O que estudar para se aperfeiçoar em calculo estrutural ? ?


Responder Mensagem

Cálculo estrutural

EngCivil
postou em Ter, 11 Mar 2008, 20:45
Visitante

    Amigos,
    Vi as mensagens anteriores e julguei o teor de algumas lamnetável.
    Eu, sendo engenheiro civil, formei-me, antes, técnico em edificações, onde aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade, inclusive. Cursei o CEFET-PR, atual UTFPR, no técnico, e Universidade Federal do Paraná-UFPR, na engenharia.
    É bem verdade que não se vê no técnico a estrutura de forma mais aprofundada, como na engenharia, mas no dia-a-dia o técnico leva vantagens sobre engenheiros recém-formados, bitolados em cálculos de vigas Gerber, pórticos, cargas móveis, pontes, mas que não sabem calcular uma viga de uma casa térrea. Daí porque não menosprezar ninguém e fazer piadinhas que não cabem àqueles que já atingiram grau de instrução superior.
    E para quem diz que o técnico não pode atuar na área de estruturas, recomendo se informar um pouco mais a respeito da profissão de técnico, já exercida por mim no passado, com muito orgulho, antes de me tornar engenheiro civil.
    Ao rapaz que iniciou este fórum, meu apoio! Vá em frente e não dê ouvidos a quem pensa ser o que não é e fazer o que não pode.
    Nada há que com estudo não se consiga, nobre amigo!
    Sucesso na profissão e abraço a todos!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Cálculo estrutural

    Visitante
    postou em Qua, 12 Mar 2008, 12:16

      EngCivil escreveu:Amigos,
      Vi as mensagens anteriores e julguei o teor de algumas lamnetável.
      Eu, sendo engenheiro civil, formei-me, antes, técnico em edificações, onde aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade, inclusive. Cursei o CEFET-PR, atual UTFPR, no técnico, e Universidade Federal do Paraná-UFPR, na engenharia.
      É bem verdade que não se vê no técnico a estrutura de forma mais aprofundada, como na engenharia, mas no dia-a-dia o técnico leva vantagens sobre engenheiros recém-formados, bitolados em cálculos de vigas Gerber, pórticos, cargas móveis, pontes, mas que não sabem calcular uma viga de uma casa térrea. Daí porque não menosprezar ninguém e fazer piadinhas que não cabem àqueles que já atingiram grau de instrução superior.
      E para quem diz que o técnico não pode atuar na área de estruturas, recomendo se informar um pouco mais a respeito da profissão de técnico, já exercida por mim no passado, com muito orgulho, antes de me tornar engenheiro civil.
      Ao rapaz que iniciou este fórum, meu apoio! Vá em frente e não dê ouvidos a quem pensa ser o que não é e fazer o que não pode.
      Nada há que com estudo não se consiga, nobre amigo!
      Sucesso na profissão e abraço a todos!


      Não sabia que a Universidade Federal do Paraná-UFPR estava formando profissionais desse nível, que não sabem calcular nem uma viga de uma casa térrea.
      Sou Gerente de Recuros Humados de uma empresa de engenharia. Vou ficar atenta para isso.
      Obrigada pela informação.

      UFPR

      EngCivil
      postou em Qui, 13 Mar 2008, 05:47
      Visitante

        E eu não sabia que haviam "gerentes de recursos humanos" desse nível, que não sabem fazer uma interpretação de texto adequada. Sugiro reler o texto.
        Ficarei atento, também, ao contratar gerentes para minha empresa.

        Re: Cálculo estrutural

        Visitante
        postou em Qui, 13 Mar 2008, 07:35

          EngCivil escreveu:Amigos,
          ...Eu, sendo engenheiro civil, formei-me, antes, técnico em edificações, onde aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade, inclusive. Cursei o CEFET-PR, atual UTFPR, no técnico, e Universidade Federal do Paraná-UFPR, na engenharia.

          Seria insanidade minha discutir se eu sei ou não sei interpretar textos com alguém "formado !?" na universidade que ensina menos que no curso técnico.
          Obrigada gente.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Português

          EngCivil
          postou em Sex, 14 Mar 2008, 00:38
          Visitante

            Pense o que quiser, mas que você deveria estudar um pouquinho mais de português, para pelo menos escrever melhor, deveria.
            Abraço!

            Floripa
            postou em Seg, 17 Mar 2008, 10:24
            Visitante

              Posso falar com total imparcialidade porque conheço, mas não tenho nenhum vinculo.
              O curso de engenharia civil da UFPR é melhor do que milhares de cursos de engenharia espalhados pelo Brasil. Nenhum parâmetro para comparação com cursos técnicos.
              Quem diz o contrário, num sequer pisou no Campus Politécnico.

              Re: Cálculo estrutural

              Visitante
              postou em Qua, 16 Abr 2008, 22:25

                Anonymous escreveu:
                EngCivil escreveu:Amigos,
                Vi as mensagens anteriores e julguei o teor de algumas lamnetável.
                Eu, sendo engenheiro civil, formei-me, antes, técnico em edificações, onde aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade, inclusive. Cursei o CEFET-PR, atual UTFPR, no técnico, e Universidade Federal do Paraná-UFPR, na engenharia.
                É bem verdade que não se vê no técnico a estrutura de forma mais aprofundada, como na engenharia, mas no dia-a-dia o técnico leva vantagens sobre engenheiros recém-formados, bitolados em cálculos de vigas Gerber, pórticos, cargas móveis, pontes, mas que não sabem calcular uma viga de uma casa térrea. Daí porque não menosprezar ninguém e fazer piadinhas que não cabem àqueles que já atingiram grau de instrução superior.
                E para quem diz que o técnico não pode atuar na área de estruturas, recomendo se informar um pouco mais a respeito da profissão de técnico, já exercida por mim no passado, com muito orgulho, antes de me tornar engenheiro civil.
                Ao rapaz que iniciou este fórum, meu apoio! Vá em frente e não dê ouvidos a quem pensa ser o que não é e fazer o que não pode.
                Nada há que com estudo não se consiga, nobre amigo!
                Sucesso na profissão e abraço a todos!


                Não sabia que a Universidade Federal do Paraná-UFPR estava formando profissionais desse nível, que não sabem calcular nem uma viga de uma casa térrea.
                Sou Gerente de Recuros Humados de uma empresa de engenharia. Vou ficar atenta para isso.
                Obrigada pela informação.



                Todo engenheiro civil sabe da complexidade, da grande responsabilidade que envolve o dominio do cálculo estrutural. Não acredito que você seja formado em engenharia civil. De toda forma, caso você realmente seja um engenheiro, faça uma reflexão sobre as suas colocações.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                O que estudar para se aperfeiçoar em calculo estrutural ? ?

                jose humberto de araujo
                postou em Qui, 01 Mai 2008, 07:06
                Usuário Nível 2 | Mensagens: 55

                  Alexandre
                  Bons profissionais sempre sao apaixonados pelo que fazem, nunca se deixe levar por opinioes que sejam contra sua vontade. Para se aperfeiçoar em cálculos e orçamentos, a melhor atitude é procurar bons livros para embasamento tecnico e nao se limitar a estudos meramente praticos (tabelas, etc.). Consulte esses 03 livros que são de grande valia para qualquer profissional da area: Manual do Construtor de João Batista Pianca, Tecnicas da Construção de Celso Cardão e o Manual de Construção de G. Baud.
                  Agora, se queres se tornar um calculista de estruturas... vai ter que ralar um bocado.
                  Jose Humberto

                  Re: Cálculo estrutural

                  NEWTON
                  postou em Qua, 07 Mai 2008, 09:39
                  Visitante

                    EngCivil escreveu:Amigos,
                    Vi as mensagens anteriores e julguei o teor de algumas lamnetável.
                    Eu, sendo engenheiro civil, formei-me, antes, técnico em edificações, onde aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade, inclusive. Cursei o CEFET-PR, atual UTFPR, no técnico, e Universidade Federal do Paraná-UFPR, na engenharia.
                    É bem verdade que não se vê no técnico a estrutura de forma mais aprofundada, como na engenharia, mas no dia-a-dia o técnico leva vantagens sobre engenheiros recém-formados, bitolados em cálculos de vigas Gerber, pórticos, cargas móveis, pontes, mas que não sabem calcular uma viga de uma casa térrea. Daí porque não menosprezar ninguém e fazer piadinhas que não cabem àqueles que já atingiram grau de instrução superior.
                    E para quem diz que o técnico não pode atuar na área de estruturas, recomendo se informar um pouco mais a respeito da profissão de técnico, já exercida por mim no passado, com muito orgulho, antes de me tornar engenheiro civil.
                    Ao rapaz que iniciou este fórum, meu apoio! Vá em frente e não dê ouvidos a quem pensa ser o que não é e fazer o que não pode.
                    Nada há que com estudo não se consiga, nobre amigo!
                    Sucesso na profissão e abraço a todos!


                    Aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade...
                    KKK...Essa piada foi muito boa...KKK

                    Rafael_epc
                    postou em Sex, 09 Mai 2008, 14:11
                    Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

                      Halexandre

                      Se você deseja se aperfeiçoar na área de cálculo estrutural, sugiro que você siga o caminho que vou lhe recomendar. Sou engenheiro civil pelo CEFET-PR (atual UTFPR).

                      Primeiro, procure estudar toda a parte de análise de vigas, ministrada em livros como "Mecânica Vetorial para Engenheiros". Se houver muita dificuldade em interpretar alguns dados, sugiro que você pegue um livro de Cálculo diferencial e Integral para sanar algumas dúvidas.

                      Após ter um conhecimento solidificado de análise de vigas, estude o livro de "Resistência dos Materiais", da mesma autoria do livro anteriormente citado.

                      Depois, começe a ler a NBR 6118/2004, atual norma brasileira para dimensionamento de estruturas.

                      A Universidade Federal do Paraná apresenta uma apostila para cálculo estrutural, do Professor Marino, no site do cesec:

                      solar.cesec.ufpr.br/concretoarmado

                      Caso tenha problemas, procure via google, e procure por "Concreto Armado da UFPR". Ali há exemplos bastante práticos de como projetar estruturas de concreto armado.

                      Tenha uma boa sorte!

                      Abraços!


                      Responder Mensagem


                      Cálculo Estrutural