Muro de Arrimo - como construir


Responder Mensagem

Muro de Arrimo - como construir

Paulo Ricardo
postou em Qui, 17 Abr 2008, 15:57
Visitante

    Olá amigos! Descobri está pagina ha poucos dias.
    Gostaria de saber se estou correto.
    Quero construir um muro de arrimo (meio arrimo) de 2 metros de altura, sendo que cada sabata colocada a cada 2 metros terá 50 centimetros de profundidade, com cinta na parte inferior e superior, sem necessidade de uma no meio. O ferro será de 5.16, sendo a de 25x20 e ccoluna de 30 cent.

    Estou correto (pergunta). Falta alguma coisa (pergunta).
    desculpem estou sem a tecla de interrogação (risos)


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    muro de arrimo

    rodrigorodrigues
    postou em Sex, 25 Abr 2008, 18:52
    Visitante

      Necessito fazer um muro de arrimo nas mesmas dimensoes que a sua... gostaria de saber se o muro que voce fez ficou bom.... ou se ja obteve resposta quanto a sua questao............. obrigado ![/b]

      Re: Muro de Arrimo - como construir

      Jacob
      postou em Seg, 29 Set 2008, 11:42
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Paulo Ricardo escreveu:Olá amigos! Descobri está pagina ha poucos dias.
        Gostaria de saber se estou correto.
        Quero construir um muro de arrimo (meio arrimo) de 2 metros de altura, sendo que cada sabata colocada a cada 2 metros terá 50 centimetros de profundidade, com cinta na parte inferior e superior, sem necessidade de uma no meio. O ferro será de 5.16, sendo a de 25x20 e ccoluna de 30 cent.

        Estou correto (pergunta). Falta alguma coisa (pergunta).
        desculpem estou sem a tecla de interrogação (risos)


        Embora 2m de muro não seja um monstro de muro, e mesmo considerando fazer sem a orientação profissional, considerando ainda um "chutometro" para esta estrutura, o muro que você citou tá fraco viu.
        50cm de profundidade pra um muro simples de divisa é pouquíssimo, imagine que para um arrimo, nesta estaca ai pode considerar que seu muro está solto e pra tombar no chão é fácil fácil, o peso do aterro derruba ele... É bater algumas chuvinhas e os 50cm de fundação fica exposto.

        Obviamente minha sugestão aqui não se trata de um calculo. Mas só pra você ter idéia e se orientar se o seu está dentro da realidade, meu tio fez um arrimo que ja constava no projeto dele, de 2,2m de altura e 15m de comprimento, o projetista considerou:
        as estacas com 2m de profundidade, as colunas aprox. a cada 2m de 15x30, três vigas de 15x30 na horizontal (uma em baixo, meio e topo do muro). Todas as vigas/pilares com ferros de 3/8 e os estribos com espaço máx. de 20cm...
        Enfim, mesmo que resolva procurar um engenheiro (que é a melhor opção já que não tem conhecimentos) é bom você dar uma olhada em algumas obras acompanhadas pra fazer uma comparação e ter ao menos uma noção...

        Aguinaldo
        postou em Sex, 27 Fev 2009, 05:28
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 71

          Ola !

          Você não disse o comprimento do muro, acho que isso também deve ser levado em conta, talvez precise de tirantes ou escoras, enfim sem ver o local não dá. Outra coisa é a terra encharcada, daí a necessidade de um dreno ou dois, um inferior e outro na metade para retirar a água que infiltra.

          Recomendo o livro "murros de arrimo" de Osvaldemar Marchetti.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais