualidade.
                  Execução de obra e serviço técnico.
                  Fiscalização de obra e serviço técnico.
                  Produção técnica e especializada.
                  Condução de equipe de instalação, montagem, operação,
                  reparo ou manutenção.
                  Execução de instalação, montagem e reparo.
                  Operação e manutenção de equipamento e instalação.
                  Execução de desenho técnico.

                  costafinkel
                  postou em Qui, 21 Jun 2012, 23:58
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

                    O problema atual da Arquitetura:

                    O grande problema da arquitetura hoje em dia eh a decoracao - Por estar na moda, muitas pessoas buscam fazer arquitetura porque querem ganhar dinheiro com decoracao, o que terminou por estigmatizar e prostituir a profissao. Nos anos 80, 90% de uma sala de aula de arquitetura era de homens, hoje nao chega a 40%.

                    Mas o que incomoda nao eh nem isso, mas sim o fato de que a populacao eh ignorante e pelo fator apontado acima, passa a pensar que a funcoes do arquiteto se limitam as do decorador - Fato que, oportunamente, eh tambem evidenciado por engenheiros, a fim de abocanhar mais fatias do mercado.

                    A verdade, porem, eh que o arquiteto pode fazer TUDO que o engenheiro faz, seja de projeto, seja de construcao - Alias, metade do curso de arquitetura eh voltada as mesmas materias que os engenheiros civis veem, seja estruturas, materiais, fundacoes, tecnicas, etc. A unica diferenca esta na parte urbana - Pontes, tuneis, etc, onde so o arquiteto pode fazer o projeto arquitetonico, e so o engenheiro o estrutural. O resto eh 100% igual.

                    Alias, o amigo que postou uma das primeiras mensagens, falou uma grande besteria, pois nao eh incomum um arquiteto assumir TODOS os papeis da construcao de uma casa, incluindo projetos de arquitetura, eletrica, hidraulica, estrutura, etc, bem como supervisao da obra, entre outras atribuicoes.

                    Eu penso da seguinte forma: se voce busca um emprego fixo, com um salario fixo em uma grande empresa e gosta mais de calcular do que de que criar, va para Engenharia. Se voce gosta de fisica e matematica, mas tambem possui uma inclinacao a arte e a criacao - Arquitetura. Mas lembre-se independente do que escolher, o seu destino final vai ser um so: Construcao. E em ambos os casos, voce tem que entender bastante dela.

                    Para aqueles que falaram que engenharia tem mais campo na area privada, eu discordo. Eh muito mais comum se contratar um arquiteto do que um engenheiro na construcao de uma casa, por exemplo. Mas concordo que engenharia no mundo corporativo esta mais em alta do que arquitetura - Mas se voce for esforcado, voce com certeza nao ira morrer de fome com arquitetura.

                    Eu concordo que eh importante visar a lucratividade de cada area, afinal voce esta investindo tempo e dinheiro nela - Mas no caso de arquitetura e engenharia, acho que eh muito mais uma questao de vocacao do que dinheiro, pois em ambas as profissoes, voce sendo um bom profissional, esta fadado a ganhar muito dinheiro, pois tem bastante mercado.

                    edmarferreirajr
                    postou em Sáb, 23 Jun 2012, 00:42
                    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

                      beth escreveu:
                      Essa habilitação é expressa pela Lei Federal 5194/1966 e pela resolução 218/1973 que determinam as atribuições do arquiteto e urbanista[/b]



                      Cara Beth,

                      Quero lembrá-la, carinhosamente, de que quem está menos informado a respeito da própria legislação que regula seu ofício é você mesma. Nossas atribuições, desde 31 de dezembro de 2010, são regidas somente pela lei 12.378 (e resoluções complementares posteriores) e não respondemos mais ao sistema CONFEA (que pelo artigo 68 da citada lei passou a se denominar Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e sim ao CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
                      Abraço,

                      _________________
                      Edmar
                      arquiteto e urbanista

                      “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
                      Herculano Pires


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais