Infiltrações


Responder Mensagem

Infiltrações

Rosimeri
postou em Seg, 07 Abr 2008, 10:09
Visitante

    Quando há infiltrações no jardim e a agua passe por baixo das garagens e chega até o poço do elevador corremos risco do prédio cair?E qual a sugestão de serviços?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    infiltração...

    Eddie
    postou em Sáb, 12 Abr 2008, 13:54
    Visitante

      Teria que ver a planta da construção em questão pra sugerir uma melhor sugestão, com os seguintes itens como a agua infiltra, de onde vem para onde vai, só assim é possivel dar uma melhor sugestão... erworld03@yahoo.co.uk se tiver a planta email par me e poderei dar uma olhadinha...

      Em resposta!

      mottarj
      postou em Qua, 01 Jul 2009, 16:19
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 24

        Problemas de impermeabilizações?
        Sua resposta esta aqui:
        http://www.youtube.com/watch?v=_IcyegPXx5w

        Sylvio Rocha Nogueira
        postou em Dom, 14 Fev 2010, 13:13
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 19

          TROCAS DE MANTAS : FREQUENTE EQUÍVOCO

          A constante busca, pelo melhor produto impermeabilizante, será, sempre, postura profissional da maior importância.

          Ou seja: QUANDO se tratar, de fato, de um dano a ser evitado – ou reparado – pela ação de um desses produtos, tais cautelas farão toda a diferença.

          E porque insisto no “QUANDO” ?....

          Porque já “estou careca” de verificar que a maioria, absoluta, das infiltrações prediais, que encontro em minhas inspeções - sob terraços expostos, boxes de banho, etc –, ocorrem POR TRÁS e POR BAIXO da impermeabilização existente. De fato, vejamos:

          1 – Nenhuma elevação, de manta ou película moldada “in-loco”, pode elevar-se, nas periferias, além de uns 20 ou 30 centímetros, pois o emboço, por falta de chapisco, nestas faixas, “despencaria”.

          2 - Desejáveis inserções de mantas nos paramentos (paredes ou platibandas) raramente serão contínuas, pois pilares ou pilaretes não podem ser cortados.

          3 – Emboços, sobre elevações de mantas, raramente são armados; e quando o são, o “telamento” de reforço raramente se eleva até o emboço são (ancorado em chapisco), para assegurar a integridade da faixa.

          4 – A estanqueidade pluvial dos paramentos verticais – notadamete fachadas e muros divisórios – costuma ser muito precária, o que implica em absorção de chuva e em sua migração, via gravidade, pelo interior da parede. E as paredes de boxes, encharcadas dos dois lados, dispensam mais comentários.

          Resumo: tentem, nas próximas reformas, começar o trabalho por um teste de estanqueidade, restrito ao “reservatório” existente (como fazem, no final, todas as empresas do ramo), com simples tamponamento dos ralos e enchimento a mangueira; e preparem-se para algumas surpresas...

          Como as águas de São Pedro não se obrigam a chegar, ao plano impermeabilizado, da mesma forma que faz o enganoso enchimento (da rasa “piscina”) com mangueira de jardim, a culpa pelo freqüente “retorno” das infiltrações acaba sendo posta no lombo da equipe de fez a reforma.

          Quanto à garantia, habitual, de 5 anos: como esta se refere ao PRODUTO ( manta, emulsão, etc, etc ), o fabricante “tira o dele da reta”, jurando, também, que a falha “só pode ter ocorrido durante a aplicação”...

          Ora, se a chuva infiltrou-se POR TRÁS e SOB da camada vedante, garantias de 5, 50, ou 500 anos terão a mesma e ridícula utilidade.

          Outro absurdo, que tenho observado, é a obtusa inserção de tubos extensores, nos condutores pluviais, para assegurar a “perpendicularidade” da grelha coletora (ralo). Como se pode perceber, tal artifício tende a represar o “micro lençol freático” que flui sobre a manta (sob a camada de proteção mecânica), agravando o fenômeno da eflorescência calcária decorrente da natural (e inevitável) evaporação das chuvas que percolaram pela porosidade do piso acabado. Resultado: manchas esbranquiçadas e solturas de lousas...

          Mas o leigo quer porque quer: “- Vazou ?.. Troca a manta !!...”

          ( e as empreiteiras, por óbvio, festejam ...)

          _________________
          Sylvio Nogueira Arquiteto
          CREA 347-D/RJ – UFRJ/1966
          www.snogueira.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais