Dúvida sobre a segurança de lajes inclinadas


Responder Mensagem

Dúvida sobre a segurança de lajes inclinadas

HélioSun
postou em Qui, 07 Fev 2008, 14:56
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Estou para adquirir uma casa térrea com um mezanino. O teto da sala é inclinado seguindo a linha do telhado e, segundo o corretor, é de laje. A minha dúvida é: É possível, ou pelo menos comum, fazer uma laje inclinada em concreto e que acompanhe a linha do telhado ? Sei que, dependendo do ângulo de inclinação não é tão crítico a concretagem, mas em um ângulo de cerca de 30 graus a concretagem não é um problema, o concreto não desliza? Um teto com essa característica pode ser revestida com placas de gesso? Será que o corretor vê gesso e fala que é laje?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Laje inclinada

    severino
    postou em Seg, 11 Fev 2008, 14:18
    Visitante

      HélioSun escreveu:Estou para adquirir uma casa térrea com um mezanino. O teto da sala é inclinado seguindo a linha do telhado e, segundo o corretor, é de laje. A minha dúvida é: É possível, ou pelo menos comum, fazer uma laje inclinada em concreto e que acompanhe a linha do telhado ? Sei que, dependendo do ângulo de inclinação não é tão crítico a concretagem, mas em um ângulo de cerca de 30 graus a concretagem não é um problema, o concreto não desliza? Um teto com essa característica pode ser revestida com placas de gesso? Será que o corretor vê gesso e fala que é laje?



      Resposta:Hélio, não há como se preocupar, só consulte um técnico/engenheiro para orientá-lo. O Concreto, também dá formas ao s projetos.

      HélioSun
      postou em Ter, 12 Fev 2008, 06:30
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Muito obrigado pela informação.

        gabriel.ishida
        postou em Seg, 23 Mai 2011, 23:31
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          Olá Hélio.
          A laje inclinada não é um problema, desde que seguidos os procedimentos.
          Observe que se você armar o trilho no sentido da queda, será mais fácil apoiar a contraflecha no vão para a concretagem. Mas esta deverá ser travada com diagonais pois a tendencia dela é escorregar pro lado mais alto (perigoso pois se escapar e a laje desabar pode ser bem grave)

          Se armar no outro sentido será melhor para o apoio, desde que travado nas paredes laterais, mas deverá ser montado inclinado o apoio com contraflecha (desconto para a laje ceder e ficar certinha).

          Além disso, um cuidado extra deve ser dado com a amarração dos trilhos na viga armada em concreto, de amarração encimando a parede de apoio, pois a laje vai gerar tensões horizontais então o conjunto deve contar com mais estrutura que o próprio tijolo e alguns pilares simples.
          Cuidado também com o slump do concreto, que não deve ser muito fluido para não escorrer nos trilhos, e além disso como toda laje deve ser concretada de uma vez. Não se esqueça de deixar arranques da viga inferior para as do "oitão" ou platibandas, pois a transição é necessária com vínculo rígido devido as tensões horizontais.

          Quanto ao ângulo, pode ser em torno de 16,70° que corresponde a uma inclinação de 30%, ou de 15° para coberturas de baixa inclinação (telhado ceramico), como a plan (verifique com o fornecedor ou fábrica a inclinação correta)

          para telhados em fibrocimento é claro q não é necessário laje inclinada, pois o madeiramento é mínimo e não fica bonito uma laje "mais ou menos" inclinada, que é o efeito final.

          Para reduzir a transmissão de calor, utilize subcobertura aluminizada tipo foil, flexível, que inclusive ajudará na impermeabilização.

          A galga pode ser feita com massa de assentamento utilizando-se um ripão de guia, chanfrando a massa para o lado de baixo e deixando o lado reto pra cima. A subcobertura vai acima disso, mas verifique com um pedaço para teste se não vai interferir no assentamento, provavelmente não.

          _________________
          Att. Arq. Gabriel Noboru Ishida
          www.arkdesign.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais