Chove mas não molha !


Responder Mensagem

não impermeabilizar

Marcoantoniotl
postou em Sáb, 22 Mar 2008, 19:44
Visitante

    Companheiros..
    Aliás, companheiros já conhecidos de "outros foruns"...
    Este sistema de "NÃO IMPERMEABILIZAR", levando-se em conta a realidade das obras deste nosso país.... SÓ MESMO SE FOR PRA FAZER UMA LAJE NA CASA NOVA DA SUA SOGRA...!!!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    lufimedeiros
    postou em Ter, 06 Out 2009, 12:24
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 21

      Concordo em um aspecto, ser possível "substituir" a impermeabilização com a utilização de manta asfáltica por outro sistema mais simples onde se possa ganhar em tempo de execução, sem prejuízo a durabilidade da construção.
      Se houver qualquer tipo de telhado e, a laje não for livre, vou pelo caminho da utilização de concreto com aditivo impermeabilizante em proporção ideal.

      Dando a opinião sobre o assunto:
      É quase que "inumano" a hipótese de se ter um concreto moldado "in loco" sem nenhum tipo de porosidade, tendo feito esta consideração, quando uma laje exposta a ação do tempo ficar molhada, inevitavelmente esta irá absorver parte da água por seus poros, uma vez "dentro" do concreto a água funcionará como a "corrente elétrica" procurando o caminho de menor resistência até onde for possível e, penso em duas coisas que podem ocorrer neste momento para que este ciclo finde. Ou ela evaporará com o tempo ou em contato com a armadura se acometerá de reação química fornecendo Oxigênio para a outra reação com o Aço, a Oxidação da armadura, dando início a uma patologia nesta estrutura.

      Não acredito que a saida seja partir para a abolição da impermeabilização como etapa da obra e, sim procurarmos pesquisar em função de obtermos outros métodos tão eficientes quanto os existentes, mas com a vantagem de econômia de tempo e, por consequência financeira e não economizarmos na segurança e qualidade.

      Esta é minha humilde opinião, fica o espaço para nossos companheiros darem suas opiniões também.

      Abraços,
      Luiz Filipe


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais