Dimensionamento de Viga T para o domínio 4


Responder Mensagem

Dimensionamento de Viga T para o domínio 4

Pilagt
postou em Qua, 07 Mai 2008, 08:52
Visitante

    Sou aluna de Engenharia Civil e preciso fazer a demonstração do cálculo do dimensionamento de uma viga T para o domínio 4.

    Alguém pode me ajudar? Confused
    Grata.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rafael_epc
    postou em Sáb, 10 Mai 2008, 14:25
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

      Posso lhe passar uma apostila interessante para você pesquisar.

      Procure no site da Universidade Federal do Paraná. Pelo google é mais fácil. Procure por "Concreto Armado da UFPR". É uma apostila do professor Marino.

      Ela discorre sobre o concreto armado utilizando fatores "alfas" e "betas".

      Se tiver problemas, posso lhe enviar a apostila por e-mail.

      Só me escrever:

      rafael_epc@hotmail.com



      No momento não estou me lembrando do domínio 4. Só me recordo que os domínios servem para analisar as tensões que são exercidas sobre o aço. De todos os domínios, há um que é subarmado e outro é superarmado. Mas nessa apostila traz informações preciosas do estudo do concreto armado.

      Atenciosamente

      Rafael

      Richard
      postou em Sáb, 10 Mai 2008, 21:10
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

        Os domínios servem para analisar(???) as tensões que são exercidas sobre o aço???
        De todos os domínios, há um (???) que é subarmado e outro (???) é superarmado

        Rafael_epc
        postou em Seg, 12 Mai 2008, 08:42
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

          Caro Richard

          Os domínios são métodos de análise de tração e compressão das estruturas de concreto. Elas são a relação tensão x deformação.

          Todo tipo de material apresenta uma curva TENSÃO x DEFORMAÇÃO, gerando um elemento chamado MÓDULO DE RESISTÊNCIA ELÁSTICA (também conhecido como MÓDULO DE YOUNG).

          Para o concreto armado, existem 4 tipos de domínios, conforme NBR 6118/03.

          DOMÍNIO 1 - Tração não uniforme, sem compressão

          DOMÍNIO 2 - Flexão simples ou composta sem ruptura do concreto

          DOMÍNIO 3 - Flexão simples (seção subarmada) ou composta com ruptura à compressão do concreto e com escoamento do aço

          DOMÍNIO 4 - Flexão simples (seção superarmada) ou composta com ruptura à compressão do concreto e aço tracionado sem escoamento.


          Para efeito de dimensionamento, todo engenheiro estrutural dimensiona as estruturas no Domínio 2, onde a tensão de escoamento na seção (viga) é a mesma que a tensão de escoamento do aço (armadura).

          Ainda no Domínio 2, a tensão de escoamento do aço CA-50 é 43,48 MPa, a deformação específica de compressão do concreto varia de 0,0035 a zero; e a deformação específica de tração do concreto é de, no máximo 0,01.

          Para retirar as dúvidas, sugiro leitura da NBR 6118/03, item 17.2.2

          Atenciosamente

          Rafael

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Richard
          postou em Seg, 12 Mai 2008, 10:18
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

            Os domínios são métodos (???) de análise de tração e compressão das estruturas de concreto
            Todo tipo de material apresenta uma curva TENSÃO x DEFORMAÇÃO, gerando(???) um elemento chamado MÓDULO DE RESISTÊNCIA ELÁSTICA
            Para o concreto armado, existem(???) 4 tipos de domínios, conforme NBR 6118/03.
            todo engenheiro estrutural (???) dimensiona as estruturas no Domínio 2(???)
            no Domínio 2(???), a tensão de escoamento do aço CA-50 é 43,48 MPa (???)

            Rafael_epc
            postou em Seg, 12 Mai 2008, 10:28
            Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

              Caro Richard

              A análise de estruturas se baseia nesses conceitos que você mesmo levantou: Módulo de resistência elástica, curvas tensão x deformação.

              Esses elementos são estudados na Resistência dos Materiais (ou Mecânica dos Sólidos).

              Portanto, se você ler a NBR 6118/03, item 17.2.2, você vai encontrar os argumentos.

              Se tiver dúvidas, escreva-me pelo email:

              rafael_epc@hotmail.com
              rafael_ctba_br@yahoo.com

              att

              Rafael

              Richard
              postou em Seg, 12 Mai 2008, 10:35
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

                Esses elementos(???) são estudados na Resistência dos Materiais (ou Mecânica dos Sólidos).

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Rafael_epc
                postou em Seg, 12 Mai 2008, 10:49
                Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

                  A Resistência dos Materiais é um ramo da Mecânica dos Sólidos.

                  Sugiro você estudar o livro do BEER - "Resistência dos Materiais". Nesse livro, há um capítulo que só trata de vigas. A partir desse estudo, você vai compreender todo o princípio de como se calcula os esforços em uma barra e, conseqüentemente, como se projeta uma estrutura de concreto, aço e madeira.

                  Richard
                  postou em Seg, 12 Mai 2008, 11:52
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

                    A Resistência dos Materiais é um ramo(???) da Mecânica dos Sólidos.


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados

                    Cálculo Estrutural