Estou fazendo de forma correta?


Responder Mensagem

Estou fazendo de forma correta?

claudioc
postou em Sex, 14 Mar 2008, 11:54
Visitante

    Estou Fazendo a coisa certa?
    Bom dia meu nome é Claudio Roberto e estou pedindo uma grande ajuda a você,
    tenho um terreno que mede 13x7 onde já retirei um barranco
    onde o mesmo impedia o terrreno de ficar plano, o mesmo no momento se encontra todo planado o solo é firme
    e quero fazer em todo o terreno um salão para depois em cima construir um sobrado. Vamos ao salão este mede
    13x7 sendo que estou usando colunas de 25x10 de 4 ferros 3/8 com sapatas de 70x70de largura e 30 de alt,
    com 8 ferros 3/8,mais baldramers de 25x20 com ferro 3/8, tendo seus estribos com espaçamento de
    15 em 15 cm, e estas vigas e sapatas estão com uma distancia de 2m uma da outra, sendo que cada coluna
    a um profundindade de 2 metros para a existencia de uma broca, nestes 91 m2 estou distribuindo 22 sapatas,
    25 colunas e baldrames por toda a extenção do salão. Sendo que nestes 13 m de comprimento terão 6 vigas
    de 40 alt / 20 larg com 7 ferrros sendo 4 superiores 3/8 e 3 inferiores de 1/2(meia) com 2 cavaletes duplos 3/8
    e 1 normal pois dentro da mesma irei colocar um trilho de trem e com uma cinta de 25 alt x 10 larg em toda a
    extenção no salão, pois não quero usar colunas no meio do salão, o mesmo irá ter um vão livre de 6m50cm, irei
    fazer uma laje treliça, mas não se se uso isopor um ceramica, e em cima da mesmo irei deixar um espaço
    de 3 metros no fundo para quintal com lavanderia com um corredor de 1 metro na lateral e nestes 10 m
    restantes no 1º andar irá ter uma cozinha, lavado, sala e escada, na parte superior terá um quarto com suite
    e closet, hall, banheiro e 2 quartos, estou querendo usar o tijolo popularmente conhecido como Baianão sendo
    que pelo o que li ele é mais leve. Agradeço a atenção dispensada e aguardo resposta.

    Claudio Roberto da Costa <claudioc@ime.usp.br>


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fabio Torres
    postou em Sáb, 15 Mar 2008, 20:07
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      Foi feito um projeto estrutural para essa construção? Caso positivo parece que está tudo Ok.

      jose humberto de araujo
      postou em Sex, 21 Mar 2008, 23:23
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 55

        Pelo que tu escreveste é certo que nao foi nenhum calculista que dimensionou tua estrutura. Pela norma NBR-6118:2003 os teus pilares (colunas) estao subdimensionados ( a menor dimensao nao pode ser inferior a 20cm). As fundaçoes dependem do tipo de solo e como tu vais usar brocas, é complicado colocar sapata em cima, melhor tubulão; ademais as mesmas estao muito proximas. Cintas so devem ser usadas sobre paredes. Laje treliçada (com isopor ou ceramica, melhor isopor mas é mais caro) depende do vao e da carga. Cuidados devem ser tomados na colocação das paredes do 1º pavimento sobre as lajes, principalmente sendo treliçada. Por fim seja sensato, ja que queres fazer a coisa certa nao economiza e contrata um eng. calculista. Ele vai te orientar nao so calculando tua estrutura, como tambem no traço e lançamento do concreto. Afinal ele vai ser o responsavel junto a Prefeitura e ao Crea pela tua obra, o que resulta em menos aborrecimento e acima de tudo qualidade e segurança.

        Henardt
        postou em Sáb, 22 Mar 2008, 12:05
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 65

          Onde está escrito na NBR-6118 que a menor dimensão de um pilar é de 20cm?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais