Paulo Helene Palestra inaugural Pós


Responder Mensagem

Paulo Helene Palestra inaugural Pós

ricardinhope
postou em Seg, 21 Abr 2008, 04:10
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Paulo Helene, renomado engenheiro, O professor realizou, dia 17/04, a aula inaugural de curso de especialização em Inspeção,Manutenção e
    Recuperação de Estruturas na UPE.

    A palestra foi um show. onde se frizou os colapcos de estruturas, como tambem citou os colapcos ainda recentes do metro em Sao Paulo, Palace2, entre outros...

    E um artigo citado por ele, é o artigo:

    O Grito da Estrutura
    Geólogo Carlos Campos
    Goiânia

    O mundo do veterinário é o de decifrar murmúrios, miados, mugidos, olhares ou uma inclinação de cabeça. É adivinhar sentimentos nos irracionais, é uma aproximação com os instintos. É identificar a origem de uma dor ou uma tristeza associada a uma indisposição para alimentar. É entender o porquê de uma renuncia à vida. O animal sofre, perde a alegria e tem-se que fazer algo urgente para salvá-lo.

    No mundo do engenheiro também deve haver esta comunicação silenciosa. Identificar e avaliar uma patologia estrutural requer sensibilidade para o imponderável, para o imensurável. Não há números nem análise computacional que permita uma avaliação impessoal. O recado da estrutura vem através de uma fissura, um deslocamento, um desaprumo ou uma perda de nível.

    São manifestações silenciosas. O grito por socorro de uma fissura de pilar pode ser extremamente incomodo para quem a identifica, mas pode passar despercebido para o inexperiente. Esse grito não chega a seu conhecimento, quando muito, avalia ser “um probleminha” e em muitas ocasiões providencia para que se esconda o sinal com uma massa ou pintura. Manda a estrutura calar.


    Comentem
    Abs!
    Ricardo Bezerra Leite Filho.


    _________________
    Eng Civil UPE -
    Pos graduacao.
    -Especialização em Inspeção,Manutenção e
    Recuperação de Estruturas (em curso)
    -Gestão Empresarial (em curso)

    WWW.ESELENGENHARIA.COM.BR

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Construção civil, discussões gerais