Ferragens


Responder Mensagem

Ferragens

José Walter
postou em Dom, 03 Ago 2008, 21:55
Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

    Quais os riscos de uma edificação com dois pavimentos, feita sem a supervisão de um engenheiro, na qual foi utilizado ferragens de bitola inferior a 3/8 ?

    É possível que essa edificação não corra riscos ?

    Em tese, qual a bitola mínima exigida para a ferragens, em edificações de dois ou três pavimentos ?


    Editado pela última vez por José Walter em Sáb, 16 Ago 2008, 10:49, num total de 2 vezes

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Risco de Desabamento x Processo Judicial

    EngClaudio
    postou em Seg, 04 Ago 2008, 00:23
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      Só um engenheiro civil visitando pessoalmente a obra pode contestar este laudo.

      A questão do cimento "barato" é escolha do construtor... se ele quiser pagar mais caro por uma marca nacional, tanto faz.

      Outra coisa... ferros 3/8... será que a obra dele precisaria desta bitola?

      Abraço.

      gene
      postou em Qui, 07 Ago 2008, 15:17
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

        Se a proporia engenheira fez a pericia e constatou que não há risco de desabamento, provavelmente não há. Agora se mesmo assim você não está seguro disto, a recomendação é contratar um engenheiro particular para fazer uma nova pericia e te dar um laudo...

        Quanto ao uso dos ferros e cimento, não tem nada haver. Ele poderia até ter usado ferros de 3/8", mas imagine se ainda assim fossem necessários ferros de 1/2"? neste caso você se sentiria seguro mas de fato não estaria, isto não serve muito de parâmetro. Há outras coisas a serem consideradas para avaliar a segurança da estrutura.
        Quanto ao cimento, basta você dar uma olhada na embalagem e verificar se está dentro das normas, se estiver, pagar mais caro é mera burrice! O que muda as vezes é a secagem e o tipo de aplicação, mas cimento mais caro não é sinonimo de qualidade... além do que é muito difícil hoje em dia encontrar cimento fora de norma.


        Outra coisa, nenhum argumento que você apresentar é suficiente para contestar o laudo, haja visto que o Sr não é perito entende? O negócio é contratar um perito ou então confiar no que lhe deram.

        Re: Risco de Desabamento x Processo Judicial

        Pacheco
        postou em Sex, 08 Ago 2008, 00:27
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Olá, Seria possível me esclarecer uma dúvida! Estou construindo uma casa de 9m por 6m, em cima de uma laje. O pedreiro usa tijolo de 8 furos, porém no acentamento não usa massa na vertical, as paredes estão sendo trançadas nas pontas e a única viga de concreto será uma cinta em cima das paredes. Será que não há nenhum perigo? Não sei a quem perguntar, caso possa me ajudar ficarei grato! ATTCleverson

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Risco de Desabamento x Processo Judicial

          herlen.cardoso
          postou em Sex, 28 Nov 2008, 10:47
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            Pacheco escreveu:Olá, Seria possível me esclarecer uma dúvida! Estou construindo uma casa de 9m por 6m, em cima de uma laje. O pedreiro usa tijolo de 8 furos, porém no acentamento não usa massa na vertical, as paredes estão sendo trançadas nas pontas e a única viga de concreto será uma cinta em cima das paredes. Será que não há nenhum perigo? Não sei a quem perguntar, caso possa me ajudar ficarei grato! ATTCleverson


            Bom dia!

            A sua construção não tem projeto?
            Se quiser posso fazer o projeto estrutural pra você. R$3,00 / m².

            Abraços

            Herlen

            _________________
            Herlen Cardoso
            Eng.º Civil

            casalrios
            postou em Qui, 11 Dez 2008, 23:16
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

              Acho que o criador tópico quando se referiu a bitola menor, acho que ele estava querendo dizer ferros mais finos, ai também gostaria de saber:

              Em uma casa onde o terreno é bom todas sapatas foram em piçarras, a fundação foi bem feita, as colunas da do 1° pavimento foram todas em ferros 3/8, posso utilizar ferros 5/16 para bater as vigas e subir as colunas do 2° pavimento?

              Aguardo Resposta

              Marconny

              _________________
              " Deus é a Salvação do mundo "

              Projeto Estrutural

              ander-rodrigo
              postou em Sex, 12 Dez 2008, 07:21
              Usuário Nível 2 | Mensagens: 75

                casalrios escreveu:Acho que o criador tópico quando se referiu a bitola menor, acho que ele estava querendo dizer ferros mais finos, ai também gostaria de saber:

                Em uma casa onde o terreno é bom todas sapatas foram em piçarras, a fundação foi bem feita, as colunas da do 1° pavimento foram todas em ferros 3/8, posso utilizar ferros 5/16 para bater as vigas e subir as colunas do 2° pavimento?

                Aguardo Resposta

                Marconny


                Marconny

                Quanto as duvidas sobre qual ferragem utilizar na suas vigas depende unica e exclusivamente do calculo estrutural realizado por um engenheiro, para levantar esses parametros se faz necessário saber: qual o tipo de edificação, o uso da edificação, se é residencial, comercial, escola etc, materiais que serão utilizados na casa, como tipo de revestimento, se é uma ceramica ou um granito, seção das peças estruturais, ou seja quais são as dimensões das vigas, pilares e etc, qual o tipo de laje a ser utilizada, vai ser uma laje maciça ou uma pré-moldada?

                Acho que a melhor condição para que você tenha mais segurança ao construir e contratar um engenheiro para analisar sua estrutura e tambem exigir a ART do profissional ok.

                Cuidado sempre com os ACHISMOS, pedreiros adoram dizer que da pra fazer sem ter nenhum critério!

                Se você quiser entrar em contato comigo para uma avaliação e elaboração de projeto estarei a disposição ok.

                Abraços e tenha uma boa semana!!

                _________________
                Engº Anderson R. Silva
                Mestre em infra estrutura Aeroportuária - ITA
                (12) 8817-8192
                anderson.kalas@gmail.com
                arsilva@ita.br
                skype: anderson.eng.civil

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                casalrios
                postou em Sex, 12 Dez 2008, 08:41
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

                  Ander-Rodrigo, mas como você me ajudará eu morando na Bahia e você em São Paulo

                  _________________
                  " Deus é a Salvação do mundo "

                  Projeto Estrutural

                  ander-rodrigo
                  postou em Sex, 12 Dez 2008, 13:05
                  Usuário Nível 2 | Mensagens: 75

                    Boa Tarde Amigo

                    O nosso norte para elaborar um projeto estrutural e o projeto de arquitetura, como você ja construiu uma parte da sua casa, então o que faremos e fazer uma avaliação do que você ja construiu e a arquitetura da casa para ai sim podermos distinguir se as lajes e as vigas da sua residencias terão que ser reforçadas ou não!!!

                    Caso você tenha seu projeto de arquitetura, me envie que eu poderei ter um parametro de analise!!!

                    Abraços

                    _________________
                    Engº Anderson R. Silva
                    Mestre em infra estrutura Aeroportuária - ITA
                    (12) 8817-8192
                    anderson.kalas@gmail.com
                    arsilva@ita.br
                    skype: anderson.eng.civil

                    Planilha orçamentária para construção civil - Casa Residenci

                    wandersonsalles
                    postou em Sáb, 13 Dez 2008, 00:38
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 33

                      Planilha orçamentária para construção civil - Casa Residenciais, totalmente desenvolvida em excel, exclusiva para engenheiros interessados em calcular quantidade de materiais envovidos na obra ou reforma de casas residenciais. Planilha completa contendo: Cálculo de ferragem, concreto, tijolos, mão de obra, insumos gerais, agregados de argamassa para elevação de alvenaria, chapisco e reboco, etc... divididos em 18 itens referente a construção, preparação do terreno, canteiros, valas, armação de ferragem, preparo de argamassa, telhado, infra-estrutura completa.

                      Por apenas R$ 35,00 você recebe via e-mail, todo material necessário para cálculo de insumos que serão consumidos em sua obra, juntamente com um documento informativo sobre o uso das planilhas.

                      O pagamento poderá ser feito através de depósito bancário ( Banco Real/Bradesco ou CEF).

                      E-mail para contato: eng_wandersonsalles@yahoo.com.br


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais