Estou fazendo de forma correta?
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
claudioc
Visitante

MensagemEnviada: Sex, 14 Mar 2008, 11:54    Assunto: Estou fazendo de forma correta? Responder com Citação

Estou Fazendo a coisa certa?
Bom dia meu nome é Claudio Roberto e estou pedindo uma grande ajuda a você,
tenho um terreno que mede 13x7 onde já retirei um barranco
onde o mesmo impedia o terrreno de ficar plano, o mesmo no momento se encontra todo planado o solo é firme
e quero fazer em todo o terreno um salão para depois em cima construir um sobrado. Vamos ao salão este mede
13x7 sendo que estou usando colunas de 25x10 de 4 ferros 3/8 com sapatas de 70x70de largura e 30 de alt,
com 8 ferros 3/8,mais baldramers de 25x20 com ferro 3/8, tendo seus estribos com espaçamento de
15 em 15 cm, e estas vigas e sapatas estão com uma distancia de 2m uma da outra, sendo que cada coluna
a um profundindade de 2 metros para a existencia de uma broca, nestes 91 m2 estou distribuindo 22 sapatas,
25 colunas e baldrames por toda a extenção do salão. Sendo que nestes 13 m de comprimento terão 6 vigas
de 40 alt / 20 larg com 7 ferrros sendo 4 superiores 3/8 e 3 inferiores de 1/2(meia) com 2 cavaletes duplos 3/8
e 1 normal pois dentro da mesma irei colocar um trilho de trem e com uma cinta de 25 alt x 10 larg em toda a
extenção no salão, pois não quero usar colunas no meio do salão, o mesmo irá ter um vão livre de 6m50cm, irei
fazer uma lage treliça, mas não se se uso isopor um ceramica, e em cima da mesmo irei deixar um espaço
de 3 metros no fundo para quintal com lavanderia com um corredor de 1 metro na lateral e nestes 10 m
restantes no 1º andar irá ter uma cozinha, lavado, sala e escada, na parte superior terá um quarto com suite
e closet, hall, banheiro e 2 quartos, estou querendo usar o tijolo popularmente conhecido como Baianão sendo
que pelo o que li ele é mais leve. Agradeço a atenção dispensada e aguardo resposta.

Claudio Roberto da Costa <claudioc@ime.usp.br>

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Fabio Torres
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

MensagemEnviada: Sáb, 15 Mar 2008, 20:07    Assunto: Responder com Citação

Foi feito um projeto estrutural para essa construção? Caso positivo parece que está tudo Ok.
jose humberto de araujo
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

MensagemEnviada: Sex, 21 Mar 2008, 23:23    Assunto: Responder com Citação

Pelo que tu escreveste é certo que nao foi nenhum calculista que dimensionou tua estrutura. Pela norma NBR-6118:2003 os teus pilares (colunas) estao subdimensionados ( a menor dimensao nao pode ser inferior a 20cm). As fundaçoes dependem do tipo de solo e como tu vais usar brocas, é complicado colocar sapata em cima, melhor tubulão; ademais as mesmas estao muito proximas. Cintas so devem ser usadas sobre paredes. Laje treliçada (com isopor ou ceramica, melhor isopor mas é mais caro) depende do vao e da carga. Cuidados devem ser tomados na colocação das paredes do 1º pavimento sobre as lajes, principalmente sendo treliçada. Por fim seja sensato, ja que queres fazer a coisa certa nao economiza e contrata um eng. calculista. Ele vai te orientar nao so calculando tua estrutura, como tambem no traço e lançamento do concreto. Afinal ele vai ser o responsavel junto a Prefeitura e ao Crea pela tua obra, o que resulta em menos aborrecimento e acima de tudo qualidade e segurança.
Henardt
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

MensagemEnviada: Sáb, 22 Mar 2008, 12:05    Assunto: Responder com Citação

Onde está escrito na NBR-6118 que a menor dimensão de um pilar é de 20cm?
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Estou fazendo de forma correta? Cálculo Estrutural 11 Qua, 09 Jul 2008, 11:54
Por josuedoisd
Não há mensagens novas muro de arrimo - ferragem correta Discussões Gerais 5 Sáb, 01 Jun 2013, 15:05
Por MeketrefiS
Não há mensagens novas Como saber se a escala está correta? Cálculo Estrutural 5 Sex, 20 Ago 2010, 20:15
Por jamersondr
Não há mensagens novas Qual a maneira correta de Fazer o projeto hidrossanitário? Instalações Prediais 0 Qua, 02 Dez 2009, 10:36
Por Johnson
Não há mensagens novas Descimbramento - Sequência Correta para retirar as Escoras Cálculo Estrutural 6 Dom, 03 Fev 2013, 10:40
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas TCC - Forma Pré Discussões Gerais 0 Sáb, 23 Abr 2011, 21:41
Por M.Scofield

php BB © 2001, 2010 php BB Group