Solo de litoral - estacas e fundação


Responder Mensagem

Solo de litoral - estacas e fundação

ELSIO LIRA
postou em Dom, 16 Mar 2008, 00:18
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Caros colegas, sou totalmente leigo no assunto e agradeço por receber dicas e orientações. Adquiri um terreno em Bertioga/SP no condomínio Morada da Praia. Tenho preocupação de não ser bem assessorado no que tange a fundação do imóvel que estarei construindo. Fui informado por suposto "construtor" que a quadra onde se encontra o terreno é muito ruim de solo, disse que não existe base adequada, mesmo perfurando muito, alegou que em uma determinada obra nesta quadra, mesmo após perfurar 14 metros, não se encontrou base adequada e a casa após alguns anos necessitou de tratamento caro para sua recuperação (estava afundando). Minha grande dúvida: o terreno está condenado, existe técnica segura e barata para se construir casa até 300m2? Em especial e se tratando de solo do litoral, no que tange brocas/fundação, quais são as técnicas aconselháveis para terrenos extremamente/profundamente instáveis "moles"? Ouvi falar do brocas profundas, sapatas especiais, radiê, etc. Muito obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fundações

    gabardo
    postou em Ter, 18 Mar 2008, 15:43
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

      Já que existe dúvidas quanto ao solo, contrate um empresa especializada em sondagens, para que você verifique o tipo de fundação que vai se utilizada. Não fica tão caro e lhe dará muita segurança, e também se fica viavel construir no local.

      Re: Fundações

      Visitante
      postou em Ter, 18 Mar 2008, 22:13

        gabardo escreveu:Já que existe dúvidas quanto ao solo, contrate um empresa especializada em sondagens, para que você verifique o tipo de fundação que vai se utilizada. Não fica tão caro e lhe dará muita segurança, e também se fica viavel construir no local.


        Obrigado amigo.
        Notei que temos alguns site's de empresas "patrocinadoras" que fazem este tipo de serviço... Acredito que a consulta técnica ($$ bem gasto ) valerá a pena. Não quero ter a casa afundando após alguns anos...

        RENATO GOMES
        postou em Qui, 17 Abr 2008, 13:49
        Visitante

          Caro Elsio
          Reforço a idéia acima do gabardo realmente para se ter a real idéia do tipo de solo só através de sondagens e a mais indicada é o SPT que além de fornecer as resistências por profundidade também retira amostras de solo e um bom projeto de estruturas, afinal de contas você tem que garantir o seu investimento.
          No litoral tem um tipo de solo muito comum que oferece péssima resistência, é a famosa argila marinha, não sei se é esse o tipo de solo no seu terreno, mas é um tipo de solo que merece certos cuidados.
          Se por acaso você necessitar de indicação de empresas que façam este serviço no litoral, posso estar encaminhando para você.
          Caso queira tirar dúvidas estou a disposição.
          Renato.castro@dmconstrutora.com.br ou renatcon@pop.com.br
          Abraço.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          ELSIO LIRA
          postou em Sex, 23 Mai 2008, 22:27
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            RENATO GOMES escreveu:Caro Elsio
            Reforço a idéia acima do gabardo realmente para se ter a real idéia do tipo de solo só através de sondagens e a mais indicada é o SPT que além de fornecer as resistências por profundidade também retira amostras de solo e um bom projeto de estruturas, afinal de contas você tem que garantir o seu investimento.
            No litoral tem um tipo de solo muito comum que oferece péssima resistência, é a famosa argila marinha, não sei se é esse o tipo de solo no seu terreno, mas é um tipo de solo que merece certos cuidados.
            Se por acaso você necessitar de indicação de empresas que façam este serviço no litoral, posso estar encaminhando para você.
            Caso queira tirar dúvidas estou a disposição.
            Renato.castro@dmconstrutora.com.br ou renatcon@pop.com.br
            Abraço.


            Obrigado Renato,

            Ainda não comecei os estudos, mas espero num futuro próximo orçar estes serviços. Voce pode (sem maior compromisso) encaminhar algumas indicações de empresas/profissionais que fazem este tipo de análise com segurança/qualidade/seriedade aliado a baixo custo. Forte abraço.

            ELSIO LIRA
            postou em Sex, 23 Mai 2008, 22:33
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

              RENATO GOMES escreveu:Caro Elsio
              Reforço a idéia acima do gabardo realmente para se ter a real idéia do tipo de solo só através de sondagens e a mais indicada é o SPT que além de fornecer as resistências por profundidade também retira amostras de solo e um bom projeto de estruturas, afinal de contas você tem que garantir o seu investimento.
              No litoral tem um tipo de solo muito comum que oferece péssima resistência, é a famosa argila marinha, não sei se é esse o tipo de solo no seu terreno, mas é um tipo de solo que merece certos cuidados.
              Se por acaso você necessitar de indicação de empresas que façam este serviço no litoral, posso estar encaminhando para você.
              Caso queira tirar dúvidas estou a disposição.
              Renato.castro@dmconstrutora.com.br ou renatcon@pop.com.br
              Abraço.


              Obrigado Renato,

              Ainda não comecei os estudos, mas espero num futuro próximo orçar estes serviços. Voce pode (sem maior compromisso) encaminhar algumas indicações de empresas/profissionais que fazem este tipo de análise com segurança/qualidade/seriedade aliado a baixo custo. Forte abraço.

              ELSIO LIRA
              postou em Ter, 12 Ago 2008, 02:20
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                Em breve inicio de obras...Ainda sem laudo de fundação

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Solo

                Gustavo Burkhard
                postou em Dom, 21 Set 2008, 23:18
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  Boa noite amigo, aconselho você a primeiramente fazer um estudo e analise do solo, e em seguida você irá verificar qual a profundidade necessaria das estacas.
                  hoje existe no mercado empresas de helice continua que podem perfurar grande profundidades para se construir, muito utilizada em terrenos arenosos com profundidades acima de 30 mts.

                  espero que tenha ajudado.

                  Eng. André
                  postou em Qui, 09 Out 2008, 16:07
                  Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

                    Nada como uma sondagem para reconhecimento do solo e um bom profissional da área de estruturas para verificar qual a melhor solução a ser adotada, me coloco a disposição.

                    _________________
                    Eng. André Pinheiro
                    ZANOLLIN Soluções Estruturais
                    E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
                    Skype: eng.pinheiro
                    Fone: 19 3579 5051
                    Cel. : 19 97415 7770

                    Henardt
                    postou em Sáb, 11 Out 2008, 01:27
                    Usuário Nível 2 | Mensagens: 65

                      Tem um tipo de estaca que leva vantagem na areia... não recordo se é a estaca ômega ou a hélice contínua.


                      Responder Mensagem


                      Cálculo Estrutural