| Autor |
Mensagem |
Eraldo Novato

|
Enviada: Sáb Mar 15, 2008 7:36 pm Assunto: Por favor. De deem uma mão com relação a minha laje. |
|
|
Olá a todos,
Olha pessoal, eu sei que é atribuição de um profissional fazer isso mas não tenho dinheiro pra isso.
Gostaria de saber se é possível fazer uma laje suspensa(não sei se é assim que se fala). para minha garagem que tem as medidas 4.50 x 3.80. As paredes entorno são de 1 tijolo. Na parte de cima eu pretendo ter um quarto e uma salinha e em cima disso é o telhado...Resumindo : Eu gostaria de saber se posso fazer uma laje sem ter que fazer uma viga no meio. Eu acho que se eu fazer ela maciça de uns 12 cm de expessura com vergalhão de 6 m.m. com espaçamento(quadrinho) de 20cm dá. Somente a laje que vigamento em torno da parede.
Por favor. Me ajudem. |
|
|
 |
Links Patrocinados
|
|
|
 |
Fabio Torres Novato

Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 35 Localização: São Paulo/SP
|
Enviada: Sáb Mar 15, 2008 7:57 pm Assunto: |
|
|
Não querendo ser chato... mas se fizer desse jeito aí que você falou, não só a laje, mas toda a construção envolvida vai ficar insegura.
As coisas não são tão simples meu amigo, só verificando o imóvel pessoalmente ou no mínimo o projeto arquitetônico para se chegar à uma conclusão de quantas vigas serão necessárias, o tipo de laje, espessura, tipo, bitola e espaçamento dos ferros, etc.
Contrate pelo menos um técnico em edificações para verificar. Não arrisque a segurança da sua casa e sua família.
Um abraço. |
|
|
 |
Eraldo Novato

|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 4:55 pm Assunto: |
|
|
Mas a apenas uma laje! Quero saber se posso fazer uma laje maciça, sem vigamento, num espaço de 4,5 x 3x80 e apoiada em parece de 1 tijolo.
Ela tem que suportar seu próprio peso e uma salinha com sofa e estante.
Me digam se é possível. Não gostaria de fazer uma viga no meio da garagem. |
|
|
 |
Nando Participante

Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Junho de 2003 Mensagens: 76 Localização: BH/MG
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 7:27 pm Assunto: |
|
|
| Eraldo escreveu: | Mas a apenas uma laje! Quero saber se posso fazer uma laje maciça, sem vigamento, num espaço de 4,5 x 3x80 e apoiada em parece de 1 tijolo.
Ela tem que suportar seu próprio peso e uma salinha com sofa e estante.
Me digam se é possível. Não gostaria de fazer uma viga no meio da garagem. |
Os tijolos de alvenaria comum não suportam o peso da laje, ainda mais sendo maciça. Se fosse laje pré-moldada provavelmente uma cinta suportaria. É como o Fabio falou, é preciso ver a situação no local para tirar alguma conclusão. |
|
|
 |
weki Visitante
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 7:39 pm Assunto: |
|
|
O nome do fórum é "cálculo estrutural" e não "chute estrutural"! Então precisa ser feito um cálculo mínimo dessa pequena estrutura. Nenhum engenheiro aqui vai ser tôlo de falar se pode ou não fazer o que você pretende. |
|
|
 |
Pietra Super Participante

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Abril de 2003 Mensagens: 97 Localização: Recife - PE
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 7:42 pm Assunto: |
|
|
Eraldo, por que usar laje maciça? Não pode ser pré-moldada?
A laje maciça além de muita mais pesada, requer mais trabalho de execução (fômas, armaduras) e também muito cuidado na execução. |
|
|
 |
gabardo Novato

|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 3:36 pm Assunto: Laje sobre garagem |
|
|
Para uma laje maciça de 10 cm espessura, devidamente engastada em uma viga 15x30
para o menor vão (3,80) teremos 01 ferro de 8mm a cada 20cm, para o maior vão (4,50) 01 ferro 10mm a cada 20 cm.
Alvenaria com tijolo cerâmicos de boa qualidade com 15 cm espessura, suportam a laje acima.
Agora não me sinto bem em morar num local que utiliza alvenaria estrutural, sem tomar as devidas precauções pro levantamento das paredes e de tijolos adequados para essa finalidade. Que não são os tijolos de 06 furos, utilizados normalment em obras. |
|
|
 |
eruditobar Novato

Registrado em: Terça-Feira, 18 de Março de 2008 Mensagens: 5 Localização: Sorocaba / SP
|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 4:00 pm Assunto: |
|
|
Faz vigas em cima da alvenaria, tem pilares pelo menos? e então usa laje treliça, é bem mais conveniente, principalmente no quesito "$". |
|
|
 |
Rafael_epc Novato

|
Enviada: Sex Mai 09, 2008 1:29 pm Assunto: |
|
|
Caro Eraldo
Sou Engenheiro Civil pelo CEFET-PR
Em primeiro lugar, tudo em engenharia é possível. Basta ter condições financeiras para adquirir o empreendimento.
Para iniciar o estudo do seu projeto, você deve encontrar um profissional para avaliar a situação da estrutura. Inserir uma laje implica em inserir mais cargas para a sua casa, e isto pode gerar instabilidade.
O profissional avaliará as mais diversas possibilidades para se inserir a laje. Vale lembrar que, como a laje apresenta dimensões pequenas (menor que 25 metros quadrados), numa primeira análise, não há necessidade de se colocar uma viga no meio da laje. Você poderia colocar somente duas vigas nas bordas. A laje teria um bordo engastado na edificação e um bordo livre.
A definição de se utilizar uma laje em balanço vai depender da estabilidade da edificação já existente e do projeto estrutural já executado. A partir dessa análise, o profissional devidamente qualificado vai trazer alguma informação a você.
Dependendo de como você desejar, pode haver a necessidade de se inserir pilares, para equilibrar a estrutura. Há diversas maneiras de se inserir essa laje.
Caso queria mais informações, envie um e-mail para:
rafael_epc@hotmail.com
Atenciosamente
Rafael |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Sex Mai 09, 2008 5:46 pm Assunto: |
|
|
...adquirir o empreendimento???
...inserir mais cargas para a sua casa???
...numa primeira análise, não há necessidade de se colocar uma viga no meio da laje???
A laje teria um bordo engastado na edificação e um bordo livre. ???
inserir pilares, para equilibrar a estrutura???
Editado pela última vez por Richard em Sex Mai 09, 2008 6:04 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Sex Mai 09, 2008 5:51 pm Assunto: |
|
|
[quote="weki"]O nome do fórum é "cálculo estrutural" e não "chute estrutural"! Então precisa ser feito um cálculo mínimo dessa pequena estrutura. Nenhum engenheiro aqui vai ser tôlo de falar se pode ou não fazer o que você pretende.[/quote]
=D> "cálculo estrutural" e não "chute estrutural"! !!!! =D> |
|
|
 |
Rafael_epc Novato

|
Enviada: Sáb Mai 10, 2008 2:17 pm Assunto: |
|
|
Caro Richard
claro, isso seria uma primeira análise do sistema estrutural.
Como se tratam de elementos hiperestáticos, deve-se realizar cálculos pelo MEF, para então se realizar um estudo das armaduras da estrutura.
Em engenharia tudo é possível. Há "n" maneiras de se resolver um problema estrutural. Compete ao Engenheiro Civil encontrar soluções técnicas mais baratas e mais viáveis, garantindo a estabilidade e segurança do empreendimento.
O cálculo estrutural se baseia em técnicas de Resistência dos Materiais, somados com a Mecânica das Estruturas. Após a análise da mecânica das estruturas, seleciona-se o tipo de estrutura (seja de aço, concreto ou madeira), a fim de se dimensionar a estrutura.
A NBR 6118/03 garante os procedimentos mínimos para a estabilidade das estruturas. Compete ao Engenheiro Civil seguir a NBR 6118/03 para projetar as estruturas. Todavia, a norma garante a segurança das estruturas. Daí, dependerá da experiência profissional do Engenheiro Civil para encontrar soluções para o cliente.
Superdimensionar a estrutura significa perda de dinheiro. Subdimensionar a estrutura significa imprudência do projetista. Dessa forma, 2 projetistas podem gerar soluções diferentes para a estrutura desejada.
O cálculo estrutural há 10 anos atrás era realizado manualmente. Hoje, com o avanço da informática, foram desenvolvidos programas estruturais que geram as armaduras. Todavia, devem ser analisados os resultados obtidos, e assim tomar a decisão.
Portanto, numa análise grosseira, pude afirmar, sem problemas, que a laje não necessita de uma viga no meio da laje.
Na minha experiência técnica, trabalhei em estruturas de dimensões maiores que a proposta, e não havia vigas no meio do vão. A Estabilidade da estrutura se baseia nas leis da mecânica clássica, aliada à resistência dos materiais: Estabilidade global de fôrças na estrutura (forças horizontais, forças verticais e momentos). Uma estrutura pode ser projetada de diversas maneiras. Basta verificar as especificações do cliente. As novas tecnologias permitem gerar empreendimentos mais baratos, utilizando menos material e menos mão-de-obra.
Sou Engenheiro Civil de cálculo estrutural de concreto armado. Um problema de engenharia nunca é igual ao outro. Sempre surgirão novos problemas. A técnica de edificar consiste em toda uma análise conjunta. O raciocínio do cálculo estrutural deve estar de acordo com o desejo do cliente. Bordos livre engastados, por exemplo, são uma ótima solução. Uma laje apresenta 4 lados, tendo um bordo livre em uma extremidade, outro bordo engastado no outro lado, e nas duas laterais sendo apoiados em uma viga, pode ser uma ótima solução para uma laje maçiça. Todavia, há outras soluções de lajes, mas isso deverá ser estudado em conjunto com o cliente, para verificações e análise do problema. |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Sáb Mai 10, 2008 9:28 pm Assunto: |
|
|
...desenvolvidos programas estruturais(???) que geram as armaduras???
O raciocínio do cálculo estrutural deve estar de acordo com o desejo do cliente??? |
|
|
 |
Rafael_epc Novato

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 8:20 am Assunto: |
|
|
Caro Richard
Existem vários tipos de programas que geram as armaduras de concreto armado.
No entanto, os mais conhecidos são o CYPECAD e o TQS.
Atualmente eu manuseio o TQS. Todavia, eles são comercializados em pacotes. Há certas restrições para se utilizar o softwade, dependendo do que o engenheiro deseja utilizar. Para obras de pequeno porte, por exemplo, não há a necessidade de um engenheiro comprar um software mais sofisticado.
Claro, o software não vai gerar somente os desenhos e pronto. Falta a análise estrutural do engenheiro para verificar se os desenhos estão coerentes.
Agora, o raciocínio do cálculo estrutural deve estar favorável à estabilidade da estrutura. O engenheiro, ao lado do cliente, devem buscar a melhor opção para obter o melhor custo x benefício.
Podem haver casos que o empreendimento é extremamente caro e, portanto, acaba sendo inviabilizado.
Obras industriais, por exemplo, são de extrema complexidade que acabam sendo inviabilizadas, seja pela segurança do futuro usuário como pela falta de verba.
Sendo assim, o cálculo estrutural pode gerar vários projetos. A NBR 6118/03, que é a norma de Estruturas de Concreto Armado e Protendido, busca a estabilidade das estruturas de modo a garantir a segurança do usuário.
Já trabalhei com projetos em que o projetista foi mais ousado: A NBR 6118/03 define que as dimensões mínimas de um pilar devem ser de 19 x 19 cm. Todavia, o projetista me apresentou pilares de 12 x 9 cm.
Assim, o projeto estrutural pode sofrer inúmeras modificações em conjunto com o engenheiro gerenciador da edificação e com o engenheiro estrutural.
Se você desejar conhecer um pouco mais das complexidades do cálculo estrutural, sugiro uma rápida leitura nos seguintes livros:
"Mecânica Vetorial para Engenheiros"
"Resistência dos Materiais" - BEER, Ferdinand P; JOHNSTON JR, E. Russell
"Estruturas Metálicas" - Antônio Carlos da Fonseca Bragrança Pinheiro
"Concreto Armado - Eu Te Amo"
"Mecânica dos Sólidos" - TIMOCHENKO & GERE
"Curso de Análise Estrutural" - José Carlos Sussekind (Esse é o livro base da Engenharia Civil. Se não me falha a memória, existem vários volumes, tratando de estruturas civis como vigas, pórticos, vigas gerber, análise de cargas móveis em estrutura [pontes], arcos,...)
NBR 6118/03
NBR 8800 - Projeto e execução de Estruturas de Aço em Edifícios
NBR 7190/97 - Projeto e execução de Estruturas de Madeiras
Em síntese, o cálculo estrutural serve como apoio para dimensionamento das estruturas. Dadas as deformações de uma estrutura, as normas para dimensionamento, através de ensaios em laboratório, geraram equações para dimensionar a estrutura. Compete ao Engenheiro Civil:
* Otimizar os custos de materiais e mão-de-obra;
* Garantir a estabilidade e segurança da estruturas, podendo responder juridicamente ou civilmente perante a lei;
* Fiscalizar e supervisionar;
* Demais atribuições conforme RESOLUÇÃO Nº 288, DE 07 DEZ 1983
Atenciosamente
Rafael |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 10:29 am Assunto: |
|
|
A NBR 6118/03 define que as dimensões mínimas de um pilar devem ser de 19 x 19 cm(???)
o cálculo estrutural serve como apoio(???) para dimensionamento das estruturas(???)
o raciocínio(???) do cálculo estrutural deve estar favorável(???) à estabilidade da estrutura
o software não vai gerar somente(???) os desenhos e pronto
Falta a análise estrutural do engenheiro para verificar se os desenhos(???) estão coerentes. |
|
|
 |
Rafael_epc Novato

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 10:35 am Assunto: |
|
|
Caro Richard
Se você desejar, posso lhe encaminhar um pequeno projeto de uma caixa enterrada.
Apresento o memorial de cálculo. É a melhor maneira de se visualizar os parâmetros apresentados pela NBR 6118/03.
Att.
Rafael |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 11:54 am Assunto: |
|
|
É a melhor maneira(???) de se visualizar os parâmetros(???) apresentados pela NBR 6118/03. |
|
|
 |
Rafael_epc Novato

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 12:37 pm Assunto: |
|
|
Um exemplo numérico é mais fácil de se observar o que a norma apresenta. |
|
|
 |