Olá bom dia,
voluntariei-me para fazer a troca de uma lâmpada da escada, do prédio onde moro, pois pensava que estava fundida (há eternidades). Qual é o meu espanto quando vejo que o fio de ligação é dos antigos fios de pano. Fui até ao contador da escada e verifiquei que estavam diversas ligações desses fios... (PÂNICO!) Deixei tudo conforme estava.
É que recentemente tinham-me informado que a conduta de electricidade tinha sido colocada nova, mas pelo que averiguei o que há de novo, e pertencente à conduta, são os fios de electricidade que vão dar aos telefones dos apartamentos para a rua. A instalação que dá luz na escada é velha.
O prédio é dos anos 40, mas tem tido várias intervenções de obras, nos últimos anos, pelo que me informei, visto que fui para lá recentemente.
Só que faz-me um pouco de confusão terem alterado a conduta geral de electricidade e intercomunicadores e deixarem esse velho sistema, que se mantem na iluminação de toda a escada. Ou seja, fizeram a obra e lá continuam os fios... Estou ainda para descobrir se foi "deixa andar" do empreiteiro ou se foi contenção de custos do condomínio.
A minhas questões são as seguintes:
- Não está proibida, por lei, a utilização destes fios de pano antigos? Alguém me sabe dizer onde encontrar informação acerca disso?
- Se correr algum incêndio, a seguradora pode-se esquivar de responsabilidades, visto que é um sistema antigo?
Desde já muito obrigado.