Estrutura de casa para uma segunda laje !


Responder Mensagem

Estrutura de casa para uma segunda laje !

Pedro Lucas
postou em Sex, 14 Mar 2008, 11:29
Visitante

    Minha casa foi feita apenas pelo pedreiro, ele colocou um radiex com 14 colunas para um predio de 9 metros na area de frente por 12 metros na lateral, não colocou cinta de ferro apenas usou cavaletes aqueles tijolos com apenas dois ferros na altura de 2.20 metros, cerca de 60 centimetros abaixo da laje, ou seja a laje está sobre tijolos, na sala um espaço de 6 metros por 8 ele fez uma viga chata solta sem estar presa em nenhuma coluna, apenas sobre os tijolos posso construir uma segunda laje no piso superior ou estou correndo risco? Sei que há varios fatores de erros cometidos, mas espero que haja alguma coisa para remediar, agradeço desde já !


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Estrutura de casa para uma segunda laje !

    Fabio Torres
    postou em Sáb, 15 Mar 2008, 20:29
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      Pedro Lucas escreveu:Minha casa foi feita apenas pelo pedreiro, ele colocou um radiex com 14 colunas para um predio de 9 metros na area de frente por 12 metros na lateral, não colocou cinta de ferro apenas usou cavaletes aqueles tijolos com apenas dois ferros na altura de 2.20 metros, cerca de 60 centimetros abaixo da laje, ou seja a laje está sobre tijolos, na sala um espaço de 6 metros por 8 ele fez uma viga chata solta sem estar presa em nenhuma coluna, apenas sobre os tijolos posso construir uma segunda laje no piso superior ou estou correndo risco? Sei que há varios fatores de erros cometidos, mas espero que haja alguma coisa para remediar, agradeço desde já !


      Só por ter construído sem a responsabilidade de um profissional, seja engenheiro, arquiteto, tecnico, tecnólogo, etc, você já corre risco. A segurança não pode ser garantida. O pedreiro usa métodos puramente empíricos para """"dimensionar"""" uma estrutura.

      viga chata solta sem estar presa em nenhuma coluna

      Shocked

      apenas sobre os tijolos posso construir uma segunda laje no piso superior ou estou correndo risco?

      Está correndo risco.
      Primeiro, porque a laje superior provavelmente é de coberta (suponho), e não se deve utilizada como piso. A não ser que já tenha sido """"projetada"""" para uma futura reforma.

      Segundo, porque para construir outro pavimento é necessário um mínimo de estrutura para suportá-lo.

      Sei que há varios fatores de erros cometidos, mas espero que haja alguma coisa para remediar


      Quando for fazer uma reforma consulte um engenheiro civil antes. Muitos pensam que vão gastar mais. Isso nem sempre é verdade. Com a economia que terás na obra, já paga o engenheiro e tua casa fica segura.

      Um abraço

      Richard
      postou em Sex, 09 Mai 2008, 18:29
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

        O pedreiro usa métodos puramente empíricos ????


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural