Por favor, me ajudem: vigaXtijolo


Responder Mensagem

Por favor, me ajudem: vigaXtijolo

renato.p
postou em Qui, 15 Mai 2008, 09:19
Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

    Olá a todos!
    Primeiramente, tendo noção das responsabilidade da profissão e do estudo de todos vocês, gostaria de adiantar que não quero pedir nenhum projeto virtual para minha obra.
    Moro num lugar pequeno, onde existe apenas um engenheiro civil já aposentado, que se colocou a disposição para elaborar um projeto estrutural para mim.
    Não disponho de recursos para contratar um projetista de outro lugar, até porque, só os custos de locomoção para que este possa avaliar o terreno já sairia razoavelmente caro.
    Não quero aqui menosprezar a capacidade de nenhum profissional, mas também sei que é preciso ter muito cuidado com construções com laje. Esse senhor já se formar a bastante tempo e as construções feitas pelos pedreiros da minha região são realizadas basicamente através da experiência prática dos mesmos.
    Assim, para assegurar que minha obra tenha o mínimo de segurança gostaria que vocês me dessem algumas informações, para que eu tenha uma base para avaliar se as necessidades mínimas de segurança estarão sendo contempladas em minha construção.

    Pretendo começar a construir um sobrado em breve, com aquele tipo de laje que usa longarinas e tijolos de cerâmica cobertos com concreto, num terreno relativamente pequeno (a área construída será de 6x11 m). Por isso, exigirei um projeto que aproveite ao máximo cada espaço. Nesse intuito, penso em usar um tipo de tijolo pequeno muito usado na minhão região (sul da bahia). Esse tijolo tem 6 furos e mede 8x17x18 cm (bem pequeno e leve). Da mesma forma, buscando-se aproveitar bem o espaço disponível, acredito que seria melhor que as colunas e vigas fossem construídas de modo a ficarem escondidas pela alvenaria, ou seja, teriam a mesma espessura do tijolo - 8 cm.
    Bom, aqui começam minhas dúvidas:

    1- Que dimensão mínima eu posso esperar das 15 sapatas necessárias para a fundação com espaçamento máximo entre as colunas de 3,5 m?(lembrando que o andar de cima será coberto com telhado de telha cerâmica, daquelas avermelhadas)

    2- as vigas e colunas podem ter 8 cm de espessura por 25 cm de altura, como eu penso? (espessura máxima para que fiquem na mesma linha dos tijolos)

    3- levando em consideração que eu gostaria de usar os tijolos deitados na parede da frente da construção (a parede ficaria então com 17 cm de espessura) é possível construir as vigas e colunas que ficaram paralelas a essa parede com 17 de espessura também.

    4- que espessura mínima de ferragens eu posso admitir para esse projeto?

    Bom, é isso. Espero que vocês possam me ajudar. Sou uma pessoa meio preocupada. Logo que comecei a pensar em construir uma edificação com laje, comecei a estudar um pouco o assunto e logo percebi que é preciso muito cuidado na execução desse tipo de obra. Desde já agradeço a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rafael_epc
    postou em Qui, 15 Mai 2008, 11:26
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

      Caro Renato


      Respondendo às suas perguntas:

      1) Tenho carência de lhe fornecer informações sobre sapatas. Procure um engenheiro de fundações, pois pode haver ou não necessidade de utilizar sapatas, devido às características do terreno.

      2) Segundo a NBR 6118/03 - Projeto e Execução de estruturas de Concreto Armado, item 13.2, as dimensões mínimas serão:

      Vigas: Largura mínima de 12 cm
      Pilares: Mínimo de seção transversal de 19 cm x 19 cm, mas há casos que sepode projetar, segundo a mesma norma, com 12 cm. Em algumas residências, são executados pilares de 10 cm x 20 cm

      3) Se eu compreendi corretamente a tua pergunta:

      Se você pretende colocar uma parede de 17 cm de espessura, então a viga terá que ter 17 cm de espessura também.

      4) A espessura mínima das armaduras (ou "ferragens") dependerá do que você deseja. Precisaria do desenho (ou projeto) arquitetônico para realizar a análise, para depois projetar as armaduras.

      Posso lhe garantir, com muita certeza, que em sobrados NÃO SÃO UTILIZADOS armaduras de bitola (diâmetro) de 25 mm.

      Armaduras de 25 mm são utilizadas em pontes, edifícios, barragens...

      Na maioria dos sobrados na região sul, adotam-se, para os pilares, armaduras de 5 mm; 6,3 mm; 8 mm; 10mm; 12,5 mm.

      Atenciosamente

      Rafael

      renato.p
      postou em Qui, 15 Mai 2008, 11:35
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

        Não caro amigo, eu não acho que a bitola da ferragem devem ser de 25mm, é a viga que, pelo que já li em algumas coisas na internet deve ter 25 cm de altura e eu queria saber que bitola eu uso em viga com essa dimensão. Obrigado pelas outras respostas.

        Rafael_epc
        postou em Qui, 15 Mai 2008, 11:42
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

          Caro renato

          As bitolas nas vigas vão depender do carregamento das lajes.

          Em Civil, as vigas sofrem flexão e, portanto, as armaduras podem ser de vários tipos.

          Vigas de 25 cm provavelmente vão apresentar estribos de 6,3 mm, 8 mm ou em casos extremos de 10 mm (vai depender da análise do engenheiro estrutural).

          AS armaduras maiores (chamadas de armaduras longitudinais) vão depender do carregamento. Podem variar de armaduras de 8 mm a 16 mm, 2 na parte superior e 2 na parte inferior.

          Aconselho você conversar com um engenheiro calculista para lhe dar respostas mais precisas.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          renato.p
          postou em Qui, 15 Mai 2008, 11:47
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

            Muito obrigado, mais alguém?

            Richard
            postou em Qui, 15 Mai 2008, 11:48
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

              ...projetar as armaduras(???)
              Vigas de 25 cm provavelmente vão apresentar estribos de 6,3 mm(???), 8 mm(???) ou em casos extremos de 10 mm(???)
              AS armaduras maiores(???)
              Podem variar de armaduras de 8 mm a 16 mm, 2(???) na parte superior e 2(???) na parte inferior

              Weki Enviada: Dom Mar 16, 2008 7:39 pm Assunto: Por favor. De deem uma mão com relação a minha laje.
              http://forum.ecivilnet.com/viewtopic.php?t=3211

              renato.p
              postou em Qui, 15 Mai 2008, 15:16
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

                Mais alguém, por favor?

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                EngFabricio
                postou em Qua, 21 Mai 2008, 17:53
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                  Só queria acrescentar que a sua parede terminada não ficará com a espessura do tijolo , pois ainda tem de se considerar os acabamentos(emboço,reboco,pintura) .....
                  qnt as suas duvidas, é IMPOSSIVEL responde-las com precisao cara, sem o projeto , sem a noçao dos valores nominais das cargas atuantes na estrutura e etc não é possivel faze4r previsao alguma.


                  Responder Mensagem

                  • Tópicos relacionados

                  Construção civil, discussões gerais