Dúvida sobre execução de alvenaria.


Responder Mensagem

Dúvida sobre execução de alvenaria.

guil_27
postou em Seg, 09 Jun 2008, 14:27
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde,
    trabalho numa obra que está executando alvenaria, porém elas tem panos muito longos. Com isso estamos com uma dúvida, para a construtora não tem erro na execução, mas para mim ela deveria ter pilaretes a cada 4 metros. Gostaria de saber se alguém tem alguma norma que ratifique esse procedimento.


    _________________
    Guilherme

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Dúvida sobre execução de alvenaria.

    jomaley
    postou em Qui, 19 Jun 2008, 08:04
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      guil_27 escreveu:Boa tarde,
      trabalho numa obra que está executando alvenaria, porém elas tem panos muito longos. Com isso estamos com uma dúvida, para a construtora não tem erro na execução, mas para mim ela deveria ter pilaretes a cada 4 metros. Gostaria de saber se alguém tem alguma norma que ratifique esse procedimento.


      NOrma não conheço, mas o que já vi na prática é realmente o uso de pilaretes de 4 (ou 3) em 4 (ou 3) metros, mas isso para o caso de muros, se você tem travamento por vigas não vejo necessidade É claro que na hora do revestimento você tem que utilizar juntas para dilatação.

      _________________
      Jomaley Lins

      marcoenge
      postou em Qui, 19 Jun 2008, 18:48
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Prezado companheiro

        Efetivamente não conheço nenhuma NBR q obrigue os pilaretes.
        Entretanto, um macete recomenda a execução de um pilarete de "travamento", no máximo "maximorum", a cada 3h, onde h é a altura da parede de alvenaria. O ideal é 2h. Mas acho q 3h já vai acalmar a fúria dos deuses trincadores. Estou de acordo com o colega aí q respondeu tb...no revestimento, não esqueça as juntas.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais