Rigidez nas ligações x Redistribuição de momentos


Responder Mensagem

Rigidez nas ligações x Redistribuição de momentos

engcarlosedu
postou em Qui, 21 Fev 2008, 12:23
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Caros colegas meu nome é Carlos sou engenheiro civil recém formado e com grande interesse na área de cálculos estruturais, também sou novo na comunidade e gostaria que alguém pudesse me esclarecer uma dúvida em relação a redistribuição de momentos em vigas contínuas e a rigídez nas ligações de vigas e pilares em estruturas de concreto armado.

    Sendo que os dois métodos provocam uma redistribuição do momento negativo nos apoios para os momentos positivos nos vãos das vigas (e por consequencia uma menor área de aço para os momentos negativos), gostaria de saber se ao utilizar os dois métodos em conjunto nós não estaríamos afetando a segurança da estrutura e provocando uma dimunição na ductilidade das ligações.

    Em alguns cálculos que tenho experimentado notei que a diminuição da rígidez das ligações viga/pilar se torna pouco eficaz em termos de econômia para estruturas com vários pavimentos, se apresentando como uma boa alternativa (economicamente) apenas em estrutras menores e com menor grau de hiperestáticidade. Estou certo nessa minha análise?

    Aguardo por respostas de meus colegas e espero não estar levantando uma questão já discutida pelo forum.

    Engº Carlos Eduardo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    engcarlosedu
    postou em Sex, 22 Fev 2008, 17:36
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

      Caro Wilsonyama,


      Fico muito grato por sua atenção ao tópico criado por mim, no entanto mesmo com sua resposta continuo com a mesma dúvida, talvez eu não tenha me expressado de maneira correta, então tentarei ser um pouco mais claro na minha questão.

      Vamos lá: