Estou fazendo de forma correta?


Responder Mensagem

Estou fazendo de forma correta?

claudioc
postou em Sex, 14 Mar 2008, 12:05
Visitante

    Estou Fazendo a coisa certa?
    Bom dia meu nome é Claudio Roberto e estou pedindo uma grande ajuda a você,
    tenho um terreno que mede 13x7 onde já retirei um barranco
    onde o mesmo impedia o terrreno de ficar plano, o mesmo no momento se encontra todo planado o solo é firme
    e quero fazer em todo o terreno um salão para depois em cima construir um sobrado. Vamos ao salão este mede
    13x7 sendo que estou usando colunas de 25x10 de 4 ferros 3/8 com sapatas de 70x70de largura e 30 de alt,
    com 8 ferros 3/8,mais baldramers de 25x20 com ferro 3/8, tendo seus estribos com espaçamento de
    15 em 15 cm, e estas vigas e sapatas estão com uma distancia de 2m uma da outra, sendo que cada coluna
    a um profundindade de 2 metros para a existencia de uma broca, nestes 91 m2 estou distribuindo 22 sapatas,
    25 colunas e baldrames por toda a extenção do salão. Sendo que nestes 13 m de comprimento terão 6 vigas
    de 40 alt / 20 larg com 7 ferrros sendo 4 superiores 3/8 e 3 inferiores de 1/2(meia) com 2 cavaletes duplos 3/8
    e 1 normal pois dentro da mesma irei colocar um trilho de trem e com uma cinta de 25 alt x 10 larg em toda a
    extenção no salão, pois não quero usar colunas no meio do salão, o mesmo irá ter um vão livre de 6m50cm, irei
    fazer uma laje treliça, mas não se se uso isopor um ceramica, e em cima da mesmo irei deixar um espaço
    de 3 metros no fundo para quintal com lavanderia com um corredor de 1 metro na lateral e nestes 10 m
    restantes no 1º andar irá ter uma cozinha, lavado, sala e escada, na parte superior terá um quarto com suite
    e closet, hall, banheiro e 2 quartos, estou querendo usar o tijolo popularmente conhecido como Baianão sendo
    que pelo o que li ele é mais leve. Agradeço a atenção dispensada e aguardo resposta.

    Claudio Roberto da Costa <claudioc@ime.usp.br>


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    VAI CAIR

    JEFÃO
    postou em Qui, 10 Abr 2008, 15:07
    Visitante

      FALA SÉRIO!!!
      CONTRATA UM ENGENHEIRO
      ESSE "TROÇO"AÍ VAI CAIR...
      TUDO FORA DA NORMA

      Re: VAI CAIR

      claudioc
      postou em Qua, 16 Abr 2008, 16:20
      Visitante

        Boa tarde Jefão gostaria muito já que você é tão inteligente o porque que esta tudo errado e vai cair?
        quote="JEFÃO"] FALA SÉRIO!!!

        CONTRATA UM ENGENHEIRO
        ESSE "TROÇO"AÍ VAI CAIR...
        TUDO FORA DA NORMA
        [/quote] Confused

        Renato Gomes
        postou em Qui, 17 Abr 2008, 13:54
        Visitante

          Caro Claudio Roberto,
          O melhor a se fazer é contratar um engenheiro com experiência em projetos de estrutra, além de ser mais seguro isso custa muito pouco em relação ao total que você irá gastar em sua obra.
          Abraço.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          ENGENHARIA ESTRUTURAL É COISA SÉRIA

          JOÃO CARLOS ARRUDA
          postou em Sex, 18 Abr 2008, 10:58
          Visitante

            Meu caro amigo, gostei deste novo método para calcular estruturas, a chutometria aliado à achometria. E eu, muito burro que perdi vários anos de minha vida estudando para me formar, gastando dinheiro com pós-graduações para me tornar calculista... Vá em frente, sua estrutura está ótima, só tenho uma dica a acrescentar. Se for católico e morar em são paulo, experimente ir uma vez por semana em aparecida do norte e rezar um rosário. Talvez te ajude a estrutura não despencar em sua cabeça. Ou se achar mais prático procure um calculista. Vai resolver seu problema talvez por um custo mais barato...

            Abraço

            João carlos arruda

            Fabio Torres
            postou em Sex, 18 Abr 2008, 13:39
            Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

              Claudio,

              Você é estudante de engenharia correto? Suponho pois seu e-mail é o IME. É sempre bom se identificar neste fórum, pois sempre chega um ou outro leigo, construindo ilegalmente por conta própria, sem acompanhamento profissional e os profissionais, com toda razão, ficam um tanto hostis quando se trata de exercício ilegal da profissão.

              Quanto à sua questão, acredito que seja muito difícil de se responder sem um projeto arquitetônico em mãos, pois exigiria um cálculo estrutural completo para se chegar a conclusão se as armaduras, dimensões das peças e fundações estão corretas ou não. Também, claro precisaria saber a resistência do solo. A questão de solo firme é muito subjetiva.

              Abraço.

              ????

              EU
              postou em Sex, 18 Abr 2008, 18:34
              Visitante

                Que bosta de forum é este que ao invés de ajudar todo mundo fica respondendo chama um profissional???
                O cara ta fazendo uma pergunta com dados bem claros, quem souber se vai dar certo ou não responde quem não souber que fique na sua.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: ????

                Fabio Torres
                postou em Sex, 18 Abr 2008, 19:01
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

                  EU escreveu:Que bosta de forum é este que ao invés de ajudar todo mundo fica respondendo chama um profissional???
                  O cara ta fazendo uma pergunta com dados bem claros, quem souber se vai dar certo ou não responde quem não souber que fique na sua.


                  Simplesmente porque aqui não é "CONSULTÓRIO DE ENGENHARIA". Quem quiser construir ilegalmente, que construa e depois aguente as consequências. Se não precisa de engenheiro para construir não precisa vir aqui tirar dúvidas com os engenheiros.

                  Abraço.

                  Dimensionamento de estrutura

                  Rafael_epc
                  postou em Sex, 09 Mai 2008, 13:15
                  Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

                    Caro cláudio

                    Sou engenheiro civil graduado pelo CEFET-PR.

                    Vou começar a dar algumas informações importantes, antes de lhe fornecer dados mais precisos para o projeto em questão.

                    Em primeiro lugar, é necessário um profissional para análise e verificações do futuro empreendimento.

                    Em segundo lugar, será necessário realizar o levantamento topográfico, a fim de analisar o terreno em questão, para evitar futuros problemas (tais como recalques).

                    Em terceiro lugar, você deve ter o projeto arquitetônico para então iniciar o cálculo estrutural.


                    Posso afirmar tranquilamente que a estrutura que você projetou está superdimensionada. Está superdimensinada por causa do número de sapatas. Em se tratando de 22 sapatas, isto encarece o empreendimento, uma vez que você gastaria um grande número de materiais e de mão-de-obra envolvida (como a compra de chapas de madeira para preparo das sapatas; o corte das chapas; etc).

                    Outra informação que posso lhe trazer é que pelo grande número de sapatas num terreno de área relativamente pequena mostra que há a insegurança na estabilidade global da estrutura. Outra informação a ser levantada é que pode haver uma diminuição do número de sapatas e um aumento nos diâmetros das armaduras (ao invés de se utilizar uma armadura de 3/8'', pode ser utilizadas armaduras de 1/2'' na base).


                    Para iniciar o cálculo das ferragens da estrutura, é necessário levantar todas as cargas envolvidas, desde o telhado até a base. Em seguida, será necessário levantar um coeficiente de segurança, para se adquirir uma folga no dimensionamento. Daí a necessidade de um profissional para atender o seu projeto.



                    Eu continuo a insistir: Chame um profissional para atender as tuas necessidades.


                    Um grande abraço!

                    Rafael

                    Rafael_epc
                    postou em Sex, 09 Mai 2008, 13:18
                    Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

                      Caro cláudio

                      Esqueci de lhe passar uma informação importante:

                      caso precise de um auxílio melhor, escreva no meu email:

                      rafael_epc@hotmail.com



                      Posso lhe trazer informações preciosas para tomada de decisões para o empreendimento, buscando qualidade e menor custo na construção.

                      Att.

                      Rafael


                      Responder Mensagem


                      Cálculo Estrutural