Fios de pano - Conduta de electricidade do prédio

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Instalações Prediais
Autor Mensagem
Portas
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 6:37 am    Assunto: Fios de pano - Conduta de electricidade do prédio Responder com Citação

Olá bom dia,

voluntariei-me para fazer a troca de uma lâmpada da escada, do prédio onde moro, pois pensava que estava fundida (há eternidades). Qual é o meu espanto quando vejo que o fio de ligação é dos antigos fios de pano. Fui até ao contador da escada e verifiquei que estavam diversas ligações desses fios... (PÂNICO!) Deixei tudo conforme estava.

É que recentemente tinham-me informado que a conduta de electricidade tinha sido colocada nova, mas pelo que averiguei o que há de novo, e pertencente à conduta, são os fios de electricidade que vão dar aos telefones dos apartamentos para a rua. A instalação que dá luz na escada é velha.

O prédio é dos anos 40, mas tem tido várias intervenções de obras, nos últimos anos, pelo que me informei, visto que fui para lá recentemente.

Só que faz-me um pouco de confusão terem alterado a conduta geral de electricidade e intercomunicadores e deixarem esse velho sistema, que se mantem na iluminação de toda a escada. Ou seja, fizeram a obra e lá continuam os fios... Estou ainda para descobrir se foi "deixa andar" do empreiteiro ou se foi contenção de custos do condomínio.

A minhas questões são as seguintes:

- Não está proibida, por lei, a utilização destes fios de pano antigos? Alguém me sabe dizer onde encontrar informação acerca disso?

- Se correr algum incêndio, a seguradora pode-se esquivar de responsabilidades, visto que é um sistema antigo?

Desde já muito obrigado.
Links Patrocinados
Visitante

MensagemEnviada: Qua Ago 06, 2008 4:59 am    Assunto: Responder com Citação

Olá, peço desculpa, mas alguém me sabe pelo menos dizer qual o nome técnico deste tipo de fios, para que eu possa pesquisar alguma coisa na legislação?
sutil
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2008 5:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Recomendo navegar pelas páginas do site do Procobre. Lá tem várias informações sobre os fios e cabos. Inclusive você pode baixar a norma NBR5410 relativa às instalações elétricas de baixa tensão. Copie o endereço abaixo e cole no seu navegador, terás vários materiais para consulta.

http://www.procobre.org/pr/aplicacoes_do_cobre/instalacoes_eletricas.html

Guia EM da NBR 5410. Interpreta e explica as razões de cada regra da norma NBR 5410, relativa às instalações elétricas de baixa tensão. Parceria entre a revista Eletricidade Moderna e o Procobre. Zip: 7,5 Mb.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Instalações Prediais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas LAUDO DE AVALIAÇÃO DE UM PREDIO (QTO ... fórum Discussões Gerais 1 Seg Mar 24, 2008 12:59 pm
Por Hugo Aquino
Não há mensagens novas Instalações Eletricas - Cabos e Fios fórum Instalações Prediais 3 Qua Abr 02, 2008 9:54 am
Por Visitante
Não há mensagens novas O desafio de chegar a uma SP sem post... fórum Notícias 0 Seg Mar 20, 2006 11:56 am
Por Fabiano
Não há mensagens novas construção de prédio gabi.mc Discussões Gerais 1 Sex Jul 04, 2008 12:32 pm
Por gene
Não há mensagens novas Construção de prédio / flat fórum Discussões Gerais 0 Seg Abr 28, 2008 9:20 pm
Por Visitante